Eventos 22set • 2015

Lançamento de Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas

Olá, Oliphants! Como vocês podem perceber após a leitura da resenha de Prometo Falhar, do Pedro Chagas Freitas, escritor português que acabou de aterrissar aqui no país por meio da Novo Conceito, meu coração foi completamente tomado pelas palavras dele e seu talento para jogar com elas, para nos encantar com elas e todos os sentimentos causados por suas combinações. Por esse motivo, eu simplesmente não poderia perder o evento de lançamento do livro – que ocorreu no dia sete desse mês-, afinal, não é todo dia que tenho a chance de chegar tão pertinho de autores que me fazem apaixonar por seus escritos.

pedro4

Justificada a minha falta na faculdade, e diversos “mãe, pelo amor da deusa, deixa eu ir”, me arrastei da Zona Norte aqui do Rio até Botafogo em um dia de ventania que há um bom tempo eu não presenciava, com o azar de ter escolhido um vestido para tentar parecer apresentável e uma boca cheia de pontos da cirurgia. Por favor, não imaginem a cena. Só entendam que não estava sendo fácil – e eu queria colocar o gif aqui da Kátia cantando Não está sendo fácil, para ilustrar. Mas eu consegui.

pedro

Cheguei na livraria cedo, por volta das quatro e meia. Fiquei um pouco desconcertada em estar lá tão cedo, quando nem tinham montado mesa, cantinho, nada em relação ao lançamento, e ainda fiquei um pouco na dúvida pela falta de cartazes ou do livro à venda: depois eu descobri que eles colocaram uma pilha de uns trinta exemplares cedo e que acabou rápido, que o Pedro tinha passado por lá bem mais cedo, antes de ir dar uma entrevista ao Canal Brasil – se não me engano. Sentei, li livros que nem me lembro, cacei a bendita da NGB que não tinha naquela loja, mas que eu precisava para a faculdade e, finalmente, seis e meia, com mesa sendo montada e pôster posicionado. Corri para a fila, só pra descobrir que eu era a quarta, já.

pedro3

Foram uns quarenta minutos, em média, de conversa fiada com umas meninas que descobri serem da mesma cidade onde faço faculdade, que fica há umas duas ou três horas do Rio, e que estavam rodando por Botafogo desde MUITO cedo: até cochilar no shopping elas fizeram. Mais conversa, a fila crescendo e crescendo e crescendo, e eu empolgada, comecei a ficar nervosa e um pouquinho trêmula. A hora estava ali, chegando, e o Pedro também! Chegou acompanhado da Bárbara, sua esposa – uma linda.

Ele falava rapidamente com as pessoas que estavam na fila, enquanto caminhava para a mesa onde autografaria os exemplares de seu livro, e a primeira coisa que fez quando se deparou com ela foi pedir aos funcionários da loja por uma outra cadeira. Eu sou lerda, pensei que fosse pra Bárbara se sentar, mas errei: era para nós, leitores. Íamos nos sentar bem ao lado dele!

pedro2

Começou a nos chamar: a senhora que eu esqueci o nome, primeira da fila, foi, ele conversou bastante com ela, autografou e chamou a próxima da fila…as duas meninas me fizeram ir. Quase morri. Não estava preparada ainda. Sentei, meu coração na boca. Pedro foi um anjo, me pediu uma palavra – que eu, indecisa e ansiosa, não conseguia escolher; conversou comigo enquanto escrevia, meu nervosismo quase impedia que eu entendesse o português dele, que é um pouco diferente do nosso; quando ele estava no final da dedicatória, lembrei da palavra que gostaria de usar para definir tudo o que li em seu livro. E ele fez a gentileza de adicionar ao seu recado: foi visceral.

pedro5

Despedidas feitas, uma última olhada e vim me embora porque moro longe. Pedi a ele que trouxesse logo suas dezeninhas de obras que, acredito eu, devem ser tão maravilhosas quanto Prometo Falhar – NOVO CONCEITO E OUTRAS EDITORAS, ISSO FOI UMA DIRETA. – e ele disse que “quem sabe?!”. Tô querendo. Tô querendo muitão. Voltei para casa feliz da vida e me derreti no trem enquanto lia a dedicatória. Peço novamente para que conheçam Pedro de todo modo que puderem: quem topar com ele por Portugal, peça um abraço, uma foto e uma conversa, ou apenas leiam seus livros aqui ou em qualquer canto. É válido. “E viva a pornografia de estar vivo. E adorar”, como diria Pedro.

Rafaela Rodrigues ver todos os artigos
Estudante de Letras Port/Inglês/Literaturas, viciada em livros, textos e séries. Português ou inglês? Ah, tá muito ocupada com um desses hobbies pra poder decidir. É prima (bem) distante da Beyoncé e um dia vai ser dona de uma editora e lançar todas as continuações dos livros que gosta, mas que nem os próprios autores quiseram escrever.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

16 Comentários

  • […] relatos do evento de lançamento, que contou com a presença do autor, você pode encontrar aqui e aqui, […]

  • Taty Salazar
    03 out 2015

    Aaaaaaaa eu queria tanto, tanto MAS tanto ir.
    Quero ler esse livro urgente.
    Moro longe, 🙁
    Aaaaaamei o post

  • Nina Tavares
    02 out 2015

    Oi Rafaela!
    Eu adoro esses eventos literários, principalmente por poder ter contato com autores e outros amantes da leitura. Fiquei com uma invejinha agora de vc! kkkkkkk
    Ainda não li Prometo Falhar, mas está lista e com certeza será uma das minhas próximas leituras.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

  • Francine Porfirio
    28 set 2015

    Oi, flor.
    Eu tenho enorme curiosidade em ler essa obra. O autor também esteve em minha cidade, mas na noite em questão não poderia faltar à aula. Acabei perdendo a oportunidade de adquirir seu livro com uma dedicatória tão linda quanto a que recebeu. Acredita que não havia entendido que o autor era português? Que bacana.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

  • Lumartinho
    26 set 2015

    Oi rafa!
    Poxa, que inveja de você! Justo no dia do pedro aqui em SP eu tive uma audiência e não pude ir… Caramba, que lindo o evento e sua narrativa dele… Fiquei emocionada aqui lendo comp foi conversar com o Pedro! Ai que lindo! Tomara que ele publique mais livros por aqui.
    Beijos

  • Kétrin N. Galvagni
    26 set 2015

    Oi Rafaela, muito legal que você conseguiu conhecê-lo, ele parece ser muito simpático mesmo! Eu estou lendo o livro dele no momento e estou amando!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

  • Rafaela Rodrigues
    26 set 2015

    Obrigada, Lullys! 😀
    Espero que consiga lê-lo em breve! Quando conseguir, volta e me conta o que achou, que tal?
    Beijos!

  • Lullys
    25 set 2015

    Oi Rafaela!
    Nossa que emoção!
    Fico feliz por você ter tido este preivilégio!
    Ainda não li o livro, mas etá na minha lista.

    Beijinhoss…
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

  • Rafaelle Vieira
    24 set 2015

    Oi, Rafaela!
    Eu fico imaginando a emoção que deve ser conhecer os autores que nos cativam tanto. Ainda não li o livro do Pedro, mas já está na minha estante e vou ler em breve. Já dei uma folheada e sei que vou gostar bastante! 🙂

    Beijos,

    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias

    • Rafaela Rodrigues
      26 set 2015

      Olá, xará!
      Nossa, é uma coisa muito legal, sabe? Bater um papo com quem tanto te disse coisas por escrito e provavelmente nem sabia que tinha dito haha – que foi o que o Pedro fez comigo! Espero que faça uma boa leitura! Beijos!

  • Maiara Vieira
    24 set 2015

    Oi Rafaela, tudo bem?
    Que bacana você ter tido a oportunidade de conhecê-lo!
    Ele parece ser muito bacana e atencioso com os leitores e a dedicatória está enorme!
    Ainda não li o livro Prometo Falhar, mas tenho curiosidade…

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    • Rafaela Rodrigues
      26 set 2015

      Oi, Maiara! 😀
      Atenciosíssimo, e ele não correu nada, sabe? Levou o tempo que precisou pra conversar, conhecer um pouco dos leitores e autografar com atenção! (: Pedro tá, ó, de parabéns! Espero que consiga ler o livro assim que puder!

  • Manoel Alves
    24 set 2015

    Oiiê
    eu vi as resenhas desse livro, e é simplesmente de se apaixonar, achei o livro meio sem graça no começo, mas depois venho tantas resenhas bacanas que me deixou bastante curioso, espero poder comprar um exemplar para mim em breve
    Bjks
    Passa Lá – http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    • Rafaela Rodrigues
      26 set 2015

      Então, Manoel, acredito que esse seja um daqueles livros que requisitem gosto por palavras (no sentido literal) e coraçãozinho aberto pro tanto de sentimentos escancarados que as páginas carregam. Espero que você goste, viu?! (:

  • Maria Valéria
    23 set 2015

    cara, fiquei com inveja tua agora xD
    Queria eu poder chegar pertinho dele *–*
    Eu li Prometo falhar e me apaixonei completamente hahaha

    • Rafaela Rodrigues
      26 set 2015

      Hey, um dia você consegue! Estou torcendo pra que ele lance mais livros aqui e volte! Vai que não nos encontramos num desses lançamentos? Beijos!

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.