Clube Nacional 08ago • 2019

1943 nos leva em uma jornada cheia de emoções

Está publicação veio para ficar no coração dos leitores que simplesmente são apaixonados por um romance histórico, principalmente se ele tiver muito romance e se passar na 2º Guerra mundial. Ou seja, as emoções vão estar à flor da pele nesse enredo, de começo ao fim.

O livro em questão é 1943, da Luciana Klanovicz, que foi lançado recentemente pela editora Sobre o Tempo.  O romance narra a trajetória de Maria, uma brasileira, filha de diplomatas, que se vê enredada numa trama de amor, espionagem, romance e desventuras no meio da França ocupada pelos nazistas.

Maria tornou-se cantora em um bar, uma das poucas alternativas para permanecer viva em meio ao conflito mundial, onde conhece um matemático inglês, Phillip, sem saber que ele era espião. O relacionamento de ambos é vigiado pela inteligência nazista e, em meio a uma invasão alemã ao bar, Phillip foge enquanto Maria torna-se prisioneira de guerra, transferida para o sul da Alemanha.

A beleza, a voz e a força de Maria são motivos para que um oficial do exército nazista se apaixone profundamente por ela, entrando em conflito com sua ideologia. A partir daí a história é repleta de reviravoltas, enquanto Maria tenta sobreviver a uma guerra que parece não ter fim.

Segundo a autora, 1943 surgiu para ela durante a recuperando de um linfoma agressivo. Por causa das restrições médicas, ela acabou comprando cadernos para escrever despretensiosamente. Foi quando ouviu ❝You´ll never Know❞ interpretada pela Doris Day que a ideia de uma personagem que vivia com um amor perdido e aprisionado dentro dela começou a nascer.

A partir daí a história de Maria e Phillip chegou como uma tempestade de verão – rápida e desavisada. O mais interessante é que escrevi essa história à mão. Inteiramente manuscrita. Cada dia eu escrevia um capítulo diferente. Sentia que a história clamava a cada capítulo por uma conclusão❞, explicou Luciana.

Historiadora, Luciana nasceu em Curitiba mas viveu em muitas outras cidades por conta das constantes transferências do pai militar. Suas leituras preferidas vão dos clássicos como Elizabeth Gaskell e as irmãs Brontë aos romances de Judith Mcnaught, Julia Quinn eSarah MacLean.

1943 está disponível nas versões física (R$35) e ebook (R$7,99). O livro também se encontra disponível gratuitamente para os assinantes do #KindleUnlimited.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

2 Comentários

  • Elizete Silva
    14 ago 2019

    Olá! Parece ser um livro muito emocionante, que além de apresentar uma história cheia de reviravoltas e intrigas, têm como pano de fundo uma época tão triste da nossa história, também adorei saber que esta obra é de uma autora brasileira, que tem gostos literários bem parecidos com o meu, suas autoras preferidas são maravilhosas.

  • Angela Cunha
    09 ago 2019

    Tudo que envolve a Segunda Guerra já dá aquela vontade enorme de conferir. Se trouxer um romance então, nem se fala!
    Primeira resenha que leio desta obra e claro que já quero ele em mãos! Tantas pessoas tentaram de todas as maneiras possíveis e impossíveis sobreviverem a este período da história, mas também mesmo que seja ficção, quantos casais precisaram ir contra o governo para deixarem o amor viver nem que fosse por pouco tempo.
    Adorei saber sobre o livro e vai para a lista dos desejados!!!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram