Mangás & Animes 06dez • 2016

Conhecendo o mundo dos mangás

Orange da autora Takano Ichigo, publicado no Brasil pela JBC

Orange da autora Takano Ichigo, publicado no Brasil pela JBC

Olá, sou a Bia e estarei agora participando da equipe do blog. Vou trazer resenhas de livros e quadrinhos, principalmente de mangás que são a minha paixão. Para começar eu resolvi falar um pouquinho sobre o que são mangás e como funciona a publicação deles lá no Japão. O mangá que nós conhecemos hoje surgiu durante a ocupação americana, após a segunda guerra mundial. Durante esse tempo o Japão sofreu grandes influencias dos Estados Unidos e, como não seria diferente, os quadrinhos americanos também influenciaram os japoneses. O formato do mangá moderno deve muito a  Osamu Tezuka, foi o ele quem inseriu muitas das características que nós vemos hoje nos mangás.

Os mangás são publicados primeiramente nas antologias, após um número de mais ou menos cinco capítulos, são compilados em volumes. As revistas japonesas são classificadas por demografia, o que acaba confundindo muita gente. São as principais demografias: o Shounen, voltado para um público masculino e mais jovem; o Shoujo, voltado para o público feminino mais jovem; O Seinen e o Josei, voltados para os públicos adultos de ambos os sexos. É comum encontrar histórias de diversas temáticas e de diversos gêneros em todas as demografias.

O que mais confunde os leitores na hora da classificação são os gêneros de romance e a ação. É comum encontrar mangás com romance erroneamente classificados como Shoujo, já que no inconsciente de muita gente isso “só pode ser coisa de mulher”. Histórias de aventura e ação também estão presentes nos mangás para o público feminino, e muitas vezes as pessoas pensam que por conta do teor de ação e violência são de demografia voltada para o público masculino. Existe uma infinidade de histórias, temáticos e cenários no mundo dos quadrinhos japoneses.  Você encontra mangá sobre praticamente tudo. Se você quer ler algo sobre comida, vai encontrar. Se seu foco é esporte, vai existir uma história sobre o assunto. Fantasia, piratas, romance escolar? Existe tudo.

conhecendo-mangas

Após o grande sucesso de animes como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Sakura Card Captor, os mangás ganharam espaço no mercado brasileiro. As editoras procuram licenciar principalmente obras com adaptações de sucesso ou já conhecidas do grande público.  Aqui no Brasil, os quadrinhos japoneses são lançados pela JBC, Panini, NewPop, Nova Sampa, L&PM, Abril, Alto Astral e Conrad. Não tenha medo de se jogar nesse mundo, agora no Brasil temos a publicação de títulos excelentes, obras de todos os tamanhos e em vários formatos só te esperando.

Você pode assinar direto com as editoras, comprar em lojas online como a Saraiva e a Amazon, lojas especializadas como a Comix, JWorld, Amora Bookstore e isso são só alguns exemplos. Você também encontra nas bancas de jornal de sua cidade. Vários títulos da JBC e Panini agora possuem distribuição nacional, então você não fica mais atrás das capitais. Nas próximas postagens irei resenhar alguns mangás e te dar o pontapé que estava faltando para você se aventurar no mundo dos quadrinhos Japoneses, até lá.

Beatriz Kollenz ver todos os artigos
Queria ser mesmo uma garota mágica, infelizmente não deu nessa vida. Amo borboletas, mangas shoujo, desenhos animados e livros. Quando não estou voando nas nuvens costumo tocar piano, assistir um dorama ou sentar ao ar livre. Apesar de ser leonina sou muito tímida, a vida é assim, repleta de contradições.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

4 Comentários

  • Rodrigo Costa
    12 dez 2016

    Adorei conhecer mais sobre a história dos mangás. Ainda mais com essa imagem maravilhosa de Orange <3
    Ótimo post.
    Abraço.

  • Michele Lopez
    09 dez 2016

    Olá,
    Adorei a postagem que esclarece vários pontos sobre os mangás.
    Confesso que não costumo ler muito, mas acho muito legal quem coleciona.
    Moro no interior de SP e é possível encontrar alguns a venda em uma revistaria que tem aqui.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Fabiana
    08 dez 2016

    OLá, tudo bem?
    Parabéns pela postagem ameiii. Adoro mangás. acho muito divertidos e muito lindos. Meu sonho era aprender a desenhas esses olhos maravilhosos kkkk. Beijos

  • Isabela Pasqualini
    08 dez 2016

    Olá!
    Bem vinda ao mundo dos blogs!! Adorei sua descrição, achei super fofa.
    Confesso não gostar de mangás, não fui acostumada desde pequena, não sei, sempre fui disney, me perdoe, tb não tenho orgulho disso
    muito sucesso para vc, espero acompanhar mais resenhas sobre quadrinhos em geral tb!
    bjs
    🙂

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.