Literaría 21nov • 2018

O universo completo dos livros de Tessa Dare

Vocês provavelmente se lembram quando eu contei que os livros da Sarah MacLean tinham uma ordem correta para serem lidos – embora os lançamentos tenham acontecido de forma completamente aleatória, não é mesmo? Desde aquele post, muita coisa aconteceu e eu percebi que o multiverso dos romances de época se estendia a outras autoras e é sobre uma delas que eu vou falar com vocês hoje.

Tessa Dare conquistou meu coração na sua trilogia Castles Ever After, o meu primeiro contato com a autora. De lá para cá, muitos livros seus foram lançados pela editora Gutenberg e eu tive a chance de me aventurar no romance de tantos personagens que eu achei que a Tessa Dare também merecia um post especial para falar sobre os seus livros e sobre como é muito mais interessante se você conseguir lê-los na ordem.

Bom, vocês provavelmente sabem disso, mas Castles Ever After e Spindle Cove são as duas séries principais da autora. Eu sei que muita gente começou Tessa Dare com Spindle Cove, por ter sido a primeira série publicada pela Gutenberg, mas para que vocês possam entender melhor o que essa maravilhosa fez com esse universo, Castles Ever After é a trilogia pela qual você precisa começar, tudo bem?

Castles Ever After

Antes de começarmos a nossa aventura, vamos precisar contextualizar o que acontece nessa trilogia que se inicia em Um Romance Para o Duque, tudo bem? Conde Lynforth é um nome muito importante nos três livros, porque é graças à ele que as nossas três protagonistas maravilhosas herdam um castelo – cada uma – que irá mudar completamente a vida delas. Tendo isso em mente, nosso primeiro livro começa com a Izzy Goodnight indo reinvidicar sua herança e se deparando com o duque mais mal humorado da história dos romances de época.

Embora neste ponto do universo da Tessa Dare o enredo de Izzy não seja o dos mais relevantes, a primeira herdeira de Conde Lynforth da o ponta pé inicial para um dos maiores crossovers que eu já li em uma romance de época em toda a minha vida. É no segundo livro dessa trilogia maravilhosa, Diga Sim ao Marquês, que eu preciso da atenção redobrada de vocês, porque é nesse livro que as coisas começam a ficar muito interessantes.

Então, em Diga sim ao Marquês, nós vamos conhecer a história da Clio Whitmore, uma jovem que está há algum tempo noiva do marquês Piers Brandon. Gravaram esse nome? Ele é importante. O grande problema do romance de Piers e Clio é que ela não está nem um pouco apaixonada por ele e, quando herda o seu castelo do nosso querido Conde Lynforth – entenderam porque esse cara é muito importante? – ela resolve que precisa mudar a sua vida e abrir uma cervejaria. Ela só não contava em se apaixonar loucamente pelo o outro Brandon, Rafe – que é ninguém menos que o irmão do noivo dela. Eu acho que eu não preciso explicar como essa treta é complicada, não é mesmo?

Seguimos então para A Noiva do Capitão, um dos romances de Dare que eu mais amo. Esse terceiro livro fecha com chave de outro a trilogia de Castles Ever After, contando a história da Maddie cujo maior medo é ter que se casar. É por conta desse medo que ela inventa que está noiva de um capitão escocês e, quando a sua mentira fica ainda mais difícil de sustentar, a herança de Conde Lynforth cai como uma luva e ela resolve se isolar no seu novo castelo. O que ela não esperava era que anos mais tarde o seu suposto noivo fosse bater a sua porta e cobrar suas promessas. Totalmente inesperado, não é mesmo?

Spindle Cove

É a partir de Spindle Cove que as coisas começam a ficar interessantes no universo da Tessa Dare. Em Uma Noite para se Entregar colocamos nossos pés em uma cidadezinha do interior com as mulheres mais maravilhosas que vocês vão conhecer. Se era uma série girl power que vocês queriam, Spindle Cove te entrega isso e muito mais, tá bem?

Nesse primeiro romance nós conhecemos a Susanna, a nossa anfitriã de Spindle Cove, um lugar especial para damas que desejam fugir dos holofotes da sociedade por um tempo. Enquanto Susanna faz de tudo para manter as suas jovens seguras e preparadas para enfrentar a sociedade, ela também precisa lidar com o fato de que está se apaixonando pelo novo aristocrata da região, Bramwell.

Antes de começar a ler o segundo livro dessa série, você precisa colocar suas mãos em O Presente Insperado, que é a primeira spin-off de Spindle Cove. E eu sei, o livro foi recentemente lançado pela Gutenberg e você provavelmente já pulou a leitura dele, mas fiquem tranquilos que isso não altera muita coisa na percepção final da história, apenas te dá uma construção melhor das pessoas que moram em Spindle Cove, tudo bem?

Seguindo para o segundo livro dessa série, eu preciso que vocês guardem os nomes das irmãs Highwood: Minerva, Diana e a mais nova, Charlotte. Porque? No final desse post vocês vão descobrir!  Em Uma Semana para se Perder, conhecemos mais a fundo a relação dessas irmãs através das aventuras de Minerva e a sua determinação em provar para todo mundo que ela pode ser sim uma geóloga se ela quiser. Essa sua aventura também rende um romance muito intenso com o Lorde Payne, deixando sua mãe e Spindle Cove inteira de cabelo em pé.

Mas antes de falarmos mais sobre as irmãs Highwood, você precisa ler o terceiro livro dessa série A Dama da Meia-Noite, que vai contar história da Srta. Kate Taylor, a pianista de Spindle Cove, e seu  romance com o cabo Thorne, personagem que  nos divertiu muito no primeiro livro dessa série. Embora A Dama da Meia-Noite não seja o meu livro favorito, ele nos ajuda a conhecer mais dos personagens que compõe essa série e a entender como eles se relacionam.

 

Depois do terceiro livro, é preciso que vocês leiam a spin-off 3.5 dessa série, A Bela e o Ferreiro, que vai contar a história da Diana Highwood. É importante que você consiga manter a ordem de leitura até aqui porque tudo o que acontece neste enredo é o primeiro passo para a reviravolta no universo de Dare que eu acho que ninguém estava esperando. Além disso, a Diana é uma personagem muito doce e eu realmente gosto de como ela evolui nesse livro.

Agora chegamos no ponto que muitos leitores se confundem. Como Spindle Cove é uma série com muitos spin-offs entre os livros, a nossa próxima leitura precisa ser Uma Duquesa Qualquer – também conhecido como o livro que tem uma das piores capas dessa série inteira.  Se você leu a série até aqui, você provavelmente já conhece a Pauline certo? Neste quarto livro, nós vamos descobrir como ela se tornou uma duquesa e nos apaixonar completamente pelo Griffin. Se você já leu a série até aqui, provavelmente Griffin é um nome que já cruzou o seu caminh, não é mesmo? Eu adoro quando personagens que fazem breves aparições em outros livros ganham um história para si.

Antes de seguirmos para o quarto – e último livro dessa série – outro lançamento recente da Gutenberg: Uma Chance para o Amor. Essa é a spin-off 4.5 da série que vai contar o romande de Elinora Browning  e do Lord Ashwood. Embora, mais uma vez, esse livro tenha sido lançado depois de toda a série – sabe Deus por qual motivo, ainda é interessante se você conseguir lê-lo antes do quinto e último livro dessa série, tá bom?

Depois de muita espera – e muita leitura,  o crossover que tanto esperávamos.

Lembra que eu pedi para vocês guardarem o nome Piers Brandon? Bem, ele é o nosso herói de Como se livrar de um escândalo, onde nós vamos conhecer a história da Charlotte Highwood que, no começo dessa série era apenas uma criança e agora já está mais do que na idade de se casar – pelo menos segundo a mãe dela. É nesse quinto romance de Spindle Cove que Piers e Charlotte se apaixonam e nós, leitores, descobrimos que não existe um casal mais OTP do que os dois em ambas as séries de Dare.

É aqui que terminamos a nossa aventura, leitores. Depois de ler Como se livrar de um escândalo, nós encerramos Spindle Cove e Castles Ever After em uma única leitura. Infelizmente, o fato de muitas editoras insistirem em lançar os livros fora de ordem deixa muitos leitores confusos sobre com qual livro começar a leitura e eu realmente espero que esse post tenha ajudado aqueles que ainda não sabem por onde começar a ler Tessa Dare.

E se você é leitor de romance de época e já conhece os livros da Tessa, topa uma releitura seguindo a ordem correta de ler os livros? Deixa aqui nos comentários o que vocês acharam desse intensivão literário e se quiserem outros posts desse tipo, é só falar!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

10 Comentários

  • Pamela Liu
    30 nov 2018

    Eu adoro os livros da autora.
    Estou lendo a série Spindle Cove e estou gostando bastante.
    Ainda não li a série Castle ever after, mas quero muito.
    Gente e que capa arrasadoras são essas?
    Beijos

  • Luana Martins
    29 nov 2018

    Oi, Débora
    Adorei esse post pode trazer mais novidades assim, também gosto de ler os livros na ordem.
    Engraçado as editoras publicar fora da ordem, não prejudica muito a leitura porém ajuda entender muito da trama do próximo livro.
    Ainda não li nada da Tessa Dare, quero começar a me aventurar nos romances de época.
    Beijos

  • Alice Pereira
    29 nov 2018

    Em particular não é um gênero que esteja sempre em meu ambiente de leitura, mas sei o quão acolhedor é lê-lo.
    Vi um dos livros em especial, mas não procurei sobre. Achei as capas tão lindas e gostei bastante do seu post. Ajuda àqueles que pretendem inicia-la e querem fazer uma leitura organizada.

  • Patrini Viero
    28 nov 2018

    Eu amo tanto os seus posts de cronologia que tenho todos eles salvos nos favoritos do navegador pra quando eu, enfim, me aventurar nessas sagas. É muito interessante acompanhar toda a trajetória dos livros e perceber a genialidade da autora em construir um enredo que, em um momento ou em outro, vai ligar e interseccionar todas as personagens, trazendo importância a elas e atribuindo-lhes uma função maior. Fiquei morrendo de vontade de conhecer a história dos livros e dos protagonistas que os sustentam!

  • sarah castro
    26 nov 2018

    Esses lançamentos fora de ordem me deixam mais confusa do que a forma correta de assistir Star Wars hahahahaha particularmente não é meu gênero favorito, eu não sinto aquela coisa preciso ler, só que para quem gosta é uma ótima postagem para clarear a mente de quem leu e talvez tenha ficado meio né e para pessoas que querem iniciar a leitura.

  • Vitória Pantielly
    25 nov 2018

    Oi Débora,
    Li uns dois livros da autora, achei que não houvesse uma ordem correta, agora percebo porque alguns artifícios ficaram “viajados” para mim, rs.
    Acho tão chato esse descaso que as editoras tem quando vão lançar livros de um determinado autor, infelizmente quem perde somos nós leitores!
    Gosto bastante das capas dela, tenho vontade de ler outros, e pretendo comprar. Bom que agora consigo acompanhar certinho.
    Beijos

  • Kleyse Oliveira
    22 nov 2018

    Hello Débora!
    Confessar que morro de vontade de adquirir os livros da Tessa, mais queria comprar todos de uma vez então vou esperar pra ver se consigo uma vaga de emprego para quando eu receber comprar o box logo. Rsrs

  • Maira Schein
    22 nov 2018

    Já ouvi muito sobre a Tessa Dare mas confesso que nunca pensei em comprar um livro escrito por ela, acho que justamente por ter vários e de séries diferentes. Isso acaba sendo muito confuso, e posts como esse com certeza ajudam a gente a entender melhor do que se trata cada série e o que nos espera, além de, claro, saber por qual livro começar.

  • Angela Cunha
    22 nov 2018

    Acho que li somente um livro da Tessa e ainda assim, foi pego emprestado :/
    Mas já li inúmeras resenhas de seus livros e do seu jeito peculiar de conduzir seus enredos, sempre trazendo personagens muito bem construídos e enredos fortes!
    Fiquei apaixonada nas capas acima, adorei as cores e fiquei olhando para minha estante com um olhar de solidão.
    Não tenho nenhum livro da autora, aproveitar a Black e mudar isso!!!
    Beijo

  • Aline M. Oliveira
    21 nov 2018

    OI! eu nunca li nada da Tessa, e embora já tenha visto muitos e muitos livros e resenhas, eu não li nada. Bom saber que tem essa ordem de leitura, já que cada livro tem conexão com o outro, mesmo que pequena, ou só de alguns personagens. Gosto muito de romances de época e vale mencionar que as capas destes livros são lindas demais!

    Bjox

  • Siga o @laoliphantblogInstagram