minhas leituras
Categoria(s): minhas leituras

Lúcida, por Ron Bass e Adrienne Stoltz

de Ron Bass & Adrienne Stoltz
Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 363
Código ISBN: 978-85-01-07764-6
Sinopse: Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamourosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real?

Lúcida, livro escrito em parceria entre Ron Bass e Adrienne Stoltz é lançamento da Galera Record aqui no Brasil, e traz a história de  duas garotas cujas vidas são totalmente distintas, apesar de dividirem a mesma mente: uma vive nos sonhos da outra. Sempre que uma dorme, a outra vive e assim segue a história. O problema é que duas vidas não podem ser comportadas pelo mesmo corpo. Uma delas precisa partir.

lucida1

A divisão começa com um caso na escola: Sloane Margaret Jameson soca um coleguinha e, ao ser confrontada pela professora e pela própria mãe, responde que quem atacou foi Sloane, sua melhor amiga invisível que sempre a colocava em apuros. A partir daí, ela era Maggie – nos sonhos de Sloane. Por mais que dividam o nome, até a aparência das meninas é distinta.

Maggie é filha de Nicole, viúva, e irmã da pequena Jade; a mãe, que trabalha em uma revista de moda famosa, quase não tem tempo para as filhas. Maggie é aspirante a atriz e é boa no que faz, apesar de ser pé no chão. Quando Maggie sonha, Sloane quem vive: Sloane e sua família numerosa, com pais presentes, amigos de diversas tribos no colégio, o típico enredo dos filmes adolescentes americanos e notas altíssimas nos boletins. Ambas as garotas tem 17 anos e atuam como telespectadoras da vida alheia enquanto dormem.

lucida2

Confuso, um pouco, não? A ficção escrita por Ron Bass e Adrienne Stoltz pode enrolar a cabeça de algumas pessoas, ainda mais por ter suas quase 400 páginas divididas entre capítulos de Maggie e Sloane. No começo da leitura, fui com gás total: tinha pedido que a Débora me enviasse esse livro, por tudo que era mais sagrado. Quando fui chegando na metade, algo me afastava da leitura: não conseguia dizer se era a demora pras coisas acontecerem ou se já tinha enjoado de acompanhar as vidas das duas. Mas, que eu consegui ficar confusa durante a leitura, ah, isso eu fiquei!

lucida3

Apesar da confusão, da mistura de sentimentos e da pressa em terminar o livro, posso dizer que a leitura foi enriquecedora de algum modo. O enredo é cheio de reviravoltas e não dá bem pra definir se é algo puxado para o paranormal, se é um thrillerzinho psicológico, ou o quê, mas é de mexer com a mente de qualquer ser que decida pela leitura de Lúcida. Percebi um enredo bem construído, personagens com boas justificativas e – ainda que lenta- evolução dos mesmos. O final me surpreendeu, eu terminei o livro com um imenso misto de alívio, confusão, “que???”.

Se eu recomendo? Não que você aí, leitor, devorador de livros, dependa da minha recomendação (quem sou eu, né nom?), mas eu diria que dá pra se distrair e ter a atenção presa por algum tempo com esse livro. A parceria entre os autores deu certo o suficiente pra não reclamarmos de perder um fim de semana lendo, se quiserem saber.

Até mais!

 

Gostou? Compartilhe!pinterest twitter facebook
Rafaela Rodrigues

Formada em Letras Port/Inglês/Literaturas, viciada em livros, textos e séries, clichê de sempre. É prima (bem) distante da Beyoncé e um dia vai ser dona de uma editora e lançar todas as continuações dos livros que gosta, mas que nem os próprios autores quiseram escrever.

Deixe seu comentário

  1. Olá!
    Compartilho piamente essa sensação de querer terminar o livro, meio a uma demora do autor pra dar continuidade…. é terrível, mas o final compensa (caso o final seja o esperado, claro). Eu adorei a capa do livro, ele com certeza me chamaria a atenção. Quando a sinopse, ela me deixou bastante confusa, acho que avançou de mais o pensamento e pode ser que tenha adiantando um spoiler (quanto uma ser a outra, ou serem distintas) que apaga o fogo pelo livro. Entretanto, a resenha ficou ótima, despertou de novo a vontade de ler, a mesma que eu fiquei ao dar uma olhada na capa. A história é interessante e bem surreal, achei inteligente…
    bjss
    🙂

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Hey, Isabela!
      Então, essa sensação é realmente desesperadora!
      A questão da sinopse e essas informações (sobre serem duas na mesma mente e tudo mais) não é exatamente um spoiler, já que toda a história se baseia nisso. Poderia ser um fator surpresa? Talvez. Mas creio que o próprio desenrolar da história e os itens que surgem no caminho, os problemas e situações é que seriam spoilers. (:

  2. Eu li já algumas resenhas sobre esse livro é confesso, fiquei confusa mesmo. Essa mistura e uma com a outra me deu um nó na cabeça que só Jesus na causa.
    Mas enfim, uma pena que no meio você já tenha perdido o interesse que estava no início, mas ainda assim completou leitura. É isto que importa. Parabéns pela resenha, ficou muito bem feita

    Beijos.

  3. Fabiana comentou:

    Olá, tudo bem?
    Nossa esse livro está em alta mesmo hein? Acredito que essa é a terceira resenha que leio dele só essa semana. Mas infelizmente não é uma obra que me atraiu. Vou passar a dica, espero as próximas. Beijos

  4. Ana comentou:

    Não pedi o livro e nem lembro o porque, mas pra ser honesta fiquei feliz que não pedi. Apesar de você ter conseguido desenvolver a leitura, acho que se eu chegasse no meio e não tivesse entendendo muita coisa desistiria da leitura. Não funciona isso comigo.
    http://www.belapsicose.com

  5. oi ^^
    eu adoro livro com várias reviravoltas, mas como vc citou que ficou confusa com algumas coisas isso me deixa com o pé atrás pq sou dessas que fico logo agoniada quando tô lendo e fico confusa kk
    de qualquer forma não foi uma leitura que me atraiu, por isso á não leria.

  6. Olá,
    Fiquei bem intrigada com todas as sensações que esse livro proporcionou a você e muito curiosa para fazer a leitura, porque pelo que pude perceber mexe bastante com a nossa cabeça e acredito que me tiraria da zona de conforto.
    Adorei saber suas impressões e a obra já está na minha lista de leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  7. O livro é uma das minhas próximas leituras então li sua resenha morrendo de medo de perder a vontade de ler o livro por alguma razão apresentada…
    Confesso que perdi um pouco da empolgação, já que eu não estava esperando um livro tão confuso ou um tanto lento, mesmo assim, foi bom saber um pouco mais dele. E também é bom dar uma diminuida nas expectativas, assim a chance de se decepcionar reduzem bastante…
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros