lendo em inglês
Categoria(s): lendo em inglês

Pra aprender Inglês ou ler mais em 2022, só há um caminho: planejar (mas sem surtar)

É impossível não sentir a frustração do ano novo. A gente pouco fala disso, mas deveria: terminamos o ano anterior cheios de expectativas e vontade de fazer diferente, mas com a correria de Dezembro, a loucura da virada do ano e a possível ressaca do dia primeiro, como começar com o pé direito?

Pra evitar chutar o balde logo na primeira semana de Janeiro, eu comecei 2022 com uma sequência de uma semana pra se organizar, o Planejamento sem Surto, postado nos stories – e talvez salvo em um destaque no momento que você ler esse texto. Mas calma que aqui eu trago o passo-a-passo pra fazer o seu Planejamento sem Surto em Janeiro ou qualquer época do ano.

  1. É preciso se organizar. E aqui eu não vou dizer que tem que anotar todos os copos de água que você toma, mas ter uma boa noção da sua rotina. Por isso o primeiro passo é listar todas as áreas importantes da sua vida. 
    1. Você pode optar por fazer isso na forma de um mapa com seu nome no centro e áreas ao redor, como na imagem.
    2. Anote absolutamente todas as áreas que te exigem tempo e dedicação – as que já rolam bem e as que precisam de atenção. 
    3. Disseque essas áreas em sub-áreas. Por exemplo, se você tem Música como um Hobby, sua área deve ser representada como Hobby > Música, Hobby > Leitura, por aí vai. Se dentro de Música você quiser se dedicar a Ukulele e Harmonica, fica assim: Hobby > Música > Ukulele e Hobby > Música > Harmonica. 
  2. Os detalhes importam e pra isso a gente pega um desvio da primeira parte: 
    1. Em um caderno ou documento do Word anote com detalhes o que você quer. No exemplo do Ukulele, qual seu objetivo? Tocar uma musica ou praticar todos os dias? Isso precisa ser bem delimitado pra próxima fase, que é…
    2. Analisar quanto tempo cada uma dessas atividades vai te tomar. Seja razoável e acrescente um tempinho extra pra se assegurar que sua expectativa seja minimamente realista. Agora você já sabe quanto tempo cada ação vai levar, então vamos adiante!
  3. Agora a gente sai do campo das ideias e vai pra prática, o seu cotidiano. Essa é uma das partes mais importantes porque é onde geralmente erramos mais, então faça tudo com muita atenção, afinal o objetivo é que o planejamento funciona e não só terminar pra dizer que acabou, né?
    1. Crie (ou use esse modelo fazendo uma cópia e mudando pra sua realidade
      ) uma tabela. Adicione nela todos os seus compromissos fixos: trabalho, aula, dentista caso seja recorrente… Absolutamente tudo que você não tem como escapar deve entrar primeiro. 
    2. Lembra as anotações de quanto tempo cada coisa leva? Volte nelas agora e comece a encaixar nos seus horários disponíveis. ATENÇÃO: aqui é onde a gente acha que dá pra ler um clássico russo em vinte minutos diários, então além daquela folga de quanto tempo cada coisa leva, considere também seus tempos de descanso, pausa e alimentação. 
  4. Espero que nesse ponto você esteja feliz e orgulhoso do seu planejamento, então vamos colocar em prática o que na teoria já funciona. Nos stories eu mostrei inclusive como muitas vezes nosso planejamento não bate com a realidade, e foi proposital com um erro muito comum que eu já cometi muitas vezes: querer abraçar o mundo com uma rotina que não se sustenta por mais de uma semana. Por isso teste mesmo! Entenda que você vai precisar mesmo testar seu planejamento e que a chance dele estar perfeito de cara é bem pequena – e tudo bem, você sempre pode adaptar e tentar novamente. 

 Ainda nos stories eu respondi dúvidas, mostrei ferramentas e exemplos do que eu uso pra me organizar, então se você não viu ao vivo, procure pelo destaque e se lembre sempre que essa é uma ferramenta de autoconhecimento e planejamento pros objetivos que você quer conquistar a partir da pessoa que você já é, então tudo bem precisar refazer até que você se sinta confortável!

Espero que essa postagem te encontre bem e rumo a um 2022 glorioso! You’ve got this!

 

Gostou? Compartilhe!pinterest twitter facebook
Larine Flores

Formada em Jornalismo, graduanda em Letras com foco na Língua Inglesa, professora há 7 anos, apaixonada por cachorros, defensora dos direitos das mulheres e vegana por amor aos animais.

No último ano ajudou alunos na preparação para um intercâmbio, dois programas de mestrado (nacional e internacional), exames de proficiência e desenvolvimento de habilidades para ambiente profissional e acadêmico em áreas como Direito, Tecnologia da Informação, Segurança do Trabalho, Moda, Publicidade, Comunicação, entre outras.

Constantemente procurando aperfeiçoar técnicas e abordagens de ensino através de cursos e estudos complementares, focando em ser uma pessoa melhor, uma profissional mais capacitada e em criar um mundo melhor para vivermos.

Deixe seu comentário