Clube Nacional 07mar • 2018

Marketing: coisas que todo o autor nacional deveria saber

Autora e guru de marketing (e ex colunista da WD) MJ Rose fechou o dia da ThrillerFest com sessões de “Buzz Your Book: E a nova realidade.

… Então, qual a nova realidade?

De acordo com a Rose:

  1. Nenhum livro realmente morreu, todos podem viver na internet para sempre.
  2. Um livro antigo é um novo livro para quem não o leu antes.
  3. Ninguém realmente se importa se um livro é novo. A chave é ele ser bom.

Então o que tudo isso significa? Rose disse que, essencialmente, você pode promover o seu livro o tempo que quiser. Sempre haverá novos leitores lá fora, e é apenas uma questão de alcançá-los.

Com isso em mente, aqui estão alguns fundamentos de marketing da Rose e seu co-apresentador, o especialista em publicidade Meryl Moss. Como Rose disse: “Não há nada que você possa fazer para ter sucesso, mas se você tem um plano e você continua fazendo coisas, você acabará construindo um sucesso”.

Um site

Mas, você só quer uma página estática simples, apenas com as informações básicas sobre você e os eu original. Afinal, Rose disse que ninguém vai acordar e procurar uma autora que ainda não conhece. Então, poupe algum dinheiro em seu site para que você possa gastar o resto em outras coisas.

Envio de livros e sorteios

Rose observou que o boca a boca é o santo Graal da venda de livros. Mas, as pessoas precisam saber sobre o seu livro para poder falar sobre ele. Então faça um investimento no envio de exemplares para resenha ou divulgação. Selecione alguns blogs que aceitam resenhar o gênero do seu livro e ofereça uma prévia de alguns capítulos para leitores selecionados por você. Os sorteios também são uma ótima forma de espalhar a palavra do seu livro por aí.

Newsletter

Isto é vital. Rose apontou que as pessoas tendem a considerar a coleta de endereços de e-mail como uma estratégia antiquada, mas eles estão errados. Por exemplo: ela coletou uma grande quantidade de amigos no MySpace, mas, em seguida, MySpace desapareceu na obscuridade. O que não teria acontecido com o e-mail. Então, colete esses endereços e espalhe a palavra quando o seu livro estiver prestes a ser lançado – afinal, ela disse, são as vendas de pré-vendas para as vendas da primeira semana, que os editores têm em mente.

Canal do YouTube

Também é chave hoje em dia. E, de fato, Rose disse que há discussões entre os círculos de marketing que os canais do YouTube serão o próximo Facebook.

Blogs

Os blogs são uma maneira simples de se envolver com seu público, e qualquer um pode blogar. Joint blogs – blogar junto a outros autores para expandir seu alcance coletivo e reduzir a carga de trabalho, também é uma ótima estratégia. Mas, o conteúdo é a chave: Rose disse que você não quer que cinco escritores bloguem juntos sobre “o nosso primeiro livro” – os leitores não querem ler sobre escritores escrevendo. Em vez disso, blogue sobre um tópico sobre o qual os leitores se interessem.

Newsfeeds

Estabeleça-se como uma fonte de acesso ao seu livro. Rose disse para configurar um Alerta do Google (google.com/alerts) para que toda vez que o seu livro ou você seja mencionado por alguém, o Google lhe enviará uma notificação por e-mail. Em seguida, link essas menções em seu blog. Mais cedo ou mais tarde, as pessoas virão para você através dessa informação e, além disso, serão levadas ao seu livro.

Expandindo sua experiência

Moss disse para lançar artigos sobre diferentes tópicos relacionados ao seu romance. Por exemplo, se o seu thriller é sobre a China e você é bem versado sobre o assunto, lance um artigo de não-ficção sobre algo que não tenha sido escrito antes – e, claro, no final da peça, inclua seu byline com seu nome e livro. Rose acrescentou que, por exemplo, você poderia fazer peças sobre como os americanos pedem comida na China, ou mesmo entrar no Twitter e fazer um tweet Chinese Custom of the Day.

Pinterest

Pinterest é uma rede social baseada em imagens. As pessoas basicamente publicam imagens que eles gostam e, em seguida, outras as retratam em suas páginas, disseminando a imagem. Mas os autores podem dar um passo adiante: Rose disse que ela possui um álbum de Pinterest para um de seus personagens, uma sobre rosas (dado seu sobrenome), uma que ilustra a primeiro capítulo de um de seus livros. “É realmente uma coisa fabulosa para explorar, e todos deveriam estar apostando nisso”, disse ela. No final do dia, quando alguém divulga seu conteúdo, eles estão espalhando sua marca autoral.

Em última análise, como Rose disse: “Não desista do seu trabalho do dia a dia. Isso realmente é uma loteria.” E quando você tem um trabalho durante o dia, você tem dinheiro para colocar em seu novo livro. Como um relato cauteloso, ela acrescentou que uma vez ela foi convidada para mudar algo em um de seus livros que não queria, mas tinha que porque ela estava vivendo com a renda do livro. E então ela voltou a trabalhar com propaganda – para que ela realmente pudesse escrever o que queria.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

7 Comentários

  • Ana I. J. Mercury
    31 mar 2018

    Adorei as dicas!
    E está certíssimo!
    Livros são imortais. Eles sempre são novos para quem ainda não o leu!
    O importante é investir no marketing sempre!
    bjs

  • Ana Carolina Venceslau Dos Santos
    31 mar 2018

    Concordo com que você disse um livro velho para uma pessoa que ainda não leu o torna novo essas dicas realmente ajuda um escritor brasileiro e eu pretendo me espelhar nelas porque quem sabe não veja meu nome nas prateleiras das livrarias

  • Achei essa postagem extremamente valiosa para todo mundo que deseja se tornar escritor um dia, ou simplesmente construir um negócio de sucesso, afinal, esses papos podem ser reformulados e utilizados em vários âmbitos. Tem coisas muito simples descritas aí que a gente realmente não pensa no dia-a-dia, e acho importante alguém ressaltar a preciosidade que temos ao nosso alcance com pequenas atitudes.

  • Lily Viana
    14 mar 2018

    Ola!
    São dicas incriveis. Será bem útil para os autores e escritores que querem que os leitores conheça seu trabalho, com certeza seria perfeito se fosse feito dessa maneira. Gostei muito!
    Meu blog:
    Tempos Literários

  • Catarine Heiter
    13 mar 2018

    Não tenho nenhuma interface com a questão da publicação de livros, mas me colocando na condição de leitora super concordo com as questões abordadas no post. E amei saber que ‘não existe livro velho, pois sempre será novo para alguém’. Esse sempre foi o meu lema!

  • Pamela Liu
    12 mar 2018

    Olá.
    Que post bacana. São boas dicas e orientações para os autores nacionais saberem mais sobre como proceder com a divulgação de seus livros.
    Adoro ver divulgação de títulos nacionais nos blogs e em canais de Youtube.
    Beijos

  • suzana cariri
    12 mar 2018

    Oi!
    Esse é um mundo que ainda não tenho muito contato mas gosto muito de aprender um pouco mais de todos esses processos envolvendo o mundo literário, principalmente de como um livro pode chegar até nos leituras, acho que também para os novos e antigos autores todo dia é sempre muito valida !!

  • Siga o @laoliphantblogInstagram