Lançamentos 02maio • 2018

Neurocomic: Uma história em quadrinhos sobre a máquina mais poderosa do corpo humano

Os grandes questionamentos nos acompanham na nossa evolução diária. Você sabe do que seu cérebro é feito? Sabe como funciona a nossa memória? Sabe o que é um neurônio? Você já deve conhecer a lagarta de Alice no País das Maravilhas e sua clássica pergunta: “Quem é você?”.

Neurocomic: A Caverna das Memórias é uma viagem através do cérebro humano — um lugar repleto de florestas de neurônios, cavernas escuras que abrigam lembranças adormecidas e enormes castelos ruídos pela ilusão. Ao longo dessa surpreendente jornada, você vai encontrar seres estranhos que habitam os recantos mais obscuros da nossa mente, como lulas gigantes e lesmas marinhas que tocam banjo, além dos grandes pioneiros da neurociência.

Criado pelos neurocientistas Hana Roš e Matteo Farinella, Neurocomic: A Caverna das Memórias usa muito bem o potencial de ensino dos quadrinhos, apresentando uma excelente compreensão sobre o nosso cérebro, considerado ainda um grande enigma para a ciência.

Grandes ilustradores científicos do passado já deram provas de que a arte  tem  o que acrescentar à ciência. Fritz Kahn, Ernst Haeckel e Leonardo Da Vinci foram inspirações para a dupla, que resolveu trocar o formato tradicional dos trabalhos acadêmicos por uma narrativa ilustrada, divertida e esclarecedora.

O resultado é uma história em quadrinhos  que  apresenta  o  assunto  para  quem tem interesse em desvendar os recônditos da mente humana e uma interpretação inspiradora para quem já está familiarizado com os caminhos sinuosos do nosso cérebro. Usando analogias para discutir conceitos específicos, Hana Roš e Matteo Farinella aproximam o leitor do tema com uma forma enérgica e surpreendente de passar conhecimento adiante.

Neurocomic: A Caverna das Memórias é a primeira graphic novel da linha editorial Crânio, da DarkSide® Books, que tem o compromisso de publicar material minuciosamente selecionado. Obras assinadas por especialistas, acadêmicos e pensadores em diversas áreas, dispostos a dividir experiências e pontos de vista transformadores que nos ajudem a entender melhor esse estranho e admirável mundo novo.

Conheça os autores da obra:

Hana Roš, Ph.D., é neurocientista, formada na Universidade de Oxford, Inglaterra, e uma ávida contadora de histórias. Dedica parte do seu tempo a projetos pessoais e encontrou em Neurocomic: A Caverna das Memórias a oportunidade perfeita para unir sua paixão pela arte e ciência. Já teve diversos artigos publi- cados em revistas científicas de renome, incluindo Journal of Neuroscience e Nature Neuroscience. Siga a autora em twitter.com/hanarossy.

Matteo Farinella, Ph.D., é ilustrador especializado em jornalismo em quadrinhos e ilustração científica, com Ph.D. em neurociência pelo University College de Londres. Desde 2016 trabalha com comunicadores, educadores e neurocientistas para encontrar formas de utilizar narrativas visuais na alfabetização pública. Saiba mais em matteofarinella.com.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

16 Comentários

  • Jade Sibalde
    31 maio 2018

    É realmente um livro muito bonito, como a maior parte dos trabalhos da darkside. O que achei mais interessante é a descrição do cérebro como algo mítico e ao mesmo tempo a proposta de trazer um pouco de ciência para o livro. Um excelente trabalho, sem dúvida

  • Nicole Longhi
    28 maio 2018

    Ainda não havia visto esse lançamento, mas achei super legal!
    Não consigo não querer os livros da Darkside, porque além de serem lindos são completamente interessantes.

    beijinhos

  • Elizete Silva
    24 maio 2018

    Olá! Apesar de não ler muito referente ao tema abordado (cérebro), só a capa já ganhou meu coração, a DarkSide arrasa nas suas publicações. Acredito que por ser uma história em quadrinhos, torna a leitura um pouco mais fácil, para pessoas que assim como eu não domina o tema.

  • Maisanara F.
    14 maio 2018

    Nem precisa comentar que adorei, a capa e a sinopse, né?! A Darkside sempre publica livros maravilhosos e já quero ler mais esse. Não leio muitas Graphic Novels, mas sei que vou gostar bastante dessa!

  • Vitória Pantielly
    10 maio 2018

    Oi Débora,
    Que livro lindo, ah, já tô imaginando como ele é por dentro … Gostei do tema, achei bem original e claro, bem interessante.
    Já quero ler, aliás, só de ter essa edição na prateleira já fico apaixonada!
    Beijos

  • Bia Toledo
    06 maio 2018

    Ai ai, mais um amorzinho da darkside Adoro hqs entao meu coracao ja ficou todo frenetico com essa edicao dela. Nao conhecia a linha Cranio da Darkside, achei mt interessente, mas eu nao entendi vai ser em edicao unica? Ou vai ser tipo uma serie?

  • Micheli Pegoraro
    05 maio 2018

    Oi Débora,
    Que bacana esse livro, além de ser mais uma obra exuberante dessa editora, traz um tema que sempre chama a atenção. Quem é que não gostaria de compreender um pouco mais do nosso cérebro? E de uma forma divertida e ilustrada, com uma narrativa de fácil entendimento para todos os leitores.
    Amei a capa, esse azul é lindo!
    Que legal essa linha editorial Crânio, com certeza terá muitos lançamentos instigantes.
    Beijos

  • Bruna Lago
    03 maio 2018

    Pra mim, a inteligência mora nesses autores, hahaha.
    Faço medicina, então o corpo humano em geral me fascina. Imagino que ler esse livro que me parece ser escrito e desenhado de forma tão criativa, seja uma aventura muito legal!!
    Achei a capa linda e colorida, um azul bem chamativo, por fim, uma ideia maravilhosa pra um assunto tão complexo! Abraços

  • Bianca Melo
    03 maio 2018

    NOSSAAAA, eu amo o trabalho do Matteo. Vários professores o usam como referência na faculdade de comunicação, pelo excelente trabalho que ele faz com comunicação visual na área da saúde. Com certeza vou comprar esse livro assim que puder (e ainda por cima é da Darksideeeee) ♥

  • Raquel Rodrigues
    03 maio 2018

    Adorei!! Achei muito interessante o assunto que o livro aborda, e creio que em quadrinhos deixa tudo mais interessante. A Darkside está me surpreendendo cada vez mais com as edições dos livros, essa capa está linda demais!!!! Eu gosto muito de livros que envolvem algo de saúde, o nosso cérebro é realmente algo muito misterioso!! Fiquei bastante curiosa, mas não sei se é um livro que eu compraria kk mas se eu ganhasse, leria de bom grado!!

  • Lili Aragão
    03 maio 2018

    Fazer uma HQ pra ajudar na compreensão do nosso cérebro, que é bem complexo, é super bacana e a edição parece estar maravilhosa, essa editora sempre arrasa 😉

  • Isabelle Menezes do Nascimento
    02 maio 2018

    Olá!
    Eu amei a capa, amei o tema e ainda mais por se tratar de uma HQ, com certeza vai entrar para a lista de desejado mas só Deus sabe quando eu vou comprar,
    Bjs.

  • Theresa Cavalcanti
    02 maio 2018

    Oi Débora,
    Eu amei essa capa, achei muito linda! Achei o tema do livro bem interessante, mas confesso que não fiquei muito empolgada para comprar ele, se eu ganhar leio sim, mas como a verba ta curta, tenho que selecionar os livros que compro. KKK

  • Kleyse Oliveira
    02 maio 2018

    Boa tarde Débora!
    Eu não fazia idéia que a história se tratava disso, amei conhecer o autores e saber que é uma HQ. A capa e a premissa me fizeram apaixonar. Já quero para ontem esse livro. Amoooooo e adoroooooo. Bjz

  • Ludyanne Carvalho
    02 maio 2018

    Gente, que edição espetacular! Darkside sempre arrasando, mas sou mais da linha Darklove.
    Gosto de quadrinhos, mas não é uma prioridade na minha lista de leitura.
    E confesso que o assunto abordado não me chama atenção.

    Beijos

  • sara maia
    02 maio 2018

    darkside linda do meu kokoro <33 como sempre arrazani nas edições
    deve ser ótima essa hq. eu, que amo esses temas, fiquei muito interessada, ainda mais por saber sobre quem fez.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram