Mangás & Animes Resenhas 31jan • 2017

Solaninpor Inio Asano

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: L&PM Pocket
Ano de Publicação: 2011
Número de Páginas: 216
Código ISBN: 9788525424662

Comprar: SubmarinoLivraria SaraivaAmazon

Sinopse: A Série L&PM Pocket Mangá traz ao leitor brasileiro as melhores histórias e autores de quadrinhos do Oriente, com opções para todas as idades. E, Solanin, do premiado quadrinista japonês Inio Asano, o jovem casal de namorados Meiko e Taneda decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos de música e liberdade. Publicado originalmente na revista Weekly Young Sunday entre 2005 e 2006, Solanin foi indicado em 2009 aos prêmios Eisner e Harvey de melhor mangá publicado nos EUA no ano anterior. Em 2010, foi lançada nos cinemas do Japão a versão cinematográfica da série estrelada pela cultuada atriz japonesa Aoi Miyazaki.

“E assim, enquanto a gente dá voltas na vida, vai se perdendo de si mesmo, pouco a pouco.”

solanin

Solanin é um mangá de dois volumes originalmente publicado na Weekly Young Sunday e lançado no Brasil pela L&PM. Escrito pelo mangaká Inio Asano, Solanin narra as dores de crescer. A história é focada no casal Meiko e Taneda, dois jovens de vinte e poucos anos que acabaram de sair da faculdade e iniciar uma nova etapa de suas vidas. Meiko não está satisfeita com seu emprego de secretária.

Taneda vive no dilema de abandonar os bicos e se tornar um assalariado responsável, ou se dedicar ao sonho de se tornar um músico profissional. Taneda possui uma banda com os amigos da faculdade, entre os ensaios mensais ele se questiona sobre até que ponto é permitido seguir seus sonhos e quando é chegada a hora de desistir.

tumblr_m4bszi1khw1rnenm8o1_1280

O principal mérito de Solanin é conversar perfeitamente com os jovens. Se você já se sentiu perdido sem a menor ideia do que fazer esse mangá é para você. A primeira vez que li Solanin foi uma experiência libertadora. Eu estava no penúltimo ano da faculdade sem entender o porquê de ter decidido aquele curso, detestando o meu emprego e a minha perspectiva de futuro. O mundo me parecia uma prisão e envelhecer uma bela maldição.

Ler o mangá não fez meus problemas sumirem, mas me ajudou a enxerga-los de outra forma. Eu percebi que todo mundo se sente perdido aos vinte e poucos anos, que o futuro podia ser recriado quantas vezes eu quisesse, que eu não era definida pela minha carreira, por dinheiro, status e sim pelo que eu era. Como uma personagem mesmo diz ao longo da história; “Quando somos jovens achamos que só existe uma maneira de sermos felizes, e que essa maneira é a mais complicada possível, mas eu garanto é muito mais simples do que você imagina”.

sanguedeorc.blogspot.com - Solanin - 03

Inio Asano é o meu mangaká favorito, a temática do amadurecimento, as dificuldades da vida adulta e a depressão são alguns dos temas abordados em seus mangás. Solanin é uma obra prima, amplamente premiada e reconhecida pelo mundo, deve ser lida sem sombras de dúvida. A história possui uma adaptação em live action que é muito boa e a música que dá título ao quadrinho tem sua versão tocada pelo Asian Kung-Fu Generation. Mais duas obras do autor estão sendo lançadas no Brasil, temos Nijigahara Holograph pela JBC e Hikari no Machi pela Panini. Se você se sentir confuso sobre que caminho seguir já sabe: corra e leia Solanin.

Beatriz Kollenz ver todos os artigos
Queria ser mesmo uma garota mágica, infelizmente não deu nessa vida. Amo borboletas, mangas shoujo, desenhos animados e livros. Quando não estou voando nas nuvens costumo tocar piano, assistir um dorama ou sentar ao ar livre. Apesar de ser leonina sou muito tímida, a vida é assim, repleta de contradições.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

4 Comentários

  • Valéria
    04 fev 2017

    deve ser uma leitura linda e cativante…adoro mangás e já tem um tempinho quer venho querendo ler Solanin ^^

    acho que não serve pra quem tem 20 e poucos anos hein?pelo jeito serve pra em qualquer momento que nos sentirmos perdidos na forma como conduzimos nossa vida…
    hehe
    bjs…

  • NIZETE RIBEIRO
    03 fev 2017

    Olá!
    Eu comprei os dois volumes e estou ansiosa pra ler. Prometi pra mim mesma que esse ano darei mais atenção aos meus mangás. Sua resenha foi profunda e dá pra senti o quanto
    Solanin mexeu com você. Breve mexerá comigo. 🙂
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

  • Thaís Oliveira
    03 fev 2017

    Oie
    Adorei saber do que se trata a história e fiquei bem interessada. Como eu não curto muito mangá, vou procurar a adaptação pra ver.
    Adorei o post.
    Bjo

  • Rayanni kellsin
    01 fev 2017

    Olá, tudo bem?
    Não sou fã de mangás, mas gostei bastante desse, vou indicar para as amigas que gostam.
    Um beijo.

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.