Lista 09out • 2018

4 Contos de fadas obscuros para leitores de Young Adult

Vocês não acharam que eu ia deixar os leitores do blog sem algumas leituras trevosas para Outubro, não é mesmo? Confesso para vocês que eu não sou uma grande leitora de terror, na verdade, é um gênero bem ausente na minha estante por puro gosto pessoal misturado com muito cagaço porque eu fico impressionada com facilidade. Mas, o dia das bruxas é uma data muito legal para reviver releituras sombrias e eu realmente não estava afim de fora dela.

Eu posso não ser uma grande leitora de terror, mas eu sou uma grande leitora de releituras de contos de fadas e, não tem nada que eu goste mais quando o autor conta a história de um ponto de vista mais sombrio do que os roteiros da Disney. Embora não sejam livros de terror, o toque obscuro desses livros se encaixam muito bem nas listas de leituras daqueles que não estão dispostos a se arriscar nos suspenses arrepiantes e ainda tem o plus de serem leituras maravilhosas!

Garotas de neve e vidro, por Melissa Bashardoust

Mina é filha de um mago cruel e sua mãe está morta. Aos dezesseis anos, seu coração nunca bateu apaixonado por ninguém – na verdade, ele jamais bateu de forma alguma, e Mina sempre achou esse silêncio normal. Ela nunca suspeitou que o pai arrancara seu coração e, no lugar, colocara um coração de vidro. Então, quando Mina chega ao castelo de Primavera Branca e vê o rei pela primeira vez, ela cria um plano: ganhar o coração dele, tornar-se rainha e finalmente conhecer o amor. A única desvantagem desse plano, ao que tudo indica, é que ela se tornará madrasta.

Lynet tem quinze anos e é a imagem de sua falecida mãe. Um dia, ela descobre a verdadeira razão disso: a partir da neve, um mago a criou à semelhança da rainha morta. Mas, apesar de ser a projeção visual perfeita da falecida rainha, Lynet preferiria ser forte e majestosa como sua madrasta, Mina. E Lynet realiza seu desejo quando o pai a torna rainha dos territórios do sul, tomando assim o lugar de Mina.

A madrasta, então, começa a olhar para a enteada com algo que se assemelha ao ódio, e Lynet precisa decidir o que fazer – e quem quer ser – para ter de volta a única mãe que de fato conheceu… ou simplesmente vencer Mina de uma vez por todas.

Garotas de neve e vidro traça a relação de duas mulheres fadadas a serem rivais desde o princípio – a não ser que redescubram a si mesmas e deem novo significado à história que lhes foi imposta.

Hazel Wood: A origem do azar, por Melissa Albert

Alice Proserpine tem 17 anos e, desde que se lembra, passou a maior parte da vida na estrada com sua mãe. Perseguidas por uma onda de azar quase sobrenatural e sempre dependendo de favores alheios, elas nunca conseguiram permanecer muito tempo no mesmo lugar.

Mas, quando a avó de Alice – reclusa autora de um cultuado livro de contos de fadas sombrios – morre sozinha na mansão Hazel Wood, a jovem descobrirá o tamanho de sua má sorte: sua mãe é sequestrada. Além disso, o rapto foi feito por alguém que diz ter saído de Recôndito, o cruel e fantástico mundo onde as histórias de sua falecida avó são ambientadas. E a mãe de Alice deixou apenas uma pista:

“FIQUE BEM LONGE DE HAZEL WOOD”

Entretanto, para salvá-la, Alice não terá escolha a não ser desbravar esse universo desconhecido – e quem sabe descobrir porque, afinal, tudo em sua vida tem dado tão errado.

O Príncipe Cruel, por Holly Black

Primeiro livro da mais nova série de Holly Black. Conheça a impressionante história de uma garota mortal que se vê presa em uma teia de intrigas reais. Jude tinha 7 anos quando seus pais foram assassinados e foi forçada a viver no Reino das Fadas. Dez anos depois, tudo o que ela quer é ser como eles – lindos e imortais – e realmente pertencer ao Reino das Fadas, apesar de sua mortalidade.

Mas muitos do povo das Fadas desprezam os humanos. Especialmente o Príncipe Cardan, o filho mais jovem, mais bonito e mais cruel do Grande Rei. Para ganhar um lugar na Alta Corte, ela deve desafiá-lo… e enfrentar as consequências. Envolvida em intrigas e traições do palácio, Jude descobre sua própria capacidade para truques e derramamento de sangue.

Mas, com a ameaça de uma guerra civil e o Reino das Fadas por um fio, Jude precisará arriscar sua vida em uma perigosa aliança para salvar suas irmãs, e o próprio Reino. Com personagens únicos, reviravoltas inesperadas, e uma traição de tirar o fôlego, este livro vai deixar o leitor pedindo bis – querendo mergulhar de cabeça na continuação deste universo.

A Fúria e a Aurora, por Renée Ahdieh

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer.

Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Sem Coração, por Marissa Meyer

Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos.

Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto.

Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos… A aclamada autora das Crônicas Lunares oferece uma visão do País das Maravilhas diferente de qualquer outra já vista e conta a história de uma garota que viria a ser um dia a famosa Rainha de Copas.

Eu realmente espero que vocês tenham gostado dessa lista. Não é a mesma coisa que livros de suspense, eu sei, mas acho que é um meio termo interessante, principalmente se você está buscando leituras novas. Não deixa de me contar se chegou a ler algum desses livros e o que achou das minhas indicações, tá?

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

12 Comentários

  • […] Confissões de uma Garota Desastrada é o livro que você estava esperando. Eu já imaginava que fosse ser algo nesse estilo, mas eu realmente não imaginei que a Emma Chastain conseguiria a proeza de não desenvolver uma personagem que nem é tão […]

  • Patrini Viero
    31 out 2018

    Já ouvi falar de todos os livros que tu citou, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum deles. Gosto muito de terror e por isso minha TBR do mês de outubro é sempre especial pra mim. Mas também adoro releituras de contos de fadas, principalmente se elas vierem acompanhadas de uma história mais sombria, acho que tem tudo a ver com os contos originais que poucos leitores conhecem. Já coloquei os livros na lista de desejados, com certeza!

  • Lily Viana
    28 out 2018

    Olá!
    Adorei muito as dicas, o livro Garotas de vidro e neve me deixou muito curiosa por ele, tem uma sinopse bem interessante..Os demais são ótimos, obtenho A fúria e a aurora na estante e pretendo ler em breve.

    Meu blog:
    Tempos Literários

  • […] vou confessar para vocês que eu sou do tipo de leitora que tem uma certa resistência com livros que tem um certo hype. Por exemplo, quando todo mundo começou a falar de Trono de Vidro, eu decidi […]

  • sarah castro
    23 out 2018

    Garotas de neve e vidro esta na minha lista desde o lançamento e só leio criticas positivas. As demais indicações eu adorei, só tem um que eu não leria pois eu to FUGINDO de series de livros, não tenho mais coração para aguardar lançamento aqui no Brasil kkkk mas ótima lista, gostei bastante e ainda mais por ser young adult ♥

  • Luana Martins
    23 out 2018

    Olá, Débora
    Amei as indicações!
    Ainda não li nenhuma e alguns livros não conhecia, já estão anotadinhos e minha listinha só aumentando.
    Não costumo ler terror, mas suspense e drama eu leio e muito.
    Beijos

  • Alice Pereira
    16 out 2018

    Adorei as indicações!
    “Sem Coração” está no topo da minha lista, porém a série da Holly Black já estava em minha meta há um tempão. Também tenho bastante curiosidade de ler os livros de Renée.

  • Pamela Liu
    10 out 2018

    Oi Débora.
    Adorei as indicações.
    Quero ler todos os livros indicados! Gosto muito de releituras de contos de fadas, principalmente novas versões de Alice, então quero muito ler Sem coração.
    Também não sou muito fã do gênero terror, então fiquei bem feliz com as indicações.
    Beijos

  • Vitória Pantielly
    10 out 2018

    Débora,
    Eu gosto de livros mais obscuros, mas no meu caso, são bem aqueles de terror mesmo, poucas vezes li algum mais leve, ou é romance ou é terror, vai entender, rs.
    De todos os que você citou, o que mais me chama atenção é Sem Coração, esse lançamento ganhou meu coração, e eu pretendo ler em breve, estou doida para tê-lo em minha coleção. Quanto aos outros, pretendo ler, mesmo os que fazem parte de séries.
    Beijos

  • Ludyanne Carvalho
    10 out 2018

    Menina, que susto!! Eu sou super medrosa, não leio terror nem pagando, mas estou com A fúria e a aurora para ler aqui, aí já aflita quando li que faria indicações mais obscuras. Haha… Fico feliz em saber que não são horripilantes.
    Desejando Sem coração e O príncipe cruel, ainda mais que O príncipe cruel se passa no universo das Fadas. Amo!
    Garotas de neve e vidro tem uma capa linda, e me parece interessante. Acho que vou querer ler também.
    Colocaria Enraizados nessa lista.

    Beijos

  • Kleyse Oliveira
    10 out 2018

    Olá Débora!
    Todos esses livros já estão na minha wishlist para comprar pois me apaixonei pelas capas e a sinopse.
    E já vi muitas resenhas positivas sobre todas.

  • Angela Cunha
    10 out 2018

    Eu adoro o gênero!rs Tipo assim, o gênero na literatura e faço questão de viver lendo algum livro de terror. Agora para algo em tv, filmes ou séries pertenço também ao time do cagaço.rs e corro pra longe!
    Por isso, adorei as dicas acima e como não li e nem tenho nenhum dos livros citados, fiquei de olho em todos, principalmente A Fúria e a Aurora e Sem Coração(que li resenha aqui no blog esta semana)
    Garotas de Neve e Vidro também me prendeu a atenção pela capa, título e sinopse!Vou dar uma procurada nele!!!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram