La Oliphant
Categoria(s): La Oliphant

Insurgente

Depois da onda de romances sobrenaturais (Crepúsculo, Vampire Diaries, True Blood, etc), a próxima grande onda de adaptações literárias foi, sem dúvida, a de distopias. O maior sucesso foi, é claro, a série Jogos Vorazes, e logo depois, outras obras também foram levadas para o cinema.

No mesmo ano, tivemos nada menos que 4 filmes baseados em livros distópicos nos cinemas. Além do terceiro filme da série Jogos Vorazes, A Esperança – Parte 1, contamos também com O Doador de Memórias, Maze Runner: Correr Ou Morrer, e Divergente, esse ultimo que também se mostrou um grande sucesso, rendendo milhões de dólares em bilheteria e levando o estúdio a produzir uma sequencia, que estreou agora em 2015, além do anuncio de que o ultimo livro seria divido em 2 filmes (Que surpresa, né?).

Divergente sempre foi bastante comparado com Jogos Vorazes, e as duas séries compartilham de algum elementos em comum, como a divisão da população em grupos, o tom revolucionário, e o fato de ambas as protagonistas serem garotas adolescentes. As comparações ficaram ainda mais gritantes depois da estréia de Divergente, afinal, o tom e visual do filme eram bastante similares ao que Jogos Vorazes vez, 2 anos antes.

Deixando as comparações de lado, A Série Divergente: Insurgente teve sua estreia em Abril de 2015, e, até o presente momento, já rendeu mais de 100 milhões de dólares de bilheteria. Após assistir o filme, devo admitir estar decepcionado.

Pra explicar melhor meu desgosto com o filme, vamos olhar os pontos positivos e negativos:

Positivo: As cenas de luta

Insurgente

As cenas de luta foram muito legais, melhores do que no primeiro filme. É possível ver claramente como Tris (interpretada por Shailene Woodley) se tornou uma lutadora capaz e habilidosa, deixando pra trás a iniciante fraca do primeiro filme. Quatro (interpretado por Theo James) continua badass como sempre.

Negativo: Os efeitos visuais

Insurgente

Infelizmente, os efeitos visuais do filme não foram dos melhores. Diversas vezes, as cenas ficavam poluídas demais, principalmente nas cenas de simulação,ou de sonhos. Ao que me parece, os efeitos foram produzidos levando em conta o elemento 3d do filme, mas o resultado ficou um tanto quanto video game demais.

Negativo: O roteiro

Insurgente

Uma reclamação frequente entre os fãs de livros que são adaptados é que o filme não se manteve fiel à estória do livro. Os roteiristas de Insurgente aparentemente decidiram ignorar completamente o enredo do livro, e escreveram uma versão toda nova. Decepcionante.

Positivo: Os personagens

Insurgente

Apesar da falta de nexo do roteiro, os personagens não ficaram tão ruins assim. Caleb, Peter e Uriah (interpretados, respectivamente por Ansel Elgort, Miles Teller e Keiynan Lonsdale) foram os meus favoritos. Só achei estranho que outros personagens importantes da série foram totalmente esquecidos pelo fime (Christina quem? Marcus quem? Tori quem?).

Pra concluir, Insurgente é um exemplo perfeito do tipo de adaptação que irrita os fãs. Sem nenhum cuidado com o enredo, escrito de forma preguiçosa e somente com a intenção de fazer dinheiro. Não é a pior adaptação que eu ja vi (*cough*Percy Jackson*cough*), mas está longe de ser uma das melhores.

Deixe seu comentário

  1. Nossa esse assunto é muito polêmico e sempre gera confusão. Algumas adaptações são aceitas, mas outras assim como vc citou viram outras histórias.
    Confesso que ainda não li essa trilogia, a tenho em ebook, mas ainda não me empolguei para ler. Nem vi os filmes. Por enquanto fico só acompanhando as polêmicas. Mas enfim foi ótimo saber sua opinião sobre o mesmo.

    Leituras, vida e paixões!!!!

  2. Concordo completamente com você!! Pra falar a verdade, não gostei quase nada do filme. Além de terem ignorado completamente o livro. Realmente, o Marcus, a Tori que são essenciais no livro mal apareceram no filme, eu fiquei tipo QUE RI DO, ta faltando coisa aí. Mas né, adaptações, adaptações, um dia eu supero…
    Beijos!

  3. Vinicius do céu!! Eu estava aguardando a seu post sobre o filme.
    Não sei se o problema aqui comigo aconteceu por que eu vi dublado em francês no cinema em 2D e com meu namorado explicando pra mim as cenas” WTF?” que eu não entendi, só sei que só li verdades aqui!!
    E também me indentifiquei muito contigo, cara, o filme do Percy Jackson(serie de livros q eu me amarrooo até hj) foi todalmente distorcido pra uma versão vendável de holyhood 🙁 what a shame! mas mesmo assima gente assiste por que a gente gosta dos livros tb e enfim..
    Acho que o ultimo filme que eu ví que foi fiel ao livro foi harry portter 1 (acho que não to lendo mtos livros tb hahah)

    1. Vinicius Fagundes comentou:

      Oi, Sofia!
      Realmente, Percy Jackson foi uma amarga decepção. Quem sabe daqui a alguns anos, não rola um reboot?
      Acho que a adaptação que mais me agradou até hoje foi Jogos Vorazes: Em Chamas, mas gosto bastante dos filmes de Harry Potter também.
      Beijos!

  4. Olá querida
    Poxa, eu ainda não assisti ao filme e nem li, mas assisti ao primeiro e gostei bastante apesar de nunca ter lido e nem quero, eu gostei mas não a ponto de querer ler a séries, mesmo assim estou curiosa sim pelo segundo filme haha
    Ótima opinião 😉

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos

  5. Oi Vinicius tudo bem ?

    Olha eu sou fã da série e ao contrário de você eu gostei muito do filme apesar de algumas coisas estarem diferente eu achei que conseguiu passar a mensagem principal do livro e os personagens e efeitos visuais ficaram legais para o 3D não achei tudo isso mas no geral eu gostei do filme e só de ter o elenco de homens bonitos já vale a pena kkk brincadeira !

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br

  6. Oi, tudo bem?
    Não li os livros então não tenho um parâmetro, mas confio nas opiniões quanto ao enredo. Ainda não assisti Insurgente, mas pelos trailers já fiquei bem irritada com os efeitos visuais, achei meio exagerados.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

  7. Oi Vinicius, tudo bem?
    Eu também tenho como concordar ou discordar com você, porque não li o livro, eu sei ! uma vergonha. Mas enfim, depois que eu vi um spoiler sinistro sobre o final da trilogia eu total desanimei de continuar a ler, li até a metade do primeiro livro e desisti, preferi continuar assistindo os filmes, porque gostos dos atores, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu adorei o filme :S mas realmente vi muitos fãs comentando as diferenças e fiquei bolada com isso. Eu detestei o Caleb, tive vontade de socar a cara dele. hahahahahhah. Espero que eu volte a ter animo para continuar a ler a série.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

  8. dnisin comentou:

    É por essas e outras que estou fazendo o inverso quando se trata de adaptações, vendo primeiro e lendo depois. Quando faço isso não comparo com nada e dai a leitura só me acrescenta. Tá dando muito certo, porque adorei o filme e to bem empolgada pra ler o livro agora.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com

  9. Oi, Vinicius!
    Eu já não gosto muito da trilogia, aí eles vêm e estragam a adaptação? Nem tentei assistir o segundo filme, já que odiei o primeiro. Não gostei da Shailene como Tris, não convenceu (nem do ator escalado para viver o Quatro/Tobias). Resta-me ler os livros quando eu quiser visitar esse universo de novo.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

  10. Eu não li os livros, mas tenho uma amiga que leu e adora me contar tudo, eu querendo saber ou não, e eu achei chato as mudanças que fizeram no filme para certas coisas terem sentido. Mais em comparação com o primeiro filme eu achei Insurgente muito melhor.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

  11. Nossa, pela madrugada que filme RUIM foi esse???? Tá, okay, não foi taaaaao ruim. Foi um daqueles filmes para impressionar o expectador e não para contar história pq, basicamente metade do filme é a Tris naquele simulador do mal. Pelamor!!!!!! Menos fiel ainda que Divergente, mas com bons efeitos especiais.

    beijos
    Kel
    http://www.porumaboaleitura.com.br