Lista 07maio • 2019

5 Livros para quem gostou de A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein

Há algum tempo atrás, eu fiz a resenha de A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, que é a brilhante releitura da Kiersten White para o clássico de Mary Shelley, Frankenstein. Quem leu a resenha sabe que eu gostei demais dessa leitura e por causa disso, achei que seria legal trazer alguns outros títulos que podem ser atrativos para quem leu A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, ou até mesmo para quem ainda não leu, mas curtiu a sinopse do livro.

Só pra ficar bem claro, dos quatro livros que eu vou falar aqui, eu só li um. Mas eu tentei juntar uma lista de livros de terror (ou pelo menos suspense), literatura clássica, ou pelo menos inspirados em literatura clássica, e todos escritos por mulheres. Então sem mais delongas, vamos a lista:

FRANKENSTEIN, de Mary Shelley

Vamos começar com o mais óbvio, não é? Se você gostou de A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein, você provavelmente vai gostar de Frankenstein de Mary Shelley. Esse livro é um clássico, e é considerado o primeiro livro de ficção científica da história. Se você curtiu o livro da Kiersten White, então com certeza vai gostar do clássico da Mary Shelley, já que ele se aprofunda ainda mais nas questões morais e filosóficas.

Pra quem não conhece, Frankenstein segue Victor Frankenstein, um brilhante cientista que procura realizar seu mais impressionante experimento: criar artificialmente uma forma de vida a partir de partes de cadáveres. Victor consegue tal façanha, mas sua criação o deixa completamente horrorizado. Abandonado por seu criador e sem nenhum outro motivo para viver, a criatura se dedica a trazer destruição de seu criador.

 

 

A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson

Eu tenho ouvido falar muito desse livro, com certeza por causa da série da Netflix. E achei que seria legal incluir ele nessa lista porque pelo que eu li até agora (como eu falei agora pouco, ainda não li esse livro), ele tem aquela atmosfera de terror gótica que tem muito a ver com A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein.

Em A Assombração da Casa da Colina, o Dr. Montague convida algumas pessoas passarem um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. Mas o que começa como uma divertida exploração de um mito inocente se transforma em uma viagem através dos piores pesadelos de seus hóspedes.

 

 

 

O Diário da Mariposa, de Rachel Klein

Outro livro que entrou pra lista por ter aquela atmósfera gótica que eu amo. Dessa vez, a história foca em outra criatura clássica do terror: os vampiros. Eu ainda não li esse livro, mas eu vi a adaptação para o cinema e gostei bastante, então estou ainda mais animado para fazer essa leitura logo.

Em O Diário da Mariposa, a narradora é uma adolescente que vive em um colégio interno, junto com sua colega de quarto e melhor amiga, Lucy. Mas a chegada de uma nova aluna, Ernessa, ameaça a amizade entre a narradora e Lucy. Aos poucos, a narradora se torna cada vez mais perturbada por Ernessa, e a pergunta que cerca o diário se torna mais clara: Seria Ernessa uma vampira?

 

 

 

A Torre do Terror, por Jennifer McMahon

Saindo um pouco do horror gótico, mas mantendo naquela onda de terror inspirado nos clássicos, A Torre do Terror foi uma leitura muito legal que eu fiz há algum tempo. O final não foi exatamente o que eu esperava, mas eu curti muito acompanhar os mistérios e a atmosfera sombria desse livro. Não é exatamente a mesma atmosfera dos outros livros da lista, talvez seja um pouco mais inspirado nos filmes de terror antigo do que na literatura gótica, mas mesmo assim, achei que ele merecia estar nessa lista.

As irmãs Piper e Margot cresceram junto com a melhor amiga Amy, brincando nos corredores do hotel da família de Amy. Anos depois, já adultas, Piper e Margot não falam com Amy a anos. Mas numa noite sombria, Amy supostamente assassina seu marido e seu filho, deixando apenas sua filha Lou viva. Piper e Margot são então trazidas de volta para dentro das paredes do Hotel da Torre, e precisam lidar com o fato de que talvez algo que habita o hotel ainda assombra suas vidas.

 

Belezas Perigosas, de Libba Bray

Pra fechar a lista, vamos com um livro (na verdade, uma série) que eu quero ler faz muito tempo. Eu gosto pra caramba dos livros da Libba Bray, principalmente de Os Videntes (leiam esse também, é ótimo), e eu realmente não consigo entender porque eu ainda não mergulhei nessa série. Totalmente inspirada nas histórias góticas da época vitoriana, Belezas Perigosas com certeza está na minha TBR.

Em 1895, Gemma Doyle, de 16 anos é enviada para Spence, um prestigioso colégio interno na Inglaterra, após o suicídio de sua mãe. Solitária, cheia de culpa e propensa a visões do futuro que têm um desconfortável hábito de se tornar realidade, a recepção de Gemma é muito fria. Para piorar as coisas, ela foi seguida por um misterioso jovem indiano, um homem enviado para observá-la.

Bom, essa é a minha lista? E vocês, já leram A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein? Já leram algum dos livros dessa lista? Conta pra gente nos comentários!

Vinicius Fagundes ver todos os artigos
24 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

7 Comentários

  • Kleyse Oliveira
    16 maio 2019

    Olá Vinicius!
    Gostei das indicações e já vou anotar todas.
    Estou me aventurando nesse gênero oas poucos.

  • Rayssa Bonai
    15 maio 2019

    Confesso que nunca li nada nesse estilo. Não sou muito fã de terror rsrs, mas acho que vale a pena dar uma oportunidade a esses livros que você indicou.
    Estou tentada a ler O Diário da Mariposa, já que histórias envolvendo vampiros geralmente me agradam muito.
    Belezas Perigosas também me chamou muito a atenção, já que como você disse a autora se inspirou nas histórias góticas da época vitoriana e esse fato me deixou muito curiosa para saber mais sobre a história.
    Obrigada pelas indicações. Bjs!

  • Rayane B. de Sá
    15 maio 2019

    Entre todos os livros apresentados na resenha, o que me chamou mais a atenção foi Belezas Perigosas, a história parece incrível e me deixou muito curiosa pra fazer a leitura. Vou adicionar à lista de leituras ❤
    Frankenstein é um clássico que eu sinto que já deveria ter lido do tanto que já ouvi falar sobre. Por não ser o tipo de livro que estou acostumada a ler, tenho receio de acabar não gostando.
    Não li nenhum da lista, mas pretendo mudar isso em breve rsrsrs ❤

  • Elizete Silva
    14 maio 2019

    Olá! Eita que eu ainda não li nenhum dos livros da lista, muito por falta de tempo, mas também por esse não ser um gênero que costume ler muito, ainda assim, a sinopse de Belezas Perigosas foi a que mais chamou minha atenção, e por isso foi o único que entrou na minha listinha.

  • Luana Martins
    11 maio 2019

    Oi, Vinicius
    Li a resenha de A Sombria Queda de Elizabeth Frankenstein aqui no blog e adorei.
    Não li nenhum dos livros citados, mas gostei muito das dicas vou anotar na pequena lista que só cresce.
    Beijos

  • Tereza Cristina Machado
    08 maio 2019

    Hahahaha que lista muito assombrada rs! Eu não li nenhum desses livros, mas tenho curiosidade de ler essas adaptações de Frankenstein e assombração da casa da colina eu também quero… gosto de variar na hora da leitura e nesse gênero eu leio muito pouco então amo essas listinhas.

  • Angela Cunha
    08 maio 2019

    Uma vergonha total..rs Mas eu só conheço a obra de Frankestein de Mary e em uma versão bem antiga, da Biblioteca aqui de Lost!
    Mas acompanhei a resenha de Elizabeth aqui no blog e não vejo a hora de poder conferir a obra.
    Aliás, depois deste monte de dica valiosa acima, eu quero é todos!
    A Assombração já está na minha lista de desejados tem um bom tempo!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram