Literaría 07jan • 2019

Existe alguma conexão entre ser introvertido e gostar de ler?

Se você me conhece ou teve a chance de me conhecer pessoalmente em algum momento, existe uma grande chance de você me achar esquisita. Isso acontece com muita frequência na minha vida porque eu sou uma pessoa introvertida. Eu aguento algumas horas de interação e depois eu me sinto completamente sugada e preciso dormir e relaxar. Infelizmente, poucas pessoas no mundo entendem que os introvertidos existem e que aquela interação forçada prejudica mais do que ajuda.

Durante os meus anos de blog, eu notei que eu não estava sozinha. A maior parte dos meus amigos leitores são introvertidos também e eu sempre me perguntei se isso era uma condição básica para uma pessoa gostar de ler. Para a minha sorte, a Laura Melgão escreveu um texto muito interessante explicando a associação dos introvertidos com a leitura e se você ficou tão curioso quanto eu, é só continuar lendo.

Leia o texto completo:

Desde que me lembro, eu adoro ler. Eu sempre adorei. E desde que me lembro, também, sempre fui introvertida. E quanto mais eu conheço outras pessoas que amam ler, mais eu acho uma coisa em comum: elas são introvertidas. Então, existe algum tipo de conexão direta entre ler e ser introvertido?

Claro, não estou dizendo que todo leitor é introvertido. E fico feliz que há milhares de pessoas diferentes, com personalidades diferentes, que gostam de ler. Caso contrário, ficaríamos entediados até a morte um com o outro. Mas como a maioria dos leitores que conheço são um pouco introvertidos, não posso deixar de pensar nisso.

Vamos começar por partes. Minha coisa favorita sobre a leitura é a capacidade do livro de me fazer mergulhar em um mundo inventado. Eu fico tão imersa na história porque ela me faz viver outras vidas, muitas fantasias, e esquecer o mundo real – pelo menos por um tempo. Levando isso em consideração, posso ver facilmente o apelo da leitura para os introvertidos. Quem não gosta de ficar quieto em um canto, vivendo milhares de vidas diferentes, preso em um mundo de fantasia que faz você esquecer seus problemas da vida real? É uma fuga. Quando o mundo real se torna excessivo, ler um livro é o que faz você desacelerar e manter sua sanidade.

Existem várias descobertas em pesquisas que apontam as muitas vantagens da leitura. Isso faz com que você relaxe, isso ajuda você com sua memória, torna você mais compreensivo, e assim por diante … No entanto, muitos podem dizer que ler um livro não é produtivo ou muito útil para pessoas que não saem de suas zonas de conforto. A pesquisa não poderia discordar mais.

Se pensarmos sobre isso, a leitura é uma atividade solitária. É só você, sua mente e a narrativa. Como os introvertidos prosperam em estar sozinhos com seus pensamentos, não é de admirar que um livro seja tão atraente para eles. Isso não é tão ruim – não é como se você estivesse perdendo tempo enquanto se perdia em um livro. Afinal, pesquisas mostram que a ficção aumenta a empatia e a inteligência social. Se você entrar na mente do personagem como se fosse seu, você está praticando empatia. E os introvertidos são muito bons em observar e entender as pessoas – na verdade, eles são os melhores ouvintes!

Ler também estimula sua mente e, ao dar-lhe a oportunidade de explorar as coisas sem sair de casa, é ótimo fazer você pensar em fazer coisas com as quais nunca sonhou. Então, a leitura não deixa você mais isolado do mundo.

Resumindo, a ligação entre ler e ser introvertida é evidente. Apesar do fato de que não é uma relação mutuamente exclusiva, é compreensível como a leitura pode ser atraente para os introvertidos. No entanto, os introvertidos devem continuar lendo, como os pesquisadores nos mostraram. Não há nada de errado com nosso amor pela leitura, e se você é introvertido ou extrovertido, o fato é que ler é bom para todos nós.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

17 Comentários

  • […] os livros dela fora?”  Acredito que esta fala deixa mais do que comprovado que Marie Kondo não é a fada da arrumação da nossa geração, não é mesmo? Embora eu entenda que isso faça parte de um método, é quase uma agressão você sugerir para […]

  • Elidiane Lima
    25 jan 2019

    Oi, Débora!
    Também sou uma pessoa introvertida, tem horas que fico esgotada ao socializar, NECESSITO ouvir os meus pensamentos, então eu me afasto, pego um livro e me desligo do mundo durante um tempo…
    Amei o texto da Laura Melgão e concordo completamente; ler pra mim é uma fuga, quando o mundo real se torna excessivo é para os livros que me volto, tem uma frase que gosto bastante, não sei o autor “Livros limpam a alma da poeira acumulada do dia a dia”, é isso que eles fazem para mim.
    Abraços, amei o post!

  • Luana Martins
    23 jan 2019

    Oi, Débora
    Na minha infância fui muito introvertida e hoje caminho bem entre os dois dependendo do ambiente em que estou.
    Claro que a leitura flui melhor quando se esta sozinho ou em algum lugar calmo, mas leio em qualquer lugar mesmo tendo barulho. Quando abro o livro é meu mundinho particular.
    Não que todos os leitores são introvertidos, mas tem relação sim.
    Beijos

  • Ycaro Santana
    13 jan 2019

    Eu sempre pensei um pouco sobre isso da introversão e a conexão com a leitura, e adorei saber um pouco mais com dados e curiosidades. Eu era muito introvertido, fui um garoto solitário por alguns anos, e comecei a me acostumar com isso. A partir da mudança de escola, tudo foi mudando e eu passei a ser mais social, mas, felizmente, ainda amando os livros.

  • Aline Bechi
    12 jan 2019

    Olá, tudo bem?
    Sou uma pessoa muito extrovertida e que adora interagir com as pessoas, porém no aspecto leitura meu sentimento é o mesmo dos introvertidos: gosto de ficar sozinha.
    O texto mostra com clareza o motivo de pessoas introvertidas gostarem de ler, mas como o mesmo diz, não é uma regra.

    Adorei o texto!
    Beijos

  • Lara Caroline
    11 jan 2019

    Eu sempre fui introvertida, e acredito que a leitura seja um refúgio para aqueles que não gostam muito de contato com outras pessoas, mas mesmo assim desejam aprender e descobrir coisas novas, que não seja por meio de uma conversa.
    Adorei o texto.
    Beijos

  • Polyana Pinheiro
    09 jan 2019

    Nunca fui acusada de ser introvertida por ler muito, apesar de ver sentido na relação. E confesso já ter percebido uma certa dificuldade que pessoas mais extrovertidas e inquietas têm de se apegar ao hábito da leitura. Não digo que é uma verdade incontestável, mas pelo menos no meu grupo social faz todo sentido.

    Au revoir ♡

  • Vitória Pantielly
    08 jan 2019

    Oi Débora,
    Se eu te contar que sou completamente diferente? kkkkk
    Eu entendo completamente a relação que você citou, e de fato, percebo isso nos leitores que conheço. No meu caso, sou bem aberta, falo muito e adoro lugares cheio de gente para conversar, mas isso não me impede de estar sempre com um livro na mão. Sério mesmo, em QUALQUER LUGAR kkkk Quer um exemplo? Estava em um rancho fds, todo mundo na piscina, eu estava sentada em volta lendo, e ao mesmo tempo, conversando kkk Vai entender…
    Mas, voltando ao introvertido, acho ótimo como a leitura é algo bom nesse caso. Aliás, como você mesma citou, bom para todos!
    Beijos

  • Maira Schein
    08 jan 2019

    Acho que nunca me identifiquei tanto com um texto.
    Quando era mais nova eu pensava que deveria ter algo de muito errado comigo porque eu amava passar horas sozinha com um livro. Felizmente depois descobri muitas outras pessoas como eu e senti como se fizesse parte de algo maior, como uma sociedade secreta hhahaha

  • Nil Macedo
    08 jan 2019

    Me identifico 100%
    Eu amo ler e sou sim introvertida. Não que eu deixe de socializar, ter amigos, sair pra bater papo. Mas ainda prefiro ler, principalmente quando é aquele livro e está na melhor parte dele. kkkkk
    A leitura é a melhor maneira de fugir um pouco desse mundo neurótico e perturbado.

  • Angela Cunha
    08 jan 2019

    Afirmo com toda a certeza do mundo: Eu prefiro estar lendo sozinha em casa do que estar numa roda de amigos! rs
    Sempre fui assim, mas nunca me vi como introvertida. Sei lá, solitária?? Mas não uma solitária infeliz, reclamona não. Apenas gosto da solidão, do silêncio e dos livros.
    Ler é uma das grandes maravilhas do mundo e não me envergonho em dizer que prefiro eles à pessoas!
    Adorei o texto! rs
    Beijo

  • Jora
    07 jan 2019

    Minha família sempre culpou minha paixão pela leitura como causa de minha introversão. Demorei muito tempo para provar que a leitura na verdade me ajudou muito nesse aspecto. Pelo menos eu tenho sobre o que conversar com mais entusiasmo, e fiz muitos amigos graças aos livros.

  • Alison de Jesus
    07 jan 2019

    Olá, conheço poucas pessoas que gostam tanto de ler igual eu, e essas mesmas pessoas possuem uma personalidade mais fechada exatamente igual a minha. E lendo o texto foi fácil perceber os aspectos que tornam evidente a assimilação em a leitura e a introspecção. Confesso que em alguns momentos me sinto solitário por não manter muitas interações sociais, porém dificilmente eu deixaria de ler menos por causa disso. Parabéns pelo belíssimo texto.
    Beijos.

  • Erica
    07 jan 2019

    Que legal este artigo. Eu sempre me considerei introvertida e fico muito desconfortável em ambientes lotados.
    Trabalhando com o público, notei uma melhora, mas só ente com meus cliente eu me extravaso (precisamos vender, não é mesmo, preciso ser simpática rsrs)
    Fora da loja, eu sou outra pessoa, bem introvertida. E me vejo viajando nós livros e super confortável com eles. Né identifiquei muito com seu artigo que está muito bem escrito. Valeu a pena ter perdido um tempinho nele, ficou ótimo. Parabéns!

    • Érica
      07 jan 2019

      Nossa que confusão no meu comentário acima. Desculpa. Somente com meus clientes eu me sinto mais a vontade. Fora isso o público me assusta.

  • Ludyanne Carvalho
    07 jan 2019

    Também sou introvertida, mas só fui ter certeza disso no meio do ano anterior. Foi aí que descobri que meu jeitinho esquisito tinha um nome.

    Que texto mais belo, me identifiquei com cada palavra. Diria que a Laura me resumiu.
    Acredito que tenha muitos leitores extrovertidos, mas com certeza os introvertidos são uma parcela maior.
    É um universo que encanta, é um refúgio.
    Amo tanto isso.

    Beijos

  • Maria de Lourdes Teixeira
    07 jan 2019

    Me identifiquei muito. Acho q sou introvertida e amo ler.
    Muito bacana seu texto. Se não tiver(não olhei ainda). Posta no Facebook também.

    Bjs
    Maria de Lourdes Teixeira
    Ou Maria Melo.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram