Lista 13jun • 2018

4 livros que se passam no Oriente Médio

Eu estou me divertindo muito com essa coisa de fazer listas, eu devo dizer. Agora eu fico horas encarando a minha estante, pensando quais livros poderiam entrar em alguma lista maluca que eu estou criando na minha cabeça. E a da vez surgiu apenas da minha vontade de indicar A Rebelde do Deserto para vocês, não vou mentir. Eu amei tanto esse livro que eu precisava de uma desculpa para convencer vocês a colocar a trilogia na estante, caso você ainda não tenha sido convencido pela resenha que foi feita aqui no blog.

Mas aproveitando que estamos falando de A Rebelde do Deserto, eu também indico muito a leitura de A Fúria e a Aurora, principalmente se você gosta de toda aquela vibe de As Mil e Uma Noites. É um livro com muito romance e muita aventura, e eu sei que vocês vão gostar bastante da personagem principal. Mas se não for aventura e fantasia o que você está procurando no Oriente, eu aconselho você a escolher Nas Montanhas do Marrocos que, apesar de não ter sido o meu romance de época favorito, eu sei que pode ser uma boa leitura para alguns de vocês, né?

Confira os livros com enredos que se passam no Oriente Médio:

A Rebelde do Deserto, por Alwyn Hamilton

O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher.

Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.

Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por lhe revelar o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir. ⦁ Compre agora!

A Fúria e a Aurora, por Renée Ahdieh

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto. ⦁ Compre agora!

Nas Montanhas do Marrocos, por Luisa Bérard

Inicialmente ambientado na Inglaterra, nos idos de 1847, conta a história da bela e impetuosa lady Katherine Hartington, a filha mais nova do conde de Northwick. A narrativa construída em torno da jovem protagonista apresenta as relações familiares e a suntuosidade da época vitoriana, descrevendo o estilo de vida da aristocracia inglesa e os obstáculos sociais impostos às mulheres, impedidas de aspirar a algo além de um promissor casamento. Nesse universo sobressai a figura da poderosa duquesa de Melbourne, que não se amolda a esse papel socialmente pré-estabelecido e transmite à sobrinha seus conhecimentos sobre o instigante mundo dos negócios, potencializando o seu natural desejo de liberdade.

Mas um revés do destino fez com que Katherine aportasse em Tânger em um contexto completamente inesperado. De uma hora para outra, a inglesa se vê obrigada a viver no Marrocos e conhece sua apaixonante cultura e paisagens montanhosas e desérticas. Nesta exótica jornada, ela se depara com o mais importante: o amor. Entre tentativas de retorno à Inglaterra e o fascínio pelas areias do Saara, majestosas cordilheiras marroquinas e um desafio amoroso que a seduzem para ficar, Katherine se defrontará com novas e impensáveis realidades, sem suspeitar das guinadas que o futuro ainda lhe reservaria.

Nas montanhas do Marrocos é um romance escrito no melhor estilo de obras do gênero, aclamadas pelos públicos nacional e internacional. Com criatividade e originalidade, Luisa Bérard reuniu, na dose certa de grandes best-sellers, personagens memoráveis, sedução, paixão, conflitos e intrigas, demonstrando com sua ágil narrativa e criteriosa pesquisa histórica o quanto pode ser ilusória e vazia a liberdade sem amor. ⦁ Compre agora!

Persépolis, por Marjane Satrapi

Marjane Satrapi tinha apenas 10 anos quando viu-se obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979, ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita, apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão dos persas. 25 anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que transformou-se, Marjane, emocionou leitores de todo o mundo com sua autobiografia nos quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.

Em Persépolis, o popular encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor infiltra-se no drama, e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.  ⦁ Compre agora!

Gostaram dessa lista de livros? Não deixa de contar aqui nos comentários se você já leu algum desses livros ou se um deles já está na sua lista de leitura, tá? Ah, e não deixa de acompanhar o blog nas redes sociais para saber quando vamos ter mais listas com esta!

Créditos de Imagem: Little Manatea

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

10 Comentários

  • Vitória Pantielly
    16 jun 2018

    Oi Débora,
    Ah, também adoro criar listas de livros na cabeça e ver as semelhanças entre eles, rs.
    Não me lembro de ter lido nada que se passe no Oriente Médio, até acho que li um do Sidney Sheldon, mas tenho pouquíssimas lembranças sobre a história.
    “A rebelde do deserto” não foi um livro que me conquistou de cara, mas depois de tantas opiniões positivas acabei colocando ele na lista de desejados, quem sabe não tenho a oportunidade de ler e me encantar com você.
    Outro que tenho um grande interesse é “Nas montanhas do Marrocos”, parece que a autora fez um belo trabalho nessa história, fora que fiquei babando no kit que ela enviou aos parceiros, mto capricho!
    Beijos

  • Gislaine Lopes
    15 jun 2018

    Oi Débora,
    Tenho muita pouca experiência com livros que se passem no deserto, mas acho uma ambientação muito interessante de ser explorada. Eu já tinha visto a capa de Persépolis diversas vezes, mas como nunca li a sinopse não sabia que se passava do deserto. Dessa lista os que mais anseio ler são A rebelde do deserto e A fúria e a aurora.

  • Bruna Lago
    13 jun 2018

    Eu sempre vi muuita coisa boa sobre A Rebelde do Deserto, mas nunca li, confesso que tenho curiosidade. Outro que tinha dúvida era A Fúria e a Aurora, mas não sei porque demorei tanto pra ler. Que livro lindo e tão maravilhoso! Raramente leio fantasia, mas esse fiquei muito curiosa, principalmente com as resenhas tão boas que li, claro que não poderia deixar de lado. E hoje indico a todos 🙂

  • Lili Aragão
    13 jun 2018

    Já li a duologia de A Fúria e a Aurora e é uma das minhas preferidas, amei a história. Quero muito ler A Rebelde do Deserto, essa trilogia já esta na minha meta. E tô bem curiosa sobre Nas Montanhas do Marrocos, a capa é linda 😉

  • Micheli Pegoraro
    13 jun 2018

    Adorei o post Débora, ai tem alguns livros que estou querendo ler há anos, quem sabe agora me animo de vez kkk
    Quero muito ler A Rebelde do Deserto, mas não sei porque ainda continuo adiando a leitura.
    A Fúria e a Aurora também está na lista há tempos! Estou bem curiosa pra conferir essa aventura baseada em um clássico da literatura.
    Persépolis promete ser uma leitura impactante, envolvente e cruelmente realista, é um dos livros que mais desejo ter na estante no momento.
    Beijos

  • Camila Rezende
    13 jun 2018

    Olá Débora,
    Não me recordo de ler nenhum livro que a estória se passa no Oriente Médio.
    eu tenho A Rebelde do Deserto mas ainda não li pq estou esperando consegui todos os livros para iniciar a leitura.
    Eu não conhecia os outros livros que vc indicou e fiquei curiosa pra saber mais sobre eles.

  • Ludyanne Carvalho
    13 jun 2018

    Li A rebelde do deserto recentemente e me decepcionei, não consegui me conectar com a história e achei bem razoável.
    Eu gostei da Amani e dessa força que ela tem, ela é a feminista do deserto.
    Estou pensando em ler A fúria e a aurora.

    Beijos

  • Pamela Liu
    13 jun 2018

    Oi Débora.
    Eu ainda não li nenhum livro que se passe no Oriente Médio.
    Quero ler os 4 livros citados nesse post. Achei as sinopses bem interessantes. Os livros de fantasia estão mais dentro da minha zona de conforto, mas os outros dois livros seriam uma experiência nova para mim.
    Beijos

  • Theresa Cavalcanti
    13 jun 2018

    Oi Débora,
    Estou louca para ler A Rebelde do deserto faz muito tempo. Só vejo as pessoas falando super bem desse livro e minha vontade só aumenta. Acho que nunca li um livro que se passe no Oriente Médio!

  • Daiane Araújo
    13 jun 2018

    Oi, Débora.

    Que eu me lembre, nunca li nenhum livro que se passam no Oriente Médio, mas acho fantástico, pois sempre tem algo mágico inserido no livro. A ambientação dão um bom enredo.

    Tô querendo ler “A Fúria e a Aurora” e “A Rebelde do Deserto” há um tempinho.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram