Literaría 01jul • 2016

5 motivos que dificultam a vida de uma garota geek

Não é fácil ser uma garota que faz parte desse universo geek e nerd, quem vive e convive nesse universo sabe bem do que estou falando, a todo momento sofremos algum tipo de preconceito por sermos mulheres e por sermos ligadas nessas “coisas de meninos”, pensando nisso o grupo Blogueiros Geeks propôs uma ideia bacana de post e hoje vou falar sobre 5 coisas que dificultam a vida de uma garota geek.

1 – Você joga bem, deve ser homem!

Já esqueci quantas vezes ouvi isso em jogos, não sei qual é o problema de ser menina e jogar tão bem ou melhor que os caras, mas por algum motivo isso se torna ofensivo e na cabeça dessa galera machista se eu jogo bem sou homem, e se eu afirmar que sou uma guria é fim, tenho que me preparar porque vou ouvir muita coisa e vou ter minha “nerdice” questionada de todas as maneiras possíveis.

2 – Você só quer Atenção!

Parece que só de ser mulher já é automático, se está nesse universo você quer atenção, você quer um namorado, quer enganar o cara para ele bancar algo pra você. Porque na realidade você não pode apenas querer se divertir não é mesmo? E sim eu já ouvi diversas coisas desse tipo e quando não foram direcionadas a mim eram direcionadas a amigas que também jogavam ou iam aos eventos comigo.

3 – É um universo muito masculino!

Outra característica que me incomoda é notar que quase tudo é produzido apenas para o público masculino, o foco das “nerdices” nunca foi as mulheres que estavam ali ativas e sim os homens. Quantas vezes já não tive que comprar uma camiseta “tamanho normal” porque as lojas não produziam o tamanho feminino? E nas poucas que produziam tudo é de um tamanho tão único que me pergunto em que estilo de mulher isso foi moldado, porque ou é pequeno ao extremo ao ponto de não caber em uma boneca, ou grande demais e você se sente vestindo uma capa. Tudo bem que atualmente isso tem mudado bastante, porém as lojas de departamento raramente veem as mulheres como consumidoras.

4 – Que cosplay legal, deixa eu te tocar!

Ser cosplayer e mulher é complicado, já ouvi de algumas amigas que sempre tem um engraçadinho passando a mão, fazendo piada, dando cantada idiota ou falando coisas estúpidas como “Ta errado, ela tinha mais decote” ou “Que gostosa, amei os seus peitos” ou pior ainda “Que roupa curta, não pode reclamar se for assediada” e convenhamos, passar horas se arrumando, meses construindo as roupas e itens para ouvir esse tipo de coisa ou ser assediada por algum babaca é realmente humilhante e constrangedor. E o irônico que isso só acontece com nós mulheres, engraçado não?

5 – Você é poser!

Dá até uma certa raiva, porque quando você começa a discutir sobre determinado jogo, quadrinho, filme ou série sempre tem um babaca pra soltar aquela frase ridícula “não liga pra ela, é poser”, ter interesse sobre assuntos englobados no universo das nerdices e ser do sexo feminino já faz de você automaticamente ‘poser’ e nem adianta tentar rebater, discutir e provar que está certa sobre algo, raramente vão te ouvir mas com toda certeza vão te ofender e te fazer sentir inferior só por tentar conversar sobre aquilo que ”eles manjam mais”.

O intuito do post não é ofender ninguém, na realidade é mais um desabafo de tudo aquilo que sofremos por tentar estar presente nesse universo tão masculino e machista, infelizmente essas coisas ocorrem muito, não direi que são todos que fazem isso mas para nossa tristeza esses “grosseirões” ainda são uma maioria.

barra_bg

Paac Rodrigues ver todos os artigos
Taurina, apaixonada por Harry Potter e fascinada por serial killers, é estudante de psicologia e mãe de uma cachorrinha linda chamada Neve. Viciada em jogos online, conheceu o amor de sua vida em um jogo e agora vivem juntos em um reino distante, provavelmente lendo algo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

11 Comentários

  • Rodrigo Costa
    16 jul 2016

    Adorei seu post. Poderia dizer que imagino o quanto deve ser difícil. Mas não sei. Tudo infelizmente é sujeira do machismo e da nossa cultura. Mas acredito no “girl power” e geek girls são as melhores <3

  • Olá Paac tudo bem, infelizmente as pessoas rotulam certas coisas, ser uma garota geek não deveria gerar tantas regras. Eu adoro jogar video game, e tem muita menina que manda muito bem. Adorei o post. Bjkas

  • SUZZY CHIU
    08 jul 2016

    Oioi! Tudo bem?
    Super entendo o seu desabafo, há mto machismo mesmo, como se mulher nao gostasse de jogos, filmes de ação e tudo mais. Preconceito puro esse povo tem aiai.
    Eu amoooo mtas coisas que infelizmente a maioria é mais homens, mas nem por isso deixo de ser feminina ou de saber realmente do assunto.
    Aodrei o post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Déborah Araújo
    07 jul 2016

    Paac, arrasou demais nas considerações.
    Caramba, é um saco como gostam de nos rotular porque não somos meninos.
    Isso é um porre.
    Me pergunto se algum dia mudará.
    Todos tem que ler esse seu post.

    Lisossomos

  • NIZETE RIBEIRO
    07 jul 2016

    Eu que o diga… Fui uma jovem nerd, hoje sou uma senhora nerd e ainda passo por certo preconceito, mais agora por conta da idade. rsrs
    No entanto, não me deixo abater. EU GOSTO, EU FAÇO, EU DITO AS MINHAS PRÓPRIAS REGRAS. QUEM NÃO GOSTOU DISSO…F**A-SE! rsrsrsrs

    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

  • Catharina
    06 jul 2016

    Oie hahaha
    deve ser legal e ao mesmo tempo realmente ter seus pontos ruins, eu fiz coslplay uma vez e adorei, da Katniss e sou louca para fazer vários outros, imagino as dificuldades

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Valéria
    06 jul 2016

    sei bem como funciona isso… já passei [infelizmente] pelos cinco itens da lista…
    foda é ver amigos reproduzindo cetos comportamentos, saía logo de perto pra não mandar tomar lá.’
    enfim…

  • Bárbara Prado
    05 jul 2016

    nãTenho algumas amigas que elas reclamam muito disso, é só quem vive nesse universo geek que sabe realmente. Adorei o intuito desse post
    Beijos

  • Cristiane Rodrigues
    05 jul 2016

    Oiiii
    Eu tenho sorte de ter vários amigos que gostam das mesmas coisas que eu e não sofrer esse tipo de coisa.
    Camisetas de jogos, são bem difíceis de achar no tamanho feminino. Hoje até que vc encontra mais opções, antigamente não.

    Beijos

  • Jess
    04 jul 2016

    Olá!
    Infelizmente é isso o que a gente acaba passando =/
    Você tocou num ponto que me incomoda horrores: as blusas nas lojas. Tu entra numa loja e a sessão masculina tem camiseta para dar e vender. E na feminina, se tiver uma coisinha só, já é demais. Cansei de comprar roupa masculina para usar (e realmente ficam gigantes).
    Não jogo porque não tenho videogame, mas tenho amigas que passam por essa situação e é simplesmente escroto.
    Espero que os caras mudem essa mentalidade em breve.
    Beijos!

  • Morgana Brunner
    04 jul 2016

    Oiii Paac, tudo bem?
    Infelizmente isso é o que enfrentamos no cotidiano, em relação principalmente a jogos, eu jogava um jogo online e minha conta era bem alta, nível máximo quase e quando os caras descobriam que eu era garota, ficavam me xingando de tudo que é nome e dizendo que era mentira porque não tinha condições de jogar dessa maneira. Creio que isso ainda vai ser difícil de ser mudado, mas não devemos perder as esperanças.
    Beijinhos

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.