Cinema Lista 02jun • 2018

3 Filmes na Netflix que são baseados em livros

Sabe quando você assiste um filme muito maravilhoso e você fica se perguntando porque não fizeram um livro dele?! Bem, eu tenho me feito essa pergunta com muita frequência e, para a minha sorte, eu descobri que muitos dos filmes que eu adorei assistir na Netflix, na verdade são adaptações de livros que eu estava perdendo a oportunidade de ler. Nada como uma descoberta assim para estourar o cartão de crédito comprando eBook na Amazon, não é mesmo?!

E já que eu vou gastar cada centavo das minhas economias em novas leituras para a estante, eu resolvi compartilhar com vocês algumas das adaptações que, definitivamente, entraram para a minha lista de leitura. Infelizmente, os livros que eu encontrei ainda não foram publicados no Brasil, mas como adaptações do Netflix sempre levantam um burburinho sobre os livros que serviram de inspiração, acredito que em breve vamos ouvir sobre a publicação de pelo menos um desses livros por alguma editora. *dedos cruzados*

Confira a lista de adaptações:

The Kissing Both, by Beth Reekles

Essa adaptação estreio na Netflix há pouquíssimo tempo e já ganhou meu coração – com ressalvas, mas ganhou. O que muita gente provavelmente não sabe e que, eu só descobri ao assistir os painéis dos atores comentando sobre filme, é que “The Kissing Booth” começou como um livro escrito no Wattpad que ganhou tantas visualizações que a sua autora de, na época apenas 17 anos, ganhou um contrato com uma editora e transformou a história em um grande sucesso de vendas lá fora.

As opiniões sobre o livro são bem divididas. Alguns acham que a adaptação ficou melhor do que a história original, outros ainda preferem a versão escrita do romance de Elle e Noah, mas independente disso, uma das coisas que mais me animaram para fazer essa leitura é saber que a Netflix está de olho nos jovens autores e está buscando investir em adaptações de romances divertidos que aquecem o coração da gente, não é mesmo?

Acho que vale dizer que The Kissing Booth ganhou uma pequena sequência com o título de “The Beach House”. Não é exatamente uma continuação, pelo o que eu entendi, mas sim um conto dando continuidade ao que ficou em aberto no primeiro livro.  De qualquer forma, estou ansiosa demais para descobrir se alguma das nossas editoras vai investir na publicação dos livros da Beth Reekles aqui no Brasil. A gente sempre pode sonhar, não é mesmo?!

The Revised Fundamentals of Caregiving, by Jonathan Evison

Ou “The Fundamentals of Caring”, como a Netfliz resolveu adaptar o título da obra. O filme foi estrelado pela Selena Gomez, Paul Rudd e teve Craig Roberts no papel principal, mas antes de chegar as nossas telas, o filme na verdade era um romance de Jonathan Evison que, com o seu jeito único e até mesmo mágico de escrever, conseguiu criar uma narrativa com um toque de sarcasmo na medida certa e com uma sensibilidade que conquistou os leitores americanos num piscar de olhos.

Já tem bastante tempo que The Fundamentals of Caring está disponível na Netflix e eu fiquei um pouco decepcionada com o fato de que nenhuma editora brasileira resolveu investir na publicação do livro de Evison no Brasil, apesar da adaptação ter recebido muitas críticas positivas de sites brasileiros. A escrita do autor é muito elogiada no Goodreads e, aparentemente, a adaptação conseguiu transmitir muito bem a essência de todos os seus personagens. Quem sabe, em algum momento, não conseguimos colocar esse livro na nossa estante, não é?! Por enquanto, temos o eBook dele disponível em inglês, na Amazon.

Pitch Perfect: The Quest for Collegiate A Cappella Glory, by Mickey Rapkin

O livro que eu precisava desesperadamente ter na minha estante e que ninguém se importou de me contar. Eu realmente não estou acreditando que um filme maravilhoso como Pitch Perfect foi inspirado no livro de Mickey Rapkin e eu ainda não li essa maravilha. Shame on me, nesse momento. Mas eu fiquei bastante animada de colocar na minha lista de leitura um livro que incorpora basicamente tudo o que eu mais amo nos filmes. E pensar que eu estava muito chateada porque lançaram o terceiro filme e, depois dele eu não iria ter mais as minhas Bellas. Parece que o jogo virou, não é?!

Infelizmente, pelas resenhas que eu li no Goodreads, o livro acabou não sendo tão popular assim entre os leitores. Pitch Perfect teve uma pontuação de 3.34 na rede social, o que considerando a média das avaliações, é uma bastante baixa. Aparentemente o filme conseguiu trabalhar muito melhor os personagens e o enredo, o que não me surpreende muito já que estamos falando de a capela, não é mesmo?! Mas é aquele ditado: “quem não arrisca, não petisca” e pode ser que eu acabe gostado tanto do livro quanto eu gostei do filme.

Gostaram da lista?! Eu estou bastante animada para fazer essas leituras e saber o que foi aproveitado do livro e o que foi deixado de lado. Será que a versão literária é melhor do que a versão adaptada? Eu tenho a teoria de que sempre é assim, mas sempre tem um ou outro filme que acaba sendo muito melhor do que o livro. Não esquece de me contar nos comentários se você já leu algum desses livros ou se já assistiu alguma dessas adaptações, tá?!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

22 Comentários

  • […] fez muito sucesso, e um especial de Natal foi lançado pela Netflix mais cedo neste mês. Então, achamos que seria legal fazer uma continuação daquele primeiro post, focando na história de Sabrina Spellman através dos […]

  • […] eu não consigo negar a oportunidade de assistir uma comédia romântica adolescente, com personagens engraçados e aquela história de amor clichê que a gente sabe como vai terminar, mas só não consegue não assistir, sabe? E se você também […]

  • […] surpreendente, mas não foi. Operação Red Sparrow me decepcionou em todos os quesitos e, eu não sei como é o livro mas, espero que ele seja um pouco mais profundo do que o filme […]

  • Jade Sibalde
    30 jun 2018

    Fiquei surpresa em saber que Barraca do Beijo tem um livro! Achei o filme um amorzinho, não tão clichê e muito gostoso de assistir, se o livro for nessa linha tem tudo para ser uma ótima leitura. Os outros nem conhecia o filme

  • suzana cariri
    30 jun 2018

    Oi!
    Dos filmes já assistir dois que foi a barraca do beijo, fui assistir só depois do sucesso que o filme fez e com o pé bem atras pois não estava dando muita coisa pelo filme, me arrependi profundamente pois adorei o filme, fiquei sabendo que tinha um livro, agora a A escolha perfeita nem sonhava que tinha um livro, como assim, preciso muito ler, espero que eles lancem o livro também, irei procurar, agora he Fundamentals of Caring não tinha ouvido falar !!

  • Ana Carolina Venceslau Dos Santos
    29 jun 2018

    Eu só sabia do filme a barraca do beijo mesmo mas eu fiquei completamente surpreso em saber que a escolha perfeita era inspirado em um livro e isso realmente não sabia adoro ambos os filmes e pretendo ter os livros respectivos em breve

  • Dos três filmes que tu citou, não conheço os dois últimos. Já vi Barraca do Beijo e ele se tornou meu mais novo amorzinho-clichê-adolescente da Netflix, apesar de eu não ter ainda lido o livro no qual ele foi baseado. Sempre fico com um pé atrás quando se trata de adaptações cinematográficas de livros, mas a Netflix tem me surpreendido bastante ultimamente, não só com as escolhas, mas com a qualidade das produções trazidas ao público.

  • Atraentemente Evandro
    14 jun 2018

    O único que eu já tinha lido algo na net foi o The Kissing Both, os outros não conhecia. Todos parecem interessante. Não sabia que The kissing both tinha começado no wattpad, que legal isso e mostra que a plataforma é uma ótima ferramenta sim. Pena que as editoras por aqui ainda não compraram os direitos deles, mas talvez com a repercussão realmente mudem de ideia.

  • Elizete Silva
    13 jun 2018

    Olá! Realmente é maravilhoso descobrir que aquele filme maravilhoso foi inspirado em um livro, onde você pode encontrar ainda mais detalhes da história que já te conquistou. Uma pena alguns livros ainda não serem publicados aqui no Brasil (alôooo Editoras), mas a Barraca do beijo já foi, então ainda há esperanças. Também não sabia que Pitch Perfect foi baseado em um livro (OMG), já quero, uma pena não ter sido bem avaliado, mas eu espero gostar bastante da leitura.

  • Elidiane Lima
    09 jun 2018

    Oi, Débora!
    É muito bom quando descobrimos que o filme que gostamos tanto foi inspirado em um livro, não é mesmo?!…
    Não li The Kissing Booth, e só ouvi falar dele por causa do burburinho sobre sua estreia na Netflix, mas confesso que não sei tanto a respeito da trama… Soube que vai ser publicado o livro aqui no Brasil, não sei se é verdade essa informação, mas com certeza quem gostou do filme vai querer ler ao livro.
    Não conhecia The Fundamentals of Caring e Pitch Perfect, vou pesquisar sobre os filmes e se eu me interessar vou querer assistir com certeza.
    Abraços!

  • Vitória Pantielly
    07 jun 2018

    Oi Débora,
    Assisti “A barraca do beijo” essa semana, e olha, amei. É clichê? Totalmente. É bobo? Pra mim sim, mas só me encantei com a história linda… Não sabia do livro, e já quero ele!
    O segundo eu ainda não assisti, vou procurar na Netflix.
    “A escolha perfeita” eu sabia que se tratava de uma adaptação, mas procurei críticas, e como você disse, pelo visto o livro não é lá grande coisa né?
    Várias vezes assisto algo e fico pensando isso, como pode não ter o livro? Rsrs.
    Beijos

  • Gislaine Lopes
    05 jun 2018

    Oi Débora,
    Eu gosto quando alguns livros são adaptados, principalmente se for uma história mais leve, pois o risco de que não fique bom é mínimo. Mas me frusta quando assisto a um filme e só depois fico sabendo que foi baseado em algum livro. Que é exatamente o sentimento que estou sentindo agora ao saber que Pitch Perfect é uma adaptação. Juro que não sabia e estou bem chocada, pois amo o filme (os 3 na verdade). Assisti A barraca do beijo e é uma fofura só, o tipo de história para qualquer fase da vida (e é certo que irei assistir de novo). A Netflix tem um bom dedo e gosto para trazer para a TV histórias tão cativantes como essas, só é uma pena que ainda não sou assinante.

  • Pamela Liu
    05 jun 2018

    Oi Débora.
    Não sabia que esses filmes eram baseados em livro, muito menos o Pitch Perfect. Adoro! Vi apenas o primeiro filme.
    Vou ver os filmes e se eu gostar, talvez eu leia os livros.
    The Kissing Both parece bem fofinho e clichê.
    Beijos

  • Micheli Pegoraro
    03 jun 2018

    Oi Débora,
    Tenho muita curiosidade para assistir A Barraca do Beijo, parece ser um filme bem fofinho. Quanto ao livro, provavelmente não leria, pois acho que a história não me envolveria.
    Não conhecia o filme The Fundamentals of Caring, mas já anotei aqui e vou buscar ver assim que tiver um tempinho livre.
    Adoro A Escolha Perfeita, não sabia que tinha livro, e mesmo que não tenha sido tão popular, é claro que fiquei interessada em ler.
    Gostei da lista, quero ver mais post assim 😉
    Beijos

  • Lili Aragão
    03 jun 2018

    Então Débora, sobre A barraca do beijo, eu gostei com muitas ressalvas haha e me sinto a maior chata do mundo por isso já que o que mais vejo são posts amorosos desse filme, maas fiquei feliz que a partir dele a Netflix quer investir mais em romances que aquecem o coração, são sempre bem vindos. Sobre o segundo filme com a Selena Gomez ainda não tinha ouvido falar e vou procurar saber mais e até assistir. E Sobre A escolha perfeita, eu amo o primeiro filme e mesmo achando os outros dois filmes das sequências um tanto quanto desnecessários essa é uma história que me conquistou, não sabia que tinha sido baseada em um livro e fiquei curiosa 😉

  • Lynn Prado
    03 jun 2018

    Ooi Débora, não acredito que o filme lindo como Pitch Perfect foi inspirado em um livro!!! Não acredito ainda mais, que não li ainda!!! Vou correr para saber mais sobre ele!
    Amo filmes inspirados em livros!
    Bjs

  • Bruna Lago
    02 jun 2018

    Oi Débora, nossa é muito bom quando os livros que amamos vira filme ne? Mesmo que muitas vezes não chegam nem perto do que a gente leu. Mas enfim, ontem assisti A Barraca do Beijo, e confesso que não gostei!! Talvez o livro seja bem melhor…
    Ou outros eu não conheço, mas fiquei animada em ao menos assistir
    Beijos

  • Theresa Cavalcanti
    02 jun 2018

    Desses aí eu só assisti A barra do beijo! Gostei bastante, super leria o livro <3

  • Camila Rezende
    02 jun 2018

    Olá Débora,
    Dos filmes citados no post eu já assisti the Kissing Booth e Pitch Perfect. O outro filme eu ainda nao tinha ouvido falar.
    Não sabia que Pitch Perfect foi baseado em um livro e assim como vc preciso ler esse livro (mesmo parecendo ser meio flop).

  • Ludyanne Carvalho
    02 jun 2018

    Dessa lista eu só assisti A barraca do beijo; fazia tempo que não me divertida tanto assistindo um filme. E ainda bem que terá continuação porque o final não foi grande coisa.
    Tem livro de A escolha perfeita? Que incrível…

  • Daiane Araújo
    02 jun 2018

    Oi, Débora.

    Na verdade, “The Kissing Booth” (A Barraca do Beijo) vai ser lançado esse mês pela editora Altral Cultural, e já está em pré-venda.

    É um livro que quero muitíssimo ler. Gostei do enredo!

    Adaptações versus livros, ao meu ver, é algo bem balanceado. Às vezes, as adaptações acabam sendo melhor que os livros.

  • Luana Martins
    02 jun 2018

    Oi, Débora!
    Não assisti nenhum desses filmes e olha que assino a netflix, estou numa maratona de uma série antiga.
    Mas quero assistir ao primeiro filme sitado, quanto ao livros como não tenho domínio do inglês vou esperar que alguma editora nacional lance.
    Obrigada pelas dicas, beijos!

  • Siga o @laoliphantblogInstagram