Lista 16dez • 2017

5 livros maravilhosos para você dar de presente neste natal

Sou eu ou parece que foi ontem que era natal na Leader magazine? Eu nunca vou me acostumar em como essas datas festivas de final de ano chegam rápido. Basta um piscar de olhos e eu já estou enfiada em quinze amigos secretos diferentes, festa do escritório de final de ano, seis ceias de natal fora de época apenas para “não passar em branco” e as amigas debatendo se dão ou não presente para o boy – um clássico dessa época do ano, não é mesmo?

Minha família já está muito acostumada com meus hábitos de leitura, então todos os anos a gente pula a parte do “o que você quer de presente” e vai direto para o “escolhe um livro que eu vou te dar”. E eu adoro isso, confesso. Mas eu também aproveito muito essa época de promoções de natal para completar aqueles livros que estão faltando na estante e também conhecer leitores novos. E por isso estamos aqui hoje!

Aproveite a promoção #NataldeDescontosRocco para comprar alguns títulos da editora com até 50% de desconto na Saraiva.

Eu separei alguns dos livros que eu li durante 2017 e que eu acho que dariam excelentes presentes de natal, seja para um amigo secreto ou mesmo para alguém da família. São livros que, de alguma forma, me encantaram muito e que eu posso garantir que não tem como a pessoa que você vai presentear não gostar – isso se ela gostar de ler, porque se ela não gostar, comprem uma biju mesmo ou aqueles kits de sabonete da natura, outro clássico dos presentes de natal.

Nossas Noites, por Kent Haruf

Eu jamais poderia fazer essa lista e não mencionar esse livro. Nossas Noites tem uma adaptação na Netflix, mas a adaptação não chega nem perto de mostrar a narrativa delicada de Haruf. De todos os livros que eu já li, Nossas Noites foi o que mais fugiu da minha zona de conforto. A estrutura poética do livro me pegou de surpresa e eu já aviso que não é uma leitura para todo o tipo de leitor. Ainda assim, os personagens são apaixonantes e o livro ensina muito sobre como o amor não morre, nem mesmo quando a gente envelhece. Essa carta de amor foi o último trabalho de Kent Haruf e é um dos presentes mais lindos que ele poderia ter deixando para os seus leitores.

Se você se interessou por Nossas Noites, eu fiz a resenha completa do livro aqui no blog e se ela não te convencer a comprar esse livro, você também pode conferir uma entrevista que traduzimos com a esposa de Kent, onde ela conta sobre como os últimos meses de trabalho do autor criando Nossas Noites e toda a inspiração por trás do livro.

Comprar: AmazonSaraiva

Eleanor Oliphant está muito bem, por Gail Honeyman

Eu sei que muitos de vocês não gostam de se aventurar em livros de estreia para presentear no natal, mas Eleanor Oliphant Está Muito Bem é um livro que vale a pena correr do risco. Honeyman tem uma escrita muito madura para alguém que acabou de chegar no mercado editorial, e sua personagem principal é dona de uma personalidade peculiar que com certeza vai prender qualquer leitor desde a primeira página. Este livro é uma viagem muito interessante ao mundo de uma jovem que está redescobrindo os seus limites e enfrentando fantasmas do passado. Honestamente? Eu fiquei muito impressionada com a forma leve e até mesmo divertida com que Gail Honeyman conseguiu desenvolver essa personagem.

Eleanor Oliphant Está Muito Bem entrou para a minha lista de livros favoritos e eu posso afirmar que leria qualquer coisa que a Gail publicasse. Estou muito maravilhada com o desenrolar desse enredo e personagem. E se você ainda não está convencido sobre comprar ou não esse livro, eu já liberei a resenha completa do livro aqui no blog, dá uma passadinha por lá!

Compre agora: AmazonLivraria Cultura

Enraizados, por Naomi Novik.

Essa indicação é para aqueles que pretendem presentear amigos que gostam de fantasia, mas precisam urgentemente conhecer novos universos. Naomi Novik chegou na minha vida há pouco tempo e já causou um grande impacto quando terminei a leitura de Enraizados. Estou completamente apaixonada pela forma cuidadosa que ela constrói os seus universos e personagens, além disso, o universo do livro envolve tudo o que nós mais amamos em um universo fantástico, fugindo daqueles clichezões que ninguém aguenta mais ver.

E ainda temos um ponto positivo sobre esse livro: se a pessoa que você quer presentar não está com muito saco para encarar uma série, Enraizados é um livro de fantasia único e você não vai precisar se preocupar em deixar a pessoa enlouquecida atrás de continuações. Eu fiz uma resenha bem completinha sobre a minha experiência lendo Naomi Novik, então se você gosta desse estilo de livro, vale a pena conferir!

Compre agora: AmazonLivraria Cultura

Série Os Números do Amor, de Sarah MacLean

Sim, eu estou indicando uma série! E essa indicação vai para aqueles leitores que estão tentando iniciar os amiguinhos na vida de leitor de romance de época. 2017 foi um ano em que eu me apaixonei completamente por Sarah MacLean. Gostei da forma como ela desenvolve os personagens e de como os seus enredos são sempre criativos e diferentes. E ainda tem aquele “plus” de todos os personagens existirem no mesmo universo, mesmo quando se trata de séries diferentes. Até me arrepia, viu?

Se você quer iniciar alguém nos romances de época, a série Os Números do Amor é perfeita e você pode dar os três volumes sem medo! Eu fiz um post explicando como funciona os livros da Sarah para quem quer ler tudo na ordem certa, e você também pode aproveitar para conferir a resenha de 10 Formas de Fazer Um Coração se Derreter, que é o segundo livro dessa série! E nem pense em resistir a Sarah MacLean, porque ela é maravilhosa. Assim, real oficial mesmo!

Compre agora: Amazon

O Beijo Traiçoeiro, de Erin Beaty

Eis um livro que eu amei do começo ao fim. Perfeito para quem gosta de Jane Austen ou só está procurando por uma heroína que não fica esperando que as coisas caiam no colo dela. Li O Beijo Traiçoeiro há pouco tempo e estou ansiando demais por uma releitura. Apesar de ser uma trilogia e muitas pessoas terem resistência a presentear alguém com um primeiro livro, O Beijo Traiçoeiro é uma leitura da qual você realmente não vai se arrepender. A escrita da Erin Beaty é maravilhosa e seus personagens são engraçados e muito bem construídos. Além disso, o livro conta com os melhores diálogos que um leitor pode querer.

Meu amor por esse livro foi tanto que eu traduzi uma entrevista da autora falando sobre essa experiência de ser uma autora estreante no mercado editorial e sobre como surgiu a ideia do livro. E se isso não for suficiente para te convencer a comprar O Beijo Traiçoeiro, você também pode dar uma olhada na nossa resenha do livro, onde eu levanto todos os pontos que me agradaram nesse enredo lindo.

Onde comprar: Amazon • SubmarinoLivraria Cultura

Esses foram alguns livros que eu acho que dariam ótimos presentes de natal. Vocês podem presentear alguém especial ou podem pedir para serem presentados, só não podem esquecer de vir me contar o que acharam dessa leitura, viu? Aproveita também para seguir a gente no instagram, eu tô sempre dando dicas de leitura por lá!

Gostou? Então se inscreve na newsletter do blog para acompanhar os próximos conteúdos!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.