gênero romance
Categoria(s): gênero romance

Romance contemporâneo: conheça esse subgênero

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-imagem-destaque

Os romances existem desde sempre – e por um bom motivo.

Romance é um dos gêneros mais vendidos porque os leitores adoram se acomodar para uma boa história de amor. Quer você esteja escrevendo um romance histórico ou apenas buscando na sua estante uma comédia romântica, conhecer os tropes do gênero romance é importante para conhecer os diferentes tipos de enredos nos quais você pode se aventurar.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre o romance contemporâneo e conhecer um pouco mais sobre a estrutura deste subgênero e todas as possibilidades de tropes que você pode encontar.

O que é um romance contemporâneo?

O romance contemporâneo é o maior subgênero do gênero romance.

Os romances contemporâneos são, em geral, ficções realistas que acontecem durante (mais ou menos) dentro do período de tempo em que o livro está sendo publicado e que incluem uma história de amor como o foco principal da trama.

Não existem regras rígidas e rápidas sobre o quão perto do ano de publicação uma história deve ser definida para ser contemporânea, mas é uma pequena janela.

Como resultado, pode ser difícil para alguns de nós engolir, mas um livro publicado este ano que ocorre em 1999 não se enquadraria nesta categoria, mas sim no reino da ficção histórica.

Características do subgênero

Os romances contemporâneos geralmente incluem o ciclo completo de um romance, começando com o encontro do futuro casal.

Ocasionalmente, os personagens já se conhecem e, em vez de ter um encontro adorável ou estranho, ocorre um evento desencadeador que inicia a mudança de sentimentos de platônicos para românticos. Então, o relacionamento será testado ou estressado por alguma série de eventos.

Esses eventos podem variar de simples mal-entendidos que são desproporcionais a assuntos sérios ou de vida ou morte. Eventualmente, o conflito é resolvido e os personagens são capazes de reconhecer plenamente seu amor, embora isso nem sempre resulte em um futuro feliz.

Não está limitado aos livros de capa fofinha

Quando você ouve as palavras “romance contemporâneo”, pode imediatamente imaginar capas rosa com corações rabiscados.

Claro, algumas dessas histórias são adoravelmente fofas e muitas vezes posso identificar um romance contemporâneo do outro lado da sala com base em sua capa. Alguns, porém, parecem se concentrar mais no aspecto da vida contemporânea e podem ser mais sarcásticos, estúpidos e / ou totalmente estranhos.

O romance está definitivamente aí, mas pode não ser a primeira coisa em que um leitor pensa. Ainda assim, outros podem ter uma grande dose de traumas ou situações de risco de vida como parte da trama.

Essas histórias também podem incluir alguns outros temas comuns, incluindo esportes, música e personagens LGBTQ.

Porque ler romances contemporâneos?

O apelo do romance contemporâneo para os leitores é que é uma avenida para explorar relacionamentos românticos que estão acontecendo em um ambiente realista, potencialmente refletindo as atrações que eles podem ter em suas próprias vidas.

Por estarem enraizadas no aqui-e-agora, em oposição à ficção histórica ou de época, essas histórias permitem que os leitores vejam seu próprio mundo e imaginem os cenários que se desenrolam nas páginas.

Há uma empolgação inerente à ideia de se apaixonar pela primeira vez.

Não importa se o leitor é mulher ou homem, solteiro ou comprometido, LGBTQ ou hetero: histórias de amor oferecem aos leitores a oportunidade de desmaiar, pura e simplesmente.

É um dos subgêneros mais pouplares do romance

Em uma pesquisa de 2014 com leitores de romance, o romance contemporâneo representou 41% das vendas impressas e 44% das vendas de e-books em comparação com outros subgêneros de romance.

Os temas e subgêneros são bastante variados.

Os subgêneros populares contemporâneos incluem Cristão, Erótico, Fantasia, Suspense e Paranormal. Você também pode encontrar outros tipos de subdivisão, como Young Adult Contemporâneo M/M Contemporâneo e F/F Contemporâneo.

5 ROMANCES CONTEMPORÂNEOS PARA você CONHECER

Pessoas Normais, de Sally Rooney

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-indicacao-pessoas-normais-sally-rooneyNa escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes ― contudo, um deles está determinado a esconder a relação. Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado. Compre na Amazon

A vida invisível de Addie Larue, de V.E. Schwab

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-indicacao-a-vida-invisivel-de-addie-larueUma vida que ninguém lembra. Um livro que ninguém esquece.Em A vida invisível de Addie LaRue, o aguardado best-seller de V.E. Schwab, conheça Addie e se perca em sua vida invisível ― porém memorável. França: 1714. Addie LaRue não queria pertercer a ninguém ou a lugar nenhum. Em um momento de desespero, a jovem faz um pacto: a vida eterna, sob a condição de ser esquecida por quem a conhecer. Um piscar de olhos, e, como um sopro, Addie se vai. Uma virada de costas, e sua existência se dissipa na memória de todos.Após tanto tempo vivendo uma existência deslumbrante, aproveitando a vida de todas as formas, fazendo uso de tantos artifícios quanto fosse possível e viajando pelo tempo e espaço, através dos séculos e continentes, da história e da arte, Addie entende seus limites e descobre ― apesar de fadada ao esquecimento ― até onde é capaz de ir para deixar sua marca no mundo.Trezentos anos depois, em uma livraria, um acontecimento inesperado: Addie LaRue esbarra com um rapaz. Ele enuncia cinco palavras.Cinco palavras capazes de colocar a vida que conhecia abaixo:Eu me lembro de você. Uma jornada inspirada no mito faustiano sobre busca e perda, eternidade e finitude e, acima de tudo, uma questão: até onde se vai para alcançar a liberdade? Compre na Amazon

Te devo uma, de Sophie Kinsella

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-indicacao-te-devo-uma-sophie-kinsellaFixie Farr não consegue deixar nada pra lá. Se encontra alguma coisa fora do lugar, quer logo ajeitar, se um amigo está em dificuldade, já começa a pensar em como pode ajudar… Ela sente necessidade de arrumar tudo. Tudo! Então, quando um estranho em um café lhe pede que fique de olho em seu laptop por um instante, ela não só se compromete a tomar conta do computador como acaba salvando-o de um grande desastre. Sebastian, muito tocado com o gesto de Fixie, não sabe como lhe agradecer, então pega um protetor de copo e o entrega a ela depois de escrever nele: “Te devo uma”. Fixie acha a atitude muito fofa, mas duvida que voltará a vê-lo. Até o dia em que um antigo crush da época da escola volta para sua vida e Fixie precisa ajudá-lo. Ela então recorre a Seb, mas as coisas não dão muito certo. Agora é ela quem fica lhe devendo um enorme favor, e isso gera uma troca de favores infinita que obriga Fixie a enfrentar um passado que cheio de mágoas para abraçar o futuro que ela de fato merece. Compre na Amazon

Teto para dois, de Beth O`leary

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-indicacao-teto-para-dois-beth-olearyTrês meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores? Compre na Amazon

A ruiva misteriosa, de Alice Cleyton

romance-contemporaneo-conheca-esse-sub-genero-indicacao-a-ruiva-misteriosa-alice-claytonGrace Sherridan volta a Los Angeles para se tornar atriz profissional. É sua segunda tentativa para conquistar seu grande sonho. Será que, com a ajuda de sua agente e melhor amiga, esse sonho se tornará realidade? Ou será que, aos trinta e três anos, Grace já perdeu a oportunidade de se destacar? Um excitante e inesperado caso com Jack Hamilton, o novo queridinho da indústria de entretenimento, ameaça colocá-la sob os holofotes de maneira indesejada. Como isso irá afetar a carreira dela… E a dele?Divertida e quase neurótica, Grace é perfeita em suas imperfeições, e o clima sensual entre ela e o charmoso e desatento Jack é fora de série. Com diálogos hilários e um romance de tirar o fôlego, se esgueirar em Los Angeles fugindo dos paparazzi nunca foi tão divertido. Compre na Amazon

Eu, particularmente, sou uma grande fã de romances contemporâneos. Se os romances de época hoje são a maioria na minha estante, é porque o romance contemporâneo chegou primeiro e fez com que eu me apaixonasse pela leitura.

Não esqueça de compartilhar nos comentários quais são os seus romances contemporâneos favoritos.

Créditos de imagem: pinterest     Fonte de pesquisa:  Genre Guide, Goodreads, Masterclass

Gostou? Compartilhe!pinterest twitter facebook
Débora Costa

Uma intelectual contemporânea que entende a importância da convergência de mídias, telas e narrativas. Acompanhando mais séries do que deveria e não consigo fazer uma coisa de cada vez. Ainda quero escrever um romance de época um dia.

Deixe seu comentário

  1. Angela Cunha Gabriel comentou:

    Os romances têm esse poder de ter vários subgêneros e ao mesmo tempo, conseguir adoçar nossa vida!!
    Eu não os leio com tanta frequência, mas vou tentando na medida do possível, encaixar mais romance na minha vida!!!
    Por isso, já amei saber as diferenças!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

  2. Ariela comentou:

    Eu adoooro romance contemporaneo. Ele engloba bastante coisa dentro mesmo, e acho que é o que mais leio e que mais gosto de ler.
    Quero ler mais nacional desse genero, sub genero. confesso que qdo leio nacional leio ou mais classico ou mais de epoca, preciso mudar isso.

  3. Milene França Pedra do Nascimento comentou:

    Apesar de gostar muito desse gênero, as vezes eu enjoo um pouco. Sinto necessidade de ler coisas mais “diferentes” da vida real, tipo um romance de época, ou uma fantasia.
    Eu confundo um pouco os romances contemporâneos e os young adultos. É quase a mesma coisa, não é? Ou tô errada?
    Por último queria agradecer pelas indicações! Tenho Uma ruiva misteriosa aqui na estante há anos e nunca peguei pra ler, agora fiquei mais animada!

  4. Elizete da Silva comentou:

    Olá! Ahhh que eu sou apaixonada pelos romances, seja ele contemporâneo ou não, mas que os contemporâneos em especial nos trazem um “Q” a mais, afinal, são mais próximos da nossa realidade e nos deixam sonhando e suspirando com mais facilidade #sóacho.

  5. Michelle Lins de Lemos comentou:

    Como eu amo Romance! E todos os seus subgêneros, especialmente os de época.
    Meio que sabia mas o post foi muito esclarecedor e completo.
    Li e amo Teto Para Dois e Te Devo Uma