Literaría 07fev • 2016

Autoras de Romances de Época que você precisa conhecer!

autoras

Não existe especial de romances de época se eu não falar um pouco dessas autoras que nos deixam com os corações cheios de alegria e sonhando com seus personagens maravilhosos e inesquecíveis, não é mesmo? Por isso, o post de hoje será dedicado totalmente as essas mulheres que através de suas heroínas nos inspiram a lutar por aquilo que desejamos e nunca aceitar menos do que o melhor cavalheiro, aquele que estará jogado aos nossos pés fazendo juras eternas de amor.

Existem muitas autoras de romances de época no mercado nacional. Depois que as Editoras perceberam que havia público para esse gênero literário, o número de publicações subiu muito e novas séries e romances foram surgindo nas prateleiras de muitos leitores. Infelizmente eu não vou conseguir falar de todas essas autoras, principalmente porque eu não conheci todas eu, por isso, irei destacar aqui as três autoras do gênero mais presentes na minha estante e contar um pouco do que eu gosto em cada uma delas, tudo bem?

Antes que eu comece a despejar o meu amor por essas autoras, vale destacar que as autoras que eu escolhi são todas da atualidade, até porque seria meio injusto colocar a Jane Austen na lista porque eu sou completamente apaixonada por aquela mulher e poderia ficar o post todo falando sobre como os livros dela são maravilhosos. Tendo isso esclarecido, vamos conhecer nossas divas:

Julia Quinn, conhecida por sua série Os Bridgertons.

autoras

Julia Quinn foi a minha primeira autora de romance de época da atualidade. Comprei meu primeiro livro dela, O Duque e Eu, na Bienal do Livro de São Paulo em 2014 e confesso que eu rejeitei um pouco o primeiro livro. Porém, uma das coisas que mais me encantou nessa autora foi a sua forma leve e descontraída de escrever, e isso me obrigou a continuar lendo a série. Me apaixonei por ela completamente no segundo livro, O Visconde Que Me Amava e desde então todos os seus lançamentos são obrigatórios na minha estante.

Para mim, a Julia Quinn tem um lado feminista muito expressivo nas suas personagens. Gosto do fato dela criar mulheres fortes, com personalidades que se destacam das outras mulheres da época. Eu acho que isso torna o enredo dela mais interessante, porque essas personagens desafiam seus pares a conquista-las não com a sua fortuna e títulos, mas com seus intelectos, provando que eles são capazes de aceitar que elas sejam independentes e ainda respeitadas mesmo que a instituição do casamento da época fosse opressora em relação as mulheres (vocês podem entender melhor a sociedade da época clicando aqui).

autoras

A Julia tem outros livros publicados, mas aqui no Brasil a Editora Arqueiro está terminando de publicar os 8 livros que compõe a série Os Bridgertons. Confesso que eu estou enlouquecida para ler outros trabalhos da autora, cogito até comprar os exemplares em inglês na Saraiva porque são leituras que, para quem é apaixonado por esse gênero, são indispensáveis na estante.

Lisa Kleypas, conhecida por sua série Os Hathaways.

autoras

Lisa Kleypas precisa estar nessa lista porque foi uma completa surpresa na minha vida. Eu estava com sede de outros livros do gênero e já tinha lido algumas coisas positivas sobre a autora, mas assim como Julia Quinn, até então, ela não tinha me despertado o interesse. Meu primeiro livro dela foi Desejo à Meia-Noite, e até hoje o título de suas obras me fazem rir por dentro, pois me lembram demais os famosos romances de banca de jornal da minha infância. Mas não se enganem, Lisa Kleypas é uma autora que domina muito bem o gênero que ela escreve e se ela promete te deixar sem fôlego, pode acreditar que ela vai.

Do meu ponto de vista, os romances da Lisa são muito mais focados na paixão entre os personagens principais. Ainda assim, ela cria personagens com personalidades exóticas e explora um lado da sociedade da época que normalmente são deixados de lado por outras autoras. Ao invés de Condes e Duques, nós temos ciganos que roubam suas noivas no meio da noite. Sua escrita é muito envolvente, tanto que você não consegue deixar a leitura de lado até que o livro acabe. Eu devorei a série Os Hathaways em uma semana sem nem ao menos perceber.

autoras

A Editora Arqueiro recentemente começou a publicar uma nova série desta autora, e é claro que os livros já entraram para a minha lista de desejados. Lisa Kleypas para mim é a autora dos leitores que estão em busca de romances arrebatadores, histórias de amor que nos fazem culpar nossos pais por não termos nascido no século XIX. É uma autora do gênero que não pode, de forma nenhuma, deixar de ser lida.

Loretta Chase, conhecida por sua série Scoundrels.

autoras

Se o nome da série não revela quem é esta autora, então o nome do seu primeiro livro certamente vai trazer memórias: O Príncipe dos Canalhas. Loretta Chase chegou há pouco tempo, mas já fez questão de conquistar uma legião de fãs. Diferente das outras duas autoras que citei anteriormente, Loretta explora a sociedade inglesa e suas falhas sociais de uma maneira tão maravilhosa, que o romance em si chega a ser apenas um adorno dentro de um universo tão rico de detalhes e personagens inesquecíveis. Seus livros são um pouco mais densos, sua escrita é mais rica em detalhes e seus personagens estão sempre envolvidos em um enredo mais complexos, cheios de situações complicadas e reviravoltas inesperadas.

Loretta Chase foi a última aquisição do gênero, e apesar de eu ter outras autoras igualmente importantes para mencionar aqui, esta autora em particular me apresentou um enredo completamente diferente de tudo o que eu já tinha lido. Seus personagens têm muitas falhas, eles cometem erros que vão afetar seus romances, mudar suas vidas e colocar em risco suas reputações. Sua escrita cheia de detalhes faz com que você seja completamente absorvida pelo universo criado, pelos dramas e também pelo romance, que se desenvolve das formas mais inesperadas possíveis.

autoras

Apesar de possuir apenas dois livros publicados aqui no Brasil, eu não podia deixar Loretta Chase de fora dessa lista pelo simples fato de sua escrita se encaixar perfeitamente com o perfil de leitores que desejam que o gênero explore mais do que romances, casamentos e títulos sociais. Loretta é uma autora que te faz pensar e ver através das sociedades da época, problemas que ainda permanecem no presente, então – definitivamente – ela precisa ser conhecida.

A verdade é que no mercado editorial atual, existem uma quantidade enorme de autoras contemporâneas que exploram esse gênero. Cada uma delas tem um toque especial, uma característica única que torna seus personagens tão incríveis e envolventes. Sarah McLean, Madeline Hunter, Anne Fortier, Patricia Bracewell e Mary Balogh são apenas algumas das autoras maravilhosas que com certeza vão fazer você se apaixonar por esse gênero literário.

Agora eu quero que vocês me contem nos comentários se conhecem ou se tem vontade de conhecer algumas dessas autoras maravilhosas, ok?

romances de época

romances de época

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

18 Comentários

  • […] esperar para ler o segundo livro dessa série. Se você ainda não conhece o gênero de época, aqui está uma lista de autoras que eu recomendo que você conheça. E se por um acaso você esbarrar com um livro da James por […]

  • Alexânia Rizzi Moreira
    24 set 2017

    Adorei seu comentário e vou ler a sua segunda opção de autora, Julia Quinn eu amei são livros maravilhosos…. E estou precisando de novos livros

  • Laiane Nery
    10 abr 2017

    Outra autora muito boa é a Sarah Maclean… os livros dela são maravilhosos, consegue te envolver tanto com os personagens quanto com os misterios! Existem duas séries a primeira é os numeros do amor e a outra série é o clube dos canalhas ( essa ultima série é como se fosse continuação da outra série mas com uma história totalmente diferente)… sou muitoo fã de Julia Quinn que foi minha primeira autora desse gênero, da Lisa e da Loretta e agora tbm da Sarah que provou ser completamente apaixonante e intrigante quanto essas três autoras!!!

  • Felipe Cunha
    15 fev 2016

    Olá, tudo bom?
    Romances de época não é o meu gênero preferido, então não sou de ler muito. Apesar disso, conheço as autoras citadas, ou pelo menos as capas de seus livros.
    Achei o post bem interessante.
    Até mais!

  • Jessica
    15 fev 2016

    Oii, tudo bem?
    Eu conheço as 3 autoras, estou louca para ler os livros da Julia. Tenho o primeiro livro da série Os Hathaways, mas ainda não li. Também quero muito ler O Príncipe dos Canalhas.

    Beijos

  • Gabriela Erler Campos
    13 fev 2016

    Ei, tudo bem?
    Adorei o post. Tenho ficado cada vez mais apaixonada pelo gênero e poder conhecer um pouco mais sobre essas autoras é maravilhoso. Das que citou só li a Lisa Kleypas e sua nova série, que eu estou amando. Julia Quinn está na minha meta desse ano e pelos comentários que vejo sei que vou amar. Ouvi muitos elogios ao Príncipe dos Canalhas e estou bem curiosa também.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

  • Gabby Soares
    12 fev 2016

    Hey,
    Infelizmente não li nenhum dos livros dessas três autoras, mas não é pela falta de vontade. E depois de ler o porquê você gosta de cada uma delas, fiquei com mais vontade ainda de ler. Eu realmente preciso ler esses livros. Principalmente a Julia e a Loretta. Agora é só ter a oportunidade ($) para ler os romances. Adorei o post.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

  • Mayla Henrique
    12 fev 2016

    Oie,

    Sempre falo que sou super fã de romance de épocas né? Eu conheço todas as autoras, mas só os livros da Julia e sou apaixonada, não vejo a hora de ler algo da Lisa, os títulos dos seus livros me deixam com uma pulga atrás da orelha de tanta curiosidade e a Loretta está ganhando muitos fãs, então preciso conhecer os seus livros também!

    Mayla

  • cila-leitora voraz
    12 fev 2016

    Oi Débora, sua linda, tudo bem
    Romances épicos são os meus preferidos, e tudo começou por causa de uma pessoa: Jane Austen!!! Ela é minha diva literária, eternamente guardada no coração. Você citou nomes de autoras que pretendo ler em breve, é que gosto de ler a série de uma só vez. Uma que tem sido bem elogiada ultimamente é a Sarah McLean, tem mais um livro dela na pré-venda que estou louca para ler. Adorei sua postagem falando de um gênero que é especial para mim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Andy Nantes
    11 fev 2016

    Oi!
    Eu também virei fã do gênero! Comecei com os livros da Julia Quinn e assim como ocorreu com você no começo eles não despertaram a minha atenção e atualmente já estou lendo o 4º livro da série Os Bridgertons e adorando! Conheci recentemente a escrita da Madeline Hunter e gostei e te indico! Sobre a Lisa Kleypas, ainda tenho dúvidas sobre os livros dela… não me chamaram tanta atenção, mas daí lembro que os da Julia no começo também não me atraíram e acho que por essa lógica vou dar uma chance aos seus livros (rs); já sobre a Loretta logo logo lerei O Príncipe dos Canalhas e espero gostar, sempre fico babando nessa capa!!
    Ótimas indicações *-*
    Beijos!

  • Camila
    11 fev 2016

    J

  • Camila
    11 fev 2016

    Eu não gosto de romances de época e por esse motivo não li ainda nenhum desses livros apesar de conhecer quase todos por resenhas que vejo por aí. Quem sabe um dia eu esteja em um clima mais romance, mas por enquanto não.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

  • Esther B.
    11 fev 2016

    Olha, sinto saudades de ler romance de época viu. Dessas três autoras, curti muito a Lisa, pelo fato de ser esses personagens mais exóticos sabe? nunca li nada assim, deve ser bem legal. Vou guardar o nome pra pesquisar depois <3
    Se vc n tivesse falado, eu ia achar que tratava de outra coisa também! Hahahaha

    http://fluorescente.co/

  • Marijleite
    10 fev 2016

    Olá, eu já li livros das três autoras citadas e de mais algumas outras, e acho bacana ver como o estilo de cada uma é diferente. A Julia escreve romances mais leves, a Lisa escreve os mais intensos, e uma autora que torço para que tenha mais romances de época lançados no Brasil é a Jayne Fresina.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

  • Rodrigo Costa
    09 fev 2016

    Apesar de não ser meu gênero favorito,não dá pra dizer que são ruins,muito pelo contrário.São obras super interessantes. Julia Quinn têm se destacado bastante,sempre vejo nas livrarias,nas redes sociais,nos blogs.
    Parabéns pelo post,muito bacana!

  • Aléxia Oliveira
    08 fev 2016

    Já te falei algumas vezes, mas vou enfatizar: estou AMANDO esses posts! Eu li O Duque e Eu da Julia Quinn e fiquei apaixonada por romance de época, já vou adicionar essas outras autoras a lista de quero ler também heheh 🙂 Beijocas.

  • Milena Lais
    08 fev 2016

    Olá!
    Eu amo demais romances de época. Não gosto desses de hoje em dia, modernos e água com açúcar.
    Eu amo quando eles são ricos em detalhes e principalmente quando falam bastante das vestimentas, como não amar essas roupas lindas e maravilhosas?!
    Com certeza vou procurar comprar esses livros citados por você e conhecer mais autoras desse gênero maravilhoso que merece grande atenção!
    Abraço!

  • Morgana Brunner
    08 fev 2016

    Oiii, eu tenho muita vontade de ler os livros da julia quinn, menina eu fico louca pelas resenhas dos livros dela! Quem sabe um dia eu compre algum para conhecer logo.
    Beijão

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.