Só os Animais Salvam é um lançamento da Darkside, escrito pela Ceridwen Dovey e parte do selo Darklove. O livro é uma coletânea de dez fábulas modernas contadas por animais que conviveram com escritores famosos, viveram os horrores da guerra e sofreram com o egoísmo humano. Tentei ao máximo conter minha euforia com esse livro, não quis criar muita expectativa em cima da obra, mas creio que isso vai ser difícil.
“Mas para quê? Carreguei aquela coisa de beleza todo o caminho em meu dorso, com as cordas cortando até os ossos, para que alguém fizesse tinir as notas no bar da Alice, para bêbados no meio do dia. Era aquilo que partia o coração de Zeriph. Que a música do piano não significasse nada sem o falso profeta da bebida.”
Cada fábula possui seu estilo, seja emulando algum escritor, como é o caso do Mexilhão que evoca Jack Kerouac em seu excelente On The Road, seja pelo momento. Temos animais narrando sua história da África, da Polônia, da França e até do espaço. Cada um tem a sua voz na hora de contar sobre a vida e a sua visão do mundo.
Confira: “Empatia e Imaginação: O que os animais podem nos ensinar”
Não sei para vocês, mas para mim é muito difícil falar de um livro quando eu gosto muito da história, provavelmente a dificuldade vem do fato de eu ficar tão animada que passo o tempo todo pulando e abraçando o livro ao invés de expressar o meu amor de uma maneira mais clara. Quem gosta de literatura, quem ama ler, não tem como não gostar desse livro. A felicidade que temos quando entendemos quem a autora está tentando emular, quando compreendemos as referências ou deparamos com algum escritor favorito figurando de coadjuvante é indescritível. Claro que se você não entender de onde vem a referência pode consultar no final as fontes utilizadas pela a autora.
“Virgínia acompanhava nos jornais a perversão que era o comércio de tartarugas: milhões de nós importadas a cada ano do norte da África, chegando com patas e cascos fraturados por terem sido encaixotadas umas em cima das outras; mil tartarugas gregas descobertas mortas na praia de Barking. Dificilmente alguma sobrevivente da jornada conseguiu resistir ao primeiro inverno inglês.”
Outro ponto muito positivo é como a autora usa os animais para criticar a nossa hipocrisia e mesquinhez humana. Isso fica mais forte nos cenários de guerra. Era comum durante a primeira guerra animais habitarem as trincheiras, eles caçavam os ratos e serviam de companhia aos soldados. Os animais sofriam ainda mais fora dos campos de batalha. Cidades sitiadas pereciam com a falta de alimento e a população chegava ao ponto de caçar ratos, gatos e pombos em busca de comida.
Os ricos eram um caso a parte, graças ao seu poder aquisitivo e influências chegavam ao ponto de comer carnes dos animais ‘exóticos’ do zoológico quando todos os pombos já tinham se extinguido. O preço era caro, mas isso não era um problema. Humanos não hesitaram em abandonar seus animais de estimação na hora de escapar, muito menos se preocuparam com a destruição as florestas e com as famílias dos animais. Há uma fábula em que essa questão se inverte, temos humanos incrivelmente preocupados com a situação dos bichos, o que seria excelente se as pessoas em questão não fossem nazistas e tivessem convertido a energia em exterminar membros da própria espécie.
“Encarcere-se outra vez, negue-se qualquer coisa que deseje, até que o prazer venha da negação mesma, não da consumação do desejo. Apenas assim será verdadeiramente livre, e próxima do humano.”
No meio de tantas fábulas fica difícil encontrar a minha favorita. Talvez as que mais fizeram meus olhinhos brilharem foram as vozes da Gata, do Chimpanzé e da Tartaruga. Eu chorei como se não houvesse amanhã lendo esse livro. Me via profundamente tocada pelo amor inocente e pelo coração dessas criaturas ao ponto de precisar parar a leitura e refletir sobre o que tinha acontecido. Todos nós somos culpados de alguma forma. Fazemos parte deste planeta, contribuímos com a poluição, com o desmatamento e com tantas outras coisas egoístas. A fauna e a flora perecem a cada dia, deixamos que governos e empresas se afastem da sua responsabilidade em troca de lucro.
Recentemente tivemos todo o problema com o Acordo de Paris e a recusa de alguns governos em cumprir as metas estabelecidas, a justificativa é o progresso, mas até que ponto podemos permitir isso? O aquecimento global não afeta só os animais, nós sofremos com as conseqüências e como seres pensantes nos dedicamos a outras tarefas ao invés de proteger nosso planeta. Todo mundo já deve ter visto imagens das calotas polares derretendo e os ursos polares sofrendo com a escassez de alimento. Por que isso não causa empatia nos que estão no poder?
“Amor tem cheiro de morte, era nisso que eu pensava estando enterrada nas ruínas.”
É claro que o livro caminha muito longe da militância, tudo isso são pensamentos que desenvolvi percorrendo as páginas. Você não vai se sentir atacado em nenhum momento, os animais são melhores do que nós até nisso. Talvez suas conclusões ao final da leitura sejam diferentes, quem sabe? A narrativa da Ceridwen é gostosa e ela é muito talentosa, espero que a Darkside traga outros livros da autora porque eu quero ler muito mais. Se você ainda não se sentiu motivado a embarcar nessa leitura eu não sei mais o que fazer, só posso te pedir que leia o livro. Deixo aqui também um protesto para meu labrador, Luke, por não querer posar em nenhuma foto e por tentar comer o livro.
Regulamento do Sorteio
– A promoção é válida até 14/08/2017, tendo seus ganhadores anunciados na fanpage dos blogs;
– Este sorteio é realizado através da plataforma Rafflecopter;
– Para validar o prêmio o ganhador deverá cumprir com todas as solicitações do Rafflecopter;
– Ao fim da promoção será sorteado apenas 01 ganhador para todos os prêmios cedidos neste sorteio;
– A promoção é válida somente para quem tem endereço de entrega no Brasil;
– O ganhador terá o prazo de 03 dias para responder ao e-mail que lhe será enviado. Caso não o faça, um novo ganhador será definido;
– O envio do livro será feito pela Editora Darkside no prazo de até 90 dias após o ganhador informar seu endereço;
– O blog e a editora não se responsabilizam por extravio ou atraso na entrega dos Correios. Assim como não se responsabilizam por entrega não efetuada por motivos de endereço incorreto, fornecido pelo próprio ganhador;
Mega participando! Já pode guardar aí que é meu. 🙂
E-mail: umbaixinhonoslivros@outlook.com e/ou marciosilvac@outlook.com
Participo! Seguindo como Aline M. Oliveira
alinemartinsoliveira1@gmail.com
Bjoxx ♥☘♥☘
Estou louca para ler esse livro! A capa é linda e a história me cativou <3
Estou participando do sorteio, vai que tenho sorte hahahaha
Beijos <3
email: karina.n.rezende@gmail.com
Participando e torcendo para ganhar!!
Francisca Elizabete
beti_bezerra@hotmail.com
Participando !!
Participando !!
marianelove007@gmail.com
Participando!!
Marta Izabel
martaizabeln@gmail.com
Caraca que resenha, parabéns!!
Enredo e capa maravilhoso!
Participando!
Aline Santos
liihgomes87@gmail.com
Participando e torcendo.
Beijos
Caroline Garcia
caarol.garcia@hotmail.com
Quero todos os livros dessa editora mas não tinha lido nenhum resenha sobre esse livro e já quero conhecer essa história contada por animais, parece ser maravilhoso estou encantada.
Participando.
Uau, que resenha incrível! Quero conferir esse livro, com certeza!
Participando!
Jennifer Silva
jenni.dcoiote@hotmail.com
Que capa fofinha, não conhecia esse livro da editora. ‘Não sei para vocês, mas para mim é muito difícil falar de um livro quando eu gosto muito da história’ sim, para mim também. Terminei de ler Fabián e o Caos e não consigo resenhar, e foi uma leitura visceral. Amei. Mas não sai nada. De qualquer forma, sua resenha ficou muito bem, sem dúvidas, preciso ler o livro.
Quero muito ler esse livro, mas não participarei do sorteio porque já tenho um exemplar aqui em casa. Boa sorte a todos os participantes!
Oie
aaaaaaaa eu to apaixonada por essa capa e pelo enredo, nossa, ja quero para ontem e minha lista de desejados dessa editora esta gigante, socorro
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Ah esse é um livro que quero ler a muito tempo. Gosto bastante de fábulas, e ver numa edição linda, só me faz ficar mais ansiosa ainda. A sua resenha é excelente, e sentimentos a sua emoção em falar nele, então amei <3
Ótimas palavras.
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Esse livro tá muito lindo. Sou muito adepta aos animais, então fiquei doidinha nesse lançamento. Essas fábulas devem ser muito sentimentais, e bem lindas. Tõ participando do sorteio!
Participando!
lluiza5luiza5@gmail.com
Beatriz!
Também tenho dificuldade em resenhar livros que gosto muito.
Achei fantástica a ideia de cada fábula ser narrada por um dos animais e em diversos países, parece envolvente e nos compadecemos dos fatos ocorridos com eles.
Quero poder ler.
Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
RUDYNALVA CORREIA SOARES
rudynalva@yahoo.com.br
“A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.” (Zíbia Gasparetto)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Quero muito ler esta obra, por se tratar de repensar a respeito de como os animais se sente diante de tantos acontecimentos, acredito que esta será uma leitura bastante cativante, e envolvente, e não irei perder por nada.
Participando.
Lana Silva
lannawesley@gmail.com
Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro “Dois Mundos”, o primeiro da série “Tesouros da Tribo de Dana” da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/
Participando!
mariiantonello@outlook.com
Participando!!
lucia_esantos@hotmail.com
Meu Deus!! Que resenha, me deixou louca pra ler esse livro hahaha
Espero ganhar esse sorteio!
livialima198@gmail.com
Participando!
manaiane98iara@gmail.com