minhas leituras
Categoria(s): minhas leituras

Piscina Já!, por Luiz Antonio Aguiar

Publicado pela editora Biruta, Piscina Já! é um livro infantojuvenil, escrito pelo brasileiro Luiz Antonio Aguiar e com adoráveis ilustrações de Tiago Lacerda. Além de ser escrita e ilustrada por brasileiros, a história também é ambientada aqui e durante a década de 70, bem no meio da ditadura militar, ou seja: de um jeito ou de outro, baseado em fatos reais.

Temos a história do ponto de vista da protagonista Lara, e logo no início conhecemos o Tio Zeca, tido como herói da família, afinal, ele tinha seu jeito todo despojado e politizado, com camisas estampadas com o rosto do Che Guevara, tinha cabelos bagunçados, contava histórias de terror, fazia bagunça e, enfim, era o tio favorito e a alegria da casa.

capa

Até que sua mãe, avó, seus irmãos Rubinho e Carlinhos e ela, a família inteirinha precisa parar de falar nele, assim, do nada! É o Tio Zeca desaparecendo misteriosamente e a polícia entrando em cena, chutando porta e interrogando todo mundo.

Não bastasse o sumiço do Tio Zeca, quando a família vai se reunir na casa do Condomínio da Colina, na Serra das Araras, Lara se depara com mais um problema: Anjo,  Zuzu e David, a criançada lá do condomínio, a recebem com a notícia de que um tal de general Pimenta secou a piscina! E sabe como é, em terra de ditadura, militar é rei (ou quase isso…), e esse, no caso, estava esvaziando a piscina deles para encher uma particular.

Entre missões secretas para salvar a vida do tio comunista, recuperar a piscina (com direito a conselho de guerra e tudo!)e dar um jeito no general Pimenta, que acha que pode mandar e desmandar, temos um gostinho de história do país sem o cansaço de assistir aulas. Brincadeirinha…

capitulos

Uma coisa que me fez gostar bastante da leitura foi a narrativa, que é fluida, feita pela protagonista, e quando combinada com as ilustrações, me fez mergulhar de cabeça no enredo. A impressão que tive foi de estar escutando-a me contar aquelas histórias empolgantes de uma época de sua vida.

Meu único incômodo, na verdade, é que a protagonista, Lara, quase não tem seu nome citado na história. Tem o Tio Zeca, tem o Anjo e sua relação próxima com a ela, tem os irmãos dela…mas eu às vezes até esquecia que a pessoa me contando aquilo tudo era a Lara.

Talvez, por ser um livro voltado para crianças a partir de nove anos e eu gostar bastante de literatura infantil, eu tenha lido com bastante empolgação, daí eu não sei se uma criança ou jovem leria da mesma forma. Vou esperar que sim, porque o Piscina Já! traz informações bem interessantes sobre a história do Brasil e, tudo isso, de maneira bem lúdica.

ilustr

Inclusive, arrisco dizer que a forma com que a história é narrada é capaz de fazer com que a criança leitora se sinta de igual para igual, por ela provavelmente utilizar com os amigos o mesmo vocabulário. O livro também conta com um posfácio que traz uma explicação sobre o que e como foi a Ditadura Militar aqui no Brasil, algumas informações sobre o autor e sobre o ilustrador.

Apesar de ter 104 páginas, é uma leitura bem rápida e, novamente, informativa. Perfeita para dar um empurrãozinho no senso crítico dos nossos jovens leitores e, sinceramente, essa publicação da Editora Biruta mexeu com a professora e, quem sabe, futura mãe que vive em mim: eu super indicaria para meus alunos e filhos. Mas adulto também pode ler, tá, gente?!

Gostou? Compartilhe!pinterest twitter facebook
Rafaela Rodrigues

Formada em Letras Port/Inglês/Literaturas, viciada em livros, textos e séries, clichê de sempre. É prima (bem) distante da Beyoncé e um dia vai ser dona de uma editora e lançar todas as continuações dos livros que gosta, mas que nem os próprios autores quiseram escrever.

Deixe seu comentário

  1. Leticia comentou:

    Oi Rafaela..
    Eu não costumo ler infantis, mas sua resenha é mais uma que elogia bastante a obra, acho que seria uma leitura boa para quebrar o gelo. E claro, deve ser recomendadíssima para crianças.
    Adoro livros com ilustrações.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Hey, Leticia! Então, livros infantis são tão gostosinhos…e eu realmente fiquei feliz em entrar em contato com uma literatura infantil tão rica em informações. Mas poxa, dá pra usar como indicação pras crianças que você conhecer, porque juro que é válido! (:
      Beijos!

  2. Oi Débora a editora Biruta está arrasando ultimamente, gosto desse tipo de literatura também acho muito importante incentivar a leitura das crianças e dos adolescentes, gostei de saber sobre o livro e pelo que via as ilustrações são um show à parte., beijos

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Sim, Beatriz, livros assim são ótimos pra incentivar a leitura dos mais jovens e incentivar a busca de conteúdo nessas leituras, que também é importante! Realmente, as ilustrações dão um toque a mais na leitura! (: Beijinhos!

  3. Oi Rafa, que legal esse livro! Pelo título, comecei a ler sua resenha achando que era um história bestinha, mas a temática que ela aborda é muito interessante, uma forma de informar os mais jovens sobre a ditadura de uma maneira lúdica. Fiquei encantada!!!! O autor está de parabéns. Amei a sua resenha!!! Bjs

    Território nº 6

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Então, Gleyse, a coisa que mais me encantou foi o fato de ser um livro infantil com temática tão interessante e bem escrito! Concordo, o Luiz Antonio acertou em cheio, e obrigada! Beijocas!

  4. Oiii.
    Adorei a diagramação do livro.
    Sabe, eu concordo com você, acho que o que me manteria lendo o livro e faria com que a leitura fluísse rápido seria a ilustração mesmo, acho que somente isso faria com que eu lesse o livro.
    Mas gostei da resenha, ficou perfeita.
    bjs

    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      (: É uma leitura super válida, Vanessa! Beijos!

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Iany, se gostou dele, sugiro dar uma olhada no catálogo da Biruta! Eles tem uns livros super legais e nesse mesmo estilo! :3 E obrigada!

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Olá, Angélica! Tô bem sim, e você?
      Apesar da temática do livro, o autor não utilizou de forma pesada, sabe? Perfeito MESMO pra tratar disso com crianças. Indique sim (: e mande um abraço pra seu tio! HAHA
      Beijos.

  5. Rafaela, que história ótima.
    Muito boa para fazer a criança entender mesmo sem querer uma época tão dura do nosso país.
    Gostei como a história foi trabalhada e os desenhos estão muito bem feitos.

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Hey, Déborah! Concordo com você! Uma abordagem perfeita pra um conteúdo necessário! 😉
      Beijos!

  6. Olá; gostei da resenha. Quando vi esse livro nos lançamentos da editora, fiquei bem curiosa por ele. Acho muito pertinente falar sobre a ditadura, também com os leitores mais novinhos, para que eles entendam melhor esse período difícil da nossa história.

    1. Rafaela Rodrigues comentou:

      Sim, Mari, concordo! As crianças precisam, sim, ter acesso ao que aconteceu no nosso país e tudo mais. 😀

  7. Olá!
    Sinceramente, esse livro não me chama a atenção. Talvez por não ter o costume de ler livro infantis ou por não curtir muito livros que se passam entre guerras ou no período da ditadura e afins.
    Ainda assim, adorei as ilustrações!
    Estão lindas!
    Beijos!

    http://www.livrosdajess.com

  8. Oi Rafa, tudo bem?
    Esse livro parece ser uma fofura! Amei essas ilustrações…
    Achei a premissa da história bem interessante principalmente para os jovens pois é uma forma divertida de aprender um pouco de história!
    Fiquei curiosa para conhecer melhor esse livro.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

  9. Carol comentou:

    Oi Rafa!
    Não sou muito fã de literatura infantil, mas adorei saber que este se passa na ditadura. A Biruta sempre capricha na edição dos seus livros, né? Fiquei curiosa em saber mais sobre esse.
    Beijos
    Carol
    http://www.sobrevicioselivros.com

  10. Dicas Renda Extra comentou:

    Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.