Literaría 11maio • 2016

Graphic MSP

graphicmsp-1

Quem acompanha os posts  aqui no blog já deve ter visto que Maio é o mês especial de quadrinhos do La Oliphant. A Débora já fez um post super legal, falando sobre a diferença entre história em quadrinhos, Graphic Novel e manga, e vão ter vários outros posts ao longo do mês. E conversando com a Débora, surgiu a ideia de fazer um post sobre um tema que eu tenho certeza muita gente vai se identificar: sobre a Turma da Mônica.

Eu aposto que assim como eu, muitos de vocês que estão vendo esse vídeo começaram a aprender a ler com as revistinhas da turma da Mônica, não é? Bom, o que muitos de vocês talvez não saibam é que em 2009, a Mauricio de Souza Produções convidou vários artistas brasileiros a criarem versões diferentes de seus personagens, pra comemorar os 50 anos de carreira do Mauricio de Souza. O projeto, chamado de MSP 50 – Mauricio de Souza Por 50 Artistas reuniu diversos artistas de sucesso, incluindo Laerte, Ziraldo e Ivan Reis.

A coleção fez tanto sucesso que em 2010, a Mauricio de Souza Produções decidiu repetir a ideia e lançou a MSP +50 – Mauricio de Souza Por Mais 50 Artistas, mas dessa vez a proposta foi um pouco diferente. Alem de mostrar versões diferentes dos personagens, a coleção procurou também apresentar para um grande público artistas brasileiros que talvez eles ainda não conheciam. E depois que essa coleção também fez sucesso, a Mauricio de Souza Produções anunciou um novo selo, chamado Graphic MSP, que seria dedicado a lançar graphic novels feitas por artistas brasileiros, reinterpretando os personagens criados pelo Mauricio de Souza.

graphicmsp-2

E essa coleção é o tema do post de hoje! há algum tempo atrás, a Amazon estava com uma promoção de histórias em quadrinhos, e eu não perdi tempo em comprar algumas das graphics desse selo. Eu não tenho todas as graphics que foram lançadas, ainda faltam algumas que eu não comprei, mas eu acho que com as que eu tenho aqui já dá pra vocês terem uma noção do quão incrível esse projeto é.

Bom, a primeira graphic que foi lançada nesse selo foi a Astronauta – Magnetar. escrita pelo Danilo Beyruth. Na graphic, o personagem Astronauta está em uma missão, examinando uma estrela quando sofre um acidente, e fica basicamente naufragado no espaço. A arte é realmente linda, as cores são muito bonitas mesmo, e a história é cheia de suspense e de drama. A graphic teve uma continuação, astrounauta – singularidade, que dá continuidade a história da primeira. A continuação é tão boa quanto a primeira, e a arte continua linda.

Logo depois, foi lançado o segundo titulo da coleção, Turma da Monica – Laços. os artistas são Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, que são dois irmãos super talentosos, e a história da graphic é que a turminha que todo mundo já conhece, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão precisam lidar com um grande problema quando o Floquinho, cachorro do Cebolinha, foge. A arte é maravilhosa, e a escrita dos dois é muito divertida. A continuação, Turma da Mônica – Lições, é ainda melhor, super emocionante, e faz você se sentir como se fosse uma criança, lendo os gibis de novo.

graphicmsp-3

A próxima graphic que foi lançada foi Chico Bento – Pavor Espacial. Escrita pelo Gustavo Duarte, a graphic mostra o Chico Bento, seu primo Zé Lele, e o seu porquinho, Torresmo sendo abduzidos por aliens. É uma história muito divertida, e a arte é bem interessante, porque boa parte dela é contada sem diálogos, somente com os desenhos mesmo.E a última graphic que eu tenho é Louco – Fuga. Escrita pelo Rogério Coelho, a história conta meio que a origem do personagem Louco, e mostra ele fugindo de umas criaturas muito estranhas. A arte dessa graphic é muito linda, e a história é bem divertida, bem maluca e nonsense mesmo.

Ainda foram lançadas mais algumas graphics que eu não tenho. Foram lançadas as graphics Piteco – Ingá, Bidu – Caminhos, Penadinho – Vida, e Turma da Mata – Muralha, mas eu ainda não tive a chance de comprar essas. Já foram anunciados também lançamentos pro futuro, incluindo uma graphic do Papa Capim, da Mônica, mais uma continuação do Astronauta e uma continuação do Bidu. Eu com certeza vou querer todas essas.

Pra quem quiser ver as artes de perto, eu fiz um vídeo rapidinho mostrando um pouco das graphics. Só pra vocês terem uma ideia do quão maravilhosas elas são. Se vocês são fãs das histórias do Maurício de Souza como eu, não percam a chance de lerem essas histórias.

Vinicius Fagundes ver todos os artigos
24 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

7 Comentários

  • Gibis da Mônica remete infância, sim eu lia muitos gibis, minha mãe assinava e meu irmão lia junto comigo. As novos desenhos não chegam nem aos pés do Mauricio de Souza eram muito divertidos. Bjs

  • SUZZY CHIU
    18 maio 2016

    Oioi! Tudo bem?
    Turma da Mônica acho que fez parte de todos as crianças do Brasil, é tao famoso.
    Perdi essa promo da Amazon, ah nemmmm..ia comprar com certeza!
    Adorei o post e foi mto bom sabe desses graphics.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Catharina
    15 maio 2016

    Oie
    eu to louca para ler o ultimo que saiu do monica e outros, li apenas dois do msp e fiquei apaixonada, quero ter todos na estante hahaha lindo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Daniela
    15 maio 2016

    Adoro MSPs, corro pra ler assim que lança; São lindas um ótimo modo de se aprofundar nesses maravilhosos personagens criados pelo Mauricio.

  • Gustavo Mendes
    15 maio 2016

    Oi!
    Eu sou louco por essa coleção, só não comprei nenhum até hoje porque acho os preços um pouco salgados, mas eu sei que as edições estão lindas e que compensa muito.
    Adorei a dica!

    Abraços
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

  • vanessa
    13 maio 2016

    Olá!!
    Eu não sabia muito sobre quadrinhos, apesar do Mauricio de Souza ser um dos melhores nesse quesito e eu gostar muito da Turma da Mônica.
    Foi muito bom conhecer um pouquinho mais.
    Beijos.

    http://www.meumundosecreto.com.br

  • Books And Carpe Diem
    13 maio 2016

    Oiii, nossa desculpa eu não sabia que tinha um mês dedicado a isto :/
    Mas agora sei e o que importa… Turma da Mônica <3
    Minha infância gente, seu post me deu vontade de voltar a ler esses gibis que eu tanto amada.

    Beijos

  • Siga o @laoliphantblogInstagram