minhas leituras
Categoria(s): minhas leituras

Origem do Além, por EveZel

de EveZel
Editora: AZO - Agência Literária
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 320
Sinopse: O Sol e o Caos travam uma incessante batalha pela liderança do novo Sistema que surgiu em uma nova Galáxia, chamada Via Láctea. Tudo está sob o controle do Sol até que a sucumbência de um planeta, ineditamente envolto de trevas que nem o mais brilhante dos brilhantes consegue iluminar, acontece. Cabe ao mesmo recrutar as forças do Sistema Solar. Apresentam-se apenas doze corajosos guerreiros. São eles: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Está nas mãos da, agora nomeada, Armada do Sol lutar contra o Caos para impedir que o planeta, e mais tarde o Sistema todo, seja envolto de escuridão. Mas antes da guerra começar, terão de guerrear contra si mesmos, em uma batalha interior para provar que estão preparados.

Origem do Além é um livro de fantasia nacional, e é o livro de estreia do autor EveZel. No livro, o Sol e uma força sombria chamada de O Caos travam uma batalha pelo domínio de um novo Sistema que acaba de surgir na Via Láctea. Apesar de inicialmente ter tudo sobre controle, a situação complica para o Sol quando um planeta sucumbe ao controle do Caos.

Cabe então ao Sol convocar as forças do Sistema Solar para ajuda-lo nessa guerra. Os doze corajosos guerreiros que se oferecem para lutar nessa batalha são chamados Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A chamada Armada do Sol se prepara então para enfrentar as forças do Caos e impedir que o planeta, e consequentemente todo o Sistema seja tomado pela escuridão.

origem-do-alem-01

A sinopse do livro me chamou a atenção logo de cara. Os signos do zodíaco em uma batalha contra uma força sombria pelo domínio do planeta. Parece aqueles animes que eu adorava quando era criança. Somando isso com o fato de que a gente do La Oliphant adora conferir o trabalho de autores nacionais, já dá pra ver que eu tava animado pra essa leitura, né?

O enredo do livro é bem interessante, e é bem o tipo de enredo que eu recomendaria pra quem gosta de fantasia. Não só isso, é uma ideia original, esse tipo de origin story dos signos do zodíaco como uma espécie de Vingadores do espaço sideral, eu nunca tinha visto um livro contar esse tipo de história antes. E no que se trata do enredo, o livro não me decepcionou. Eu achei que o livro entregou a história que prometeu, e não economizou nos elementos fantásticos, além de ter uma ótimas cenas de ação.

Por outro lado, a escrita em si acabou me decepcionando. O maior problema do livro é que em vários momentos, a narração fica bastante repetitiva. Por exemplo, em um ponto determinado do livro, cada um dos personagens ganha um capítulo individual que retrata as lutas internas deles. Seria uma parte muito legal do livro, e um jeito ótimo de mostrar como funciona a mente de cada um deles, mas todos os capítulos acontecem basicamente da mesma maneira, o que acaba deixando a leitura maçante.

origem-do-alem-02

Os personagens são um ponto do livro que eu ainda não consegui determinar se gostei ou não. Por um lado, eu adorei as descrições físicas deles, e as ilustrações que acompanham o livro são todas incríveis (inclusive queria acrescentar que Origem do Além daria uma ótima graphic novel). Além disso, alguns deles realmente me agradaram, principalmente Touro, Leão, Áries, e Escorpião (apesar de eu ser meio suspeito, porque é o meu signo).

Por outro lado, fora esses que eu já mencionei, os personagens não foram tão marcantes quanto eu gostaria. Eu acho que o motivo disso é que é já é difícil criar um personagem que conecta com o leitor, imagina fazer isso com doze personagens, todos introduzidos ao mesmo tempo. Meio difícil, né? Pois é, é isso que acontece. Todos estão lá ao mesmo tempo, e fica meio complicado de se conectar com algum deles. Não tem espaço pra desenvolver uma dúzia de personagens, isso sem contar os vilões, e acaba que cada um  fica definido por um traço de personalidade básico.

É o tipo de problema que poderia ser resolvido de diversas formas. Uma sugestão seria contar a história do ponto de vistas de personagens diferentes ao longo da história (tipo o Rick Riordan fez em Heróis do Olimpo, saca?). Dar uma chance do leitor conhecer cada um dos personagens aos poucos, em vez de colocar todos na história ao mesmo tempo.

origem-do-alem-03

No geral, Origem do Além é o tipo de leitura que eu recomendaria pra quem quer começar a ler fantasia, mas não tem coragem de encarar um livro enorme tipos os do Martin, ou quer apoiar a cena de fantasia nacional, que com certeza merece mais atenção. A narração e o personagens me decepcionaram, mas o conceito geral, as cenas de ação e as ilustrações meio que compensam. Preciso repetir que daria uma graphic novel incrível, sério mesmo.

E vocês, se interessaram por Origem do Além? Conta pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário

  1. Olá!
    Infelizmente esse livro não me chamou a atenção,a princípio achei um pouco confuso de entender a premissa, mas quando citou signos, desandou de vez. Apesar de ser uma ficção, não sou apreciadora de Astronomia e astrologia. Então, indicarei aos amantes essa obra.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

  2. Oi
    Eu não conhecia o livro e o enredo me parece bem interessante, também não conheço o autor, seria uma boa conhecer a escrita dele.

  3. Valéria comentou:

    fiquei curiosa com a premissa,mas saber que a escrita é maçante em alguns momentos me desanimou um pouco…gosto de leituras mais fluídas…
    bjs,…

  4. Ai Vinicius que pecado isso né? uma premissa top dessa pra errar logo nos personagens principais =/ até desanimei kkkk

  5. Conheci seu blog agora pouco, confesso que fiquei andando por algumas postagens e me deparei com essa e tive que deixar um recado elogiando e também dizer que gostei tanto que estou seguindo o seu blog! Muito sucesso pra você, você vai longe!

    Memórias de uma Guerreira

  6. Oi!
    A capa não chamou a minha atenção, mas conforme fui lendo a tua resenha fui me sentindo cada vez mais envolvida pela trama e pelo visto a diagramação do livro é bem elaborada, pois mostra algumas ilustrações e eu amo isso em livros de fantasia.
    Não gosto quando a narração se torna repetitiva, a leitura se torna cansativa e parece que os fatos não avançam.
    Mesmo a leitura tendo vários pontos negativos, eu daria uma chance a esse livro.
    Beijão!

  7. Olá,
    Uma pena que tenha se decepcionado com a narrativa e que não tenha se conectado com nenhum personagem.
    Eu fiz a leitura do livro e gostei bastante. No começo foi meio difícil ser transportada para o universo criado e tudo mais, mas depois eu simplesmente adorei e não conseguia mais largar.
    Realmente é complicado desenvolver bem uma trama com muitos personagens, mas acho que essa conexão varia de leitor para leitor, pois amei Aries e sua cabeça dura rsrs

    LEITURA DESCONTROLADA