Lista 28mar • 2019

5 livros de fantasia com heroínas apaixonantes

Eu preciso confessar que há alguns anos atrás eu tinha perdido a minha paixão pelos livros de fantasia. Muito dos livros que eu pegava para ler tinham enredos parecidos, personagens com o mesmo tom de voz e desfechos tão previsíveis que eu nem me dava ao trabalho de chegar ao último livro porque já tinha uma ideia do que iria acontecer.

Felizmente o mercado literário vem mudando e as editorias tem apostado em enredos de fantasia com propostas novas, completamente diferentes do que estamos acostumados. Foi por causa dessa mudança que eu resolvi dar uma segunda chance ao gênero e me apaixonei à primeira vista por suas heroínas determinadas, sem papas na língua e que não levam desaforo pra casa.

E se você também está em busca de se aventurar em enredos fantásticos com essas maravilhosas, aqui estão cinco livros que você precisa colocar na sua estante para ontem!

A Rebelde do Deserto, por Alwyn Hamilton

O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher.

Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.

Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por lhe revelar o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.

Um Tom Mais Escuro de Magia, por V.E. Schwab

Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica.

Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez… a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres.

Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações.

Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam permanecer vivos.

Os Noivos do Inverno, por Christelle Dabos

Honesta e cabeça-dura, Ophélie não se importa com as aparências. Mas, por baixo de seus óculos de aros largos e cachecol desgastado, a garota esconde poderes únicos: ela pode ler o passado dos objetos e atravessar espelhos. A vida tranquila que leva em Anima se transforma quando Ophélie é prometida em casamento à Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã.

Agora, ela terá que deixar para trás tudo o que conhece e seguir seu noivo até Cidade Celeste, a capital flutuante de uma gelada arca conhecida como Polo. Ali, o perigo espreita em cada esquina, e não se pode confiar em ninguém. Sem se dar conta, Ophélie torna-se um peão em um jogo político mortal, capaz de mudar tudo para sempre.

 

O Clã dos Magos, por Trudi Canavan

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam.

Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente.

Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

Enraizados, por Naomi Novik

Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale.

Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo.

Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

 

Gostaram dessa lista? Não esqueçam de deixar nos comentários os livros de fantasia que vocês tem na estante e que tem heroínas que valem a pena a gente conhecer, tá?

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

6 Comentários

  • Elizete Silva
    31 mar 2019

    Olá! Olha muito bom saber que todos esses livros possuem mocinhas Girl Power e apaixonantes, fantasia é um dos meus gêneros preferidos e estou tentando ler mais dele, e essa lista é mais um incentivo, Os Noivos do Inverno está atualmente no topo da minha lista de leituras, mas a Rebelde do Deserto também está há um tempinho chamando minha atenção aqui na minha estante.

  • Tereza Cristina Machado
    29 mar 2019

    Não tenho tanto contato com fantasia, mas ganhei a rebelde do deserto, ainda não li, mas já ouvi falar muito bem dele e com essa lista aqui a empolgação só cresce hahahaha.
    Tem outros aqui na lista que já teve resenha aqui no blog e já estou de olho rs!
    Gostei das indicações, faz bem fantasias de vez em quando hahahaha

  • Angela Cunha
    29 mar 2019

    Este aí é com certeza um dos gêneros que mais gosto de ler, apesar de confessar que ultimamente ando mais focada em romances..rs
    Adorei suas indicações e como não li nenhum dos livros citados, não vejo a hora de poder conferir, principalmente Noivos do Inverno que li a resenha aqui no blog e me apaixonei pelo enredo.
    Fiquei tentando me recordar de livros com mulheres assim e só me veio A Rainha Vermelha! rs
    Beijo

  • Iêda Cavalcante
    28 mar 2019

    Olá!
    Dos livros citados acima só li A rebelde do deserto e Os noivos do inverno, gostei dos dois, as protagonistas realmente se sobressaem demais.
    Porém minha preferida é Amani, li esse livro sem expectativa nenhuma, e que grande surpresa tive, porque ela é uma menina/mulher muito decidida, que corre atras dos seus objetivos e luta incansavelmente para conseguir, o livro me ganhou por ela (claro que o resto ajudou muito), mas Amani é muito amor.
    Ainda não li a continuação, mas ansiedade me define
    Bjs!

  • Ludyanne Carvalho
    28 mar 2019

    Ah, estou cada vez mais apaixonada por esse gênero.
    Enraizados é maravilhoso, me envolveu de uma maneira inexplicável.
    Não gostei tanto de A rebelde do deserto, mas não vejo a hora de ler Os noivos do inverno.

    Beijos

  • Luana Martins
    28 mar 2019

    Oi, Débora
    Ainda não li nenhum dos livros citados porém tenho muita curiosidade de ler todos.
    Não li livros de fantasia protagonizados por mulheres empoderadas.
    Espero mudar isso ler livros de fantasia com essas heroínas maravilhosas, beijos!

  • Siga o @laoliphantblogInstagram