filmes & séries de tv

O que dizer da adaptação de Cinquenta Tons de Cinza?

adaptacao-cinquenta-tons-de-cinza-laoliphant

Nos últimos anos, poucas séries literárias levantaram tanta controvérsia quanto a trilogia Cinquenta Tons de Cinza. Além do conteúdo erótico da série, muito se falou sobre a natureza do relacionamento dos personagens principais, Anastacia e Christian, e sobre a origem da historia, originalmente uma fanfic da Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer.

Apesar de todas as críticas, Cinquenta Tons de Cinza conseguiu reunir uma fanbase impressionante, e logicamente, logo foi anunciada uma adaptação cinematográfica. O processo de produção do filme foi tão conturbado quando o do livro. Inúmeras mudanças de elenco, vários protestos de grupos de apoio a mulheres, e supostas brigas entre a autora e a diretora do filme.

Por fim, o filme finamente chegou aos cinemas em Fevereiro de 2015. Após assistir ao filme, levantei as seguintes conclusões:

As cenas de sexo

O filme tratou as cenas com muita classe. As sessões de sexo de Ana e Christian são bem feitas, e, pra minha surpresa, menos violentas do que no livro. Em certos momentos, Ana expressa desconforto com a “atividade” e Christian interrompe o ato, sendo que no livro, ele a ignora.

Os personagens

O romance entre Ana e Christian é ainda mais forçado do que no livro. Os protagonistas (interpretados por Jamie Dornan e Dakota Blue Richards) não tem nenhuma química. Ana passa o filme inteiro murmurando suas falas e mordendo os lábios, fica quase impossível de compreender o que ela fala. Christian é só um pouco melhor, mas seu personagem ainda é bastante vazio.

O Roteiro

Eu não entrei nesse filme com esperança de ser surpreendido pelo roteiro, afinal, não gosto do material original. E
realmente, não me surpreendeu. Fraco, apressado, com diálogos rígidos e impessoais. Eu saí do filme não me lembrando de nada sobre os personagens, fora o fato de que eles passam quase metade do filme transando.

Pra concluir, eu sabia que Cinquenta Tons de Cinza ia me decepcionar.

Acho que o fato de que eu detesto os livros deve ter contribuído para o meu desgosto. Aponto de forma positiva a trilha sonora, que é ótima, e o tratamento das cenas de sexo.

Como adaptação, se mantem fiel ao filme, não só em relação ao enredo, mas também na falta de qualidade. Sem dúvida, um dos piores filmes que vi atualmente.

Deixe seu comentário

  1. ai credo, gente eu amei o filme, scrr, eu achei msm q nao consegui ver os personagens deles, mas achei tb q eles interpretaram mt bem, mass cada um tem a sua opiniao ne?
    tonsdeleitura.blogspot.com

  2. Não li o livro nem tão pouco vi o filme, desisti de ler quando soube que o livro era uma fanfic inspirada em crepusculo, só mudou o nome dos personagens, e este gênero não me agrada, vi muitas críticas a respeito do livro, mas não foi isso que me desanimou a ler.
    Sua opinião só reforça ainda mais o que eu já tinha em mente rsrs
    beijos

  3. Gostei muito do post, pois também desgosto completamente das obras, apesar de não ter lido nem assistido – e nem quero fazê-lo. Acho que em meio a tantos livros, filmes e séries incríveis, não precisamos perder tempo com 50 tons de cinza.

    Leitores Forever

  4. Olá!
    Eu não li o livro e nem vi o filme, nas verdade, li dez páginas do livro e cansei…
    Porém, dada as repercussões negativas sobre a violência contra à mulher, acredito que deva no mínimo assistir ao filme para tirar minhas conclusões…

  5. Olá!
    Não assisti, não li, e nem sinto vontade de o fazer.
    As críticas que tenho visto, em sua maioria são negativas, apesar que existe aquela legião de mulheres loucas por um Christian em suas vidas, o que eu realmente não entendo.

  6. Não é nem uma questão de desdenhar do filme, mas na moral – eu não li o livro – os diálogos são muito ruins -.-‘ e ainda por cima as “cenas fortes” q tanto falavam… eu vejo isso na novela da globo kkk.. Mas acho q eles fizeram assim para deixar os dois próximos filmes mais “safadênhus” kk.. ao menos essa é a minha impressão! kkk..

    Parabéns pela sinceridade ao falar do filme 😀

  7. Ana comentou:

    Nunca li os livros *nem quero*, mas pelas resenhas e etc… Escolheram bem o personagem da Anastasia, já que a Dakota tem uma cara de sem sal kkkkkkk o Jamie <3 conheço desde once upon a time, sem mais nada a dizer.
    http://www.belapsicose.com

  8. Eu li os livros e gostei, assim como gostei do filme e achei bem fiel do livro. Não gostei da atuação da Dakota, realmente as vezes nem deu para entender o que ela falava. Espero assistir aos próximos. No entanto, respeito a opinião de quem não gostou, e ainda mais de quem expressa suas opiniões sem desrespeitar os outros. =)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

  9. Olá, não tive interesse no livro e também nem um pouco no filme, eu ainda não vi ele! Tem várias opiniões ao meu redor, uns dizem que é obsceno demais e outros que nem está tudo isso. Eu sei que tenho que ver para tirar minhas conclusões, mas não estou interessada no momento

  10. Olá!
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme. Confesso que há uns 2 anos eu tive vontade de ler o livro mas a vontade passou. Ainda assim eu tenho curiosidade em ler.
    Engraçado que esse livro virou uma FEBRE. E está sendo da mesma forma que foi Crepúsculo e ACEDE. Amado por muitos, odiado por vários. Esse livro realmente divide opiniões.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

  11. Não li o livro e acho que nem vou querer ler. O filme tambem não olhei porque não tem cinema na minha cidade, então vou te que comprar para assistir, mas pretendo assistir.

  12. Oii, tudo bem?
    Não assisti ainda e só o farei pq gosto do Jamie, também não li os livros então não conseguirei fazer nenhuma comparação.
    E eu acho que vou odiar essa Ana, ela ficar mordendo os lábios o tempo todo vai me lembrar a Bela de boca aberta..rsrs…
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

  13. Minha nossa que resenha mais cruel kkkkkkk
    Mas como vc conseguiu passar tão bem a minha opinião sobre o filme hein hein?
    Sai frustrada do cinema e sendo zuada por meu acompanhante :/ mas faz parte né?
    Experiencias….

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

  14. Larissa S. comentou:

    Já li o livro é tenho muita vontade de assistir o filme, mas ainda não tive a oportunidade. Gostei de saber sobre as cenas de sexo, imaginei que seriam bem construídas. Só espero não me decepcionar também.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

  15. Oie, tudo bom?
    Eu não li a trilogia e não tenho nenhuma vontade de assistir esse filme. Acho que eles não conseguiram melhorar essa trama e os atores não ajudaram. Acredito que a única coisa que salvou foi a trilha sonora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

  16. Sinceramente? Não suporto esse livro/filme, achei a história deplorável, pobre, mal escrita… Um fiasco total. Acho o livro uma grande distorção do amor e da liberdade, romantização de atitudes agressivas.

  17. Karol comentou:

    Oi, Débora! Como vai?
    Esse filme, essa autora, esses atores são tão zZZzzZzzZzZZzzZ… Não entendo como tem gente que morre de amores por tudo isso, mas tudo bem, opinião é opinião.
    Eu assisti ao filme, cortado, porém assim, e achei que:
    1. as atuações foram péssimas, terríveis
    2. a história… que história???
    3. a química realmente não existe
    4. a trilha sonora é muito boa mesmo
    Sério, acho que, para mim, a trilha sonora foi a única coisa boa do filme. Não achei as cenas de sexo bem feitas, e para falar a verdade eu não sei o que é mal feito e o que é bem feito nesse filme, a cara da protagonista me dá raiva e ela mordendo o lábio a cada três milésimos de segundo, ARGH!!! Fora que ele encostava o dedo nela e ela parecia um gato, sei lá; esfregava a cara na mão dele e essas coisas. Não gostei. Ahhh, a fotografia também é bonita. Mas só! Pelo menos foi o que eu achei hahaha
    Também é um dos piores filmes que eu já vi atualmente e fiquei feliz por não ter me dado ao trabalho de ler o livro.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://www.heykarol.com