Cinema 04set • 2015

O Sétimo Filho

sétimo filho
Um dos gêneros literários mais complicados de se adaptar para o cinema é a fantasia. Graças aos elementos fantásticos, como as criaturas e os cenários que são descritos pela narração, as adaptações literárias precisam ser feitas com bastante cuidado e atenção, pois qualquer erro, por menor que seja, pode acabar estragando o filme inteiro.Fora as franquias mais obvias, como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Narnia , diversas séries literárias já foram adaptadas pro cinema com resultados insatisfatórios (Eragon, A Bússola de Ouro, Percy Jackson, Os Seis Signos da Luz, etc).

A principal reclamação que os fãs tem com essas adaptações é que os filmes não se mantem fiéis ao material que estão adaptando. Infelizmente, O Sétimo Filho é mais um exemplo de uma adaptação que simplesmente não se importou em representar o seu material de origem, e preferiu tentar fazer um produto que fosse mais fácil de vender.

Pra quem não conhece O Sétimo Filho é a adaptação de O Aprendiz, primeiro livro da série As Aventuras do Caça Feitiço, escrita por Joseph Delaney. Os livros são protagonizados por Tom Ward, um garoto de 12 anos que por ser o sétimo filho de um sétimo filho, é escolhido para se tornar aprendiz de John Gregory, o Caça Feitiço do condado onde vive. O Caça Feitiço é responsável por proteger as pessoas do condado de criaturas como ogros, bruxas e fantasmas.

sétimo filho

O primeiro problema do filme é o fato de que o personagem de Tom é bem mais velho do que no livro. No filme ele é interpretado por Ben Barnes, que apesar de ser um bom ator, não consegue fazer muito além do que o roteiro oferece. No livro, Tom começa a história como um garoto resignado a passar o resto da vida trabalhando na fazenda de sua família, e que aos poucos se adapta aos desafios que a vida de aprendiz lhe apresenta.

O problema com o fato de Tom ser mais velho no filme é que o público perde a oportunidade de ver ele crescer ao longo da história. E o pior disso tudo é que o único motivo que eu consigo enxergar para a mudança da idade dele é para que o relacionamento dele com Alice (interpretada por Alicia Vikander) pudesse ser mostrado como mais romântico. E isso acabou fazendo as cenas dos dois juntos muito forçadas.

Outro problema do filme é a forma que John Gregory é retratado. No livro, ele é uma figura intimidadora e sombria, que aos poucos, vai se tornando mais humano. No filme, ele é interpretado por Jeff Bridges, que é um ótimo ator, mas ele interpreta o personagem como um bêbado que passa o filme todo falando como se estivesse fazendo o desafio chubby bunny.

sétimo filho

Mas o maior problema do filme é o fato de que ele é cheio de cenas de ação genéricas, em vez das cenas de suspense e terror que o livro tinha. Na tentativa de transformar a história em uma fantasia épica, tipo Senhor dos Anéis, o filme acaba saindo como uma cópia barata. As cenas de ação são legais, mas outros filmes (por exemplo, João e Maria: Caçadores de Bruxas) fizeram melhor.

É realmente decepcionante que uma série de livros tão legal tenha uma adaptação tão fraca. Mais um pra lista de livros bons que se tornam filmes decepcionantes.

Vinicius Fagundes ver todos os artigos
24 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

9 Comentários

  • Tessa
    17 maio 2016

    After you move a wikipedia article (change the title of it), how long does it take for the article title to appear modified when you search for it on Google and other search engines? I&87#12;ve already redirected the past titles of the article to the new, moved page. Thanks for the help.

  • Vanessa
    09 set 2015

    Oie!
    Não assisti o filme, mas fiquei muito interessada por conta da resenha.
    Vou procurar para assistir.
    Beijos!

  • Italo Teixeira
    08 set 2015

    Oi Vinicius, tudo bem?
    Quando eu vi que o filme estava chegando e a divulgação do livro aumentou eu realmente pensei em ler a obra, mas aconteceu que eu deixe de lado essa ideia.
    Saber que o filme é fraco me deixou decepcionado, porém atento! Só vou ver o filme quando acontecer de eu ler o livro.

  • LuMartinho
    07 set 2015

    OI Vinicius!
    Poxa, que pena que o filme não chegou nem aos pés dos livro! Esse é um livro que quero muito ler, então para não me decepcionar, vou ver o filme, achar ruim e depois ler o livro e deixar que ele complete tudo o que faltou no filme!
    Beijos

  • Maria Valéria
    07 set 2015

    não me animei pra assistir o filme, nem conhecia a série de livros no qual foi adaptado xD
    concordo com relação às séries que não deram certo na tela… a de Percy foi da pior delas… xD

  • Lilian Farias
    06 set 2015

    Não vi o filme e nem li o livro, mas não tenho a visão romântica de adaptação fidedigna.

  • Maiara Vieira
    06 set 2015

    Oi Vinícius, tudo bem?
    Eu nem li o livro ainda e nem vi o filme! Tava pensando em ver por sem com o Ben…rsrs
    Uma pena o filme ter fugido tanto da história do livro, pois é péssimo quando isso acontece.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

  • Kétrin N. Galvagni
    05 set 2015

    Oi Vinicius, eu não assisti ao filme ainda e não li a série. Para ser sincera fantasia não é um gênero que eu curto muito, então só leio quando precisa mesmo, sabe? Quem sabe um dia quando eu tiver um tempinho eu procure o filme para assistir 😀

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  • Netinho Alves
    05 set 2015

    Olá
    é você tem toda razão o gênero fantasia é muito complexo mesmo, achei a Bussola de ouro muito fraco kk, e sabe como é não podemos arriscar de mais,
    Bjks
    Passa Lá – http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.