Literaría 06jun • 2016

Entendendo o gênero New Adult

gênero New Adult

Ano passado eu fiz um evento na minha cidade com foco em New Adult por ser um tipo de leitura que tem ganhado muitos leitores ao longo do tempo. Foi nesse evento que eu percebi que a maioria dos leitores não tem a menor ideia do que significa o gênero, ou sabe identificar livros que são apontados como “New Adult”, sendo assim eu resolvi criar esse post para tentar explicar um pouco sobre o gênero e esclarecer algumas dúvidas comuns.

Na literatura sabemos que existe o gênero infantil, voltado para crianças pequenas; os juvenis, voltados para crianças um pouco mais velhas; os conhecidos Young Adults (YA), para adolescentes entre 14 e 18 anos; e os livros adultos que tem uma abrangência bem grande. Certo? Basicamente, e explicando de um jeito bem simples, o New Adult é o gênero que surgiu para suprir o público entre os Young Adults e os livros Adultos. Mas calma, eu vou explicar um pouco melhor.

gênero New Adult

O New Adult é um gênero voltado para leitores entre 18 e 25 anos que estão em transição da fase de adolescente para a fase adulta. Você consegue facilmente identificar essas transições quando o personagem está dando seus primeiros passos de independência. A maioria dos livros desse gênero se passam em ambientes universitários e normalmente trazem no enredo questões como descoberta de identidade, drogas, sexualidade, primeiro emprego, problemas familiares etc.

É preciso tem em mente que, o New Adult também pode apresentar personagens ainda nos seus 16 anos, como por exemplo em Sr. Daniels, onde a protagonista estava no seu último ano do ensino médio. Ainda assim, os enredos apresentam temáticas muito mais fortes do que os Young Adults, focando sempre nessa transição do personagem entre a adolescência e a vida adulta, forçando a lidar com questões mais decisivas para a sua vida.

gênero New Adult

A maior parte dos New Adults que li até hoje foram narrados do ponto de vista da mocinha, mas existem alguns autores que se arriscam no ponto de vista masculino, ou pelo menos alternam a narrativa entre os personagens principais. Além disso, é sempre bom dizer que boa parte dos New Adults tem como plano de fundo principal um romance ou um relacionamento, e a partir disso, os autores vão inserindo outros elementos para deixar seu enredo mais interessante. Você vai encontrar muitos enredos onde o personagem tem um segredo ou algo do passado a ser revelado. Parece meio cliché, mas quem é que não tem fantasmas para enfrentar nessa vida, não é?

O gênero tem chegado ao Brasil aos poucos. Não temos muitos autores publicados, mas alguns já ganharam os corações dos leitores brasileiros, como por exemplo: Jamie McGuire, a autora de Belo Desastre e da série Irmãos Maddox; Colleen Hoover, autora de Métrica e Um Caso Perdido e Amy Harmon, autora de Beleza Perdida. Ambas são autoras que eu recomendo para quem está começando a se aventurar no universo dos New Adults.

Espero que vocês tenham gostado do post. Qualquer dúvida sobre New Adult ou apenas uma discussão saudável é muito bem vinda nos comentários!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

16 Comentários

  • […] Medidas é o terceiro de uma trilogia que aparentemente conta a história de ex-presidiários e, como todo o New Adult que conhecemos, os nossos protagonistas são musculosos, tatuados e com aquela vibe sedutora que uma vez, lá em […]

  • Maria Luiza
    17 jun 2016

    Não sabia que Métrica era também New Adult. Não sou fã de livros do tipo, talvez porque eu não faça parte da faixa etária indicada haha 🙂

    Blog: http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCcIjn7jr_aCfp5QzrTGRwLg

  • Angel Sakura
    12 jun 2016

    Temos nacionais interessantes deste tema, tipo a briones. Adorei o post, muito informativo e bem feito <3
    Vou usar de referencia pros amigos entenderem.

  • Catharina
    10 jun 2016

    Oie
    new adult é amor, to louca inclusive para ler Métrica, amo essa autora e só falta o ultimo da série pra eu começar a ler, quero muuuito ler Beleza perdida e a série Belo desatre

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Sandra
    09 jun 2016

    Hey, Débora!

    Ótima a sua ideia do post.
    Tem muita gente que se confunde mesmo.
    Eu já devo ter dito aqui, não me lembro, mas sinto certa preguiça dos livros NA. Leio um ou outro de vez em quando, mas é muito raro eu gostar.
    Tem que ser muito bem escrito pra me ganhar, mas na maioria das vezes acaba sempre sendo mais do mesmo.
    Como eu disse, vez ou outra eu dou uma chance, mas não sou fã, não.

    Beijos!

  • cila-leitora voraz
    09 jun 2016

    Oi Débora sua linda, tudo bem?
    Adorei a sua postagem, tem tudo a ver com literatura e aposto que é a dúvida de muita gente. Eu amo de paixão Belo Desastre, e sou louca para ler Beleza Proibida. Eu adoro esse gênero.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Marijleite
    09 jun 2016

    Olá, gosto bastante desses posts explicativos; é um gênero que gosto de ler, embora ainda não tenha lido livros de nenhuma das autoras citadas.

  • Sabrina Oliveira
    09 jun 2016

    Oi Débora! Eu ja tinha visto algumas explicações para o gênero, mas seu post foi muito esclarecedor e bem mais objetivo, obrigada. Não li muito a livros assim, na vdd nem me vem a cabeça se li algum assim hahaha. Mas, é algo que pretendo experimentar. Beijos.

  • NIZETE RIBEIRO
    08 jun 2016

    Olá
    Gosto muito desse gênero, mas costumo peneirar antes de iniciar uma leitura, pois não aprecio quando tem MUITAS cenas eróticas que trama, acho que ficam muito cansativos livros com essa apelação erótica. Enfim…
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

  • Jess
    08 jun 2016

    Olá!
    Que postagem ótima, vai ajudar muita gente que não faz ideia do que seja esse gênero ou confunde com YA.
    Eu AMO o gênero New Adult e meu livro favorito é Belo Desastre, ótima dica que você deu! Seria de fato o livro que eu indicaria para quem quer começar no gênero.
    Adorei o post!
    Beijos!

  • Vivianne Sophie
    07 jun 2016

    Olá Débora,

    Nossa esse esclarecimento caiu do céu, sério. Esses dias fui escrever um post sobre uma autora e ela escreve exatamente livros do gênero New Adult, mas aí eu fiquei pensando: gente qual a diferença do new adult para o young adults , e por incrível que pareça não achei nada tão explicado como esse post seu. Gostei muito de verdade. Eu particularmente prefiro o New Adult mesmo (que está mais intricado na minha idade haha), e foi muito bom sanar essa dúvida.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

  • SUZZY CHIU
    07 jun 2016

    Oioi! Tudo bem?
    Amo New Adult, mas mta gente nao entende sobre o genero.
    Dos romances, o que eu mais gosto é esse.
    OS dramas sempre me deixam no chao e o casal eu shippo mtoooo!
    Muito bom o post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • cristina deutsch
    07 jun 2016

    Oi, como vai?
    Adorei seu post, boa ideia, pois, muitos realmente desconhecem a faixa etária do gênero (YA) eu gosto muito de livros New Adult, a maioria aborda assuntos que rola no mundo adolescente, amores, amizades, traições….sempre que posso leio um do gênero, bom para não perder a conexão com os mais jovens.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

  • cristina deutsch
    07 jun 2016

    Oi, como vai?
    Adorei seu post, boa ideia, pois, muitos realmente desconhecem a faixa etária do gênero (YA) eu gosto muito de livros New Adult, a maioria aborda assuntos que rola no mundo adolescente, amores, amizades, traições….sempre que posso leio um do gênero, bom para não perder a conexão com os mais jovens.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

  • EU gosto de livros New Adult, mostra um lado onde a pessoa ainda está amadurecendo portanto a impulsividade é uma marca dos personagens das autoras. Mas eu gosto de ler. Bjs

  • Thaísa Tavares
    07 jun 2016

    Débora, adorei o post. Gosto muito do conteúdo do seu blog e achei muito bem explicativo o post, eu já entendia como funcionava o gênero, mas concordo com você: muita gente ainda não faz ideia do que seja.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram