Eu provavelmente nunca contei para vocês que o meu fraco no mundo são essas séries adolescentes que não foram feitas para mim, mas para um público muito mais jovem. Talvez eu realmente não tenha idade para assistir essas coisas mas essas séries tem um tom cômico que eu gosto muito e estão sempre dando espaço para falar de coisas muito importantes. É impossível não se apaixonar por uma série que mostra uma atmosfera positiva e trata de assuntos como feminismo e “pessoas mudam pessoas” de uma forma tão leve, não é mesmo?
Para a minha sorte, a Netflix resolveu investir nesse tipo de conteúdo e, embora ela tenha me decepcionado bastante não tendo comprado os direitos de produção de Girl Meets World, a bonita conseguiu se redimir quando anunciou Alexa & Katie. O show é basicamente o que nós conhecemos como sick-lit, mas sem toda aquela parte do romance e do sofrimento. Pelo contrário, em Alexa & Katie – graças a um milagre dos céus – o assunto principal é a amizade entre as duas protagonistas e como elas estão enfrentando juntas o fato de que Alexa está com câncer e, por conta do tratamento ela acaba tendo que se ajustar a uma rotina totalmente nova.
Eu sei, quando a gente fala sobre câncer, parece que uma nuvem negra se coloca sob as nossas cabeças e é exatamente por isso que eu acho que esse show é tão relevante. O roteiro tem uma pegada muito mais leve, tanto que você até consegue esquecer por um tempo que a Alexa tem câncer e que todos a sua volta estão tentando lidar com isso da melhor maneira possível. Eu gostei muito que a série não focou na doença em si, mas na pessoa. Alexa, apesar de estar com câncer, ainda é uma adolescente comum, com sonhos, esperanças, paixões e que tem ao seu lado a melhor amiga do mundo. Ver as duas conquistando suas novas experiências mesmo sabendo de todo o “câncer”, é muito inspirador.
Confesso que depois que GMW foi cancelada, eu estava me sentindo órfã de uma série que falasse sobre amizade e Alexa & Katie realmente chegou para me salvar. Além dos diálogos maravilhosos e de um enredo que realmente cria espaço para explorar todos os seus personagens, nós temos a amizade dessas duas protagonistas que não precisam nem ao menos pensar duas vezes antes de compartilhar suas experiências. Eu gosto muito de como o relacionamento delas é real e existe toda essa entrega de uma para com a outra. Alexa não quer perder nenhum momento da vida da Katie e vice versa e, no final, as duas sempre acabam compartilhando os momentos mais lindos, deixando muito difícil você não chorar assistindo – embora a série tenha mais momentos engraçados que tudo.
E é claro, nós estamos falando de uma série adolescente então se preparem para muito amor envolvido. Eu sou completamente apaixonada por enredos que exploram “primeiro amor”, “primeiro beijo”, “primeiro qualquer coisa” e Alexa & Katie entrega os melhores diálogos e as melhores experiências nesse quesito. Inclusive, é muito fácil você se identificar com toda aquela ansiedade de “ele vai me ligar?”, “ele vai me beijar?”, “vamos ao baile juntos?”, porque todo mundo já passou por essa expectativa uma vez na vida e, quando Alexa e Katie passam por essas mesas experiências da forma mais engraçada possível, fica impossível você não se apaixonar por esse show.
Alexa & Katie é um show que tem uma pegada muito saudável para uma série que fala sobre câncer, e eu gosto disso. Nem todo o sick-lit precisa ser esse sofrimento sem fim, o que ajuda a lembrar as pessoas que podem haver momentos de felicidade mesmo na dor. A série explora muito o relacionamento das protagonistas com seus pais, que são pessoas maravilhosas, com defeitos e preocupações como qualquer outro pai e eu gostei bastante de, no meio de toda a comédia, eles não terem se esquecido de explorar o relacionamento familiar. De um lado nós temos os pais da Alexa, lidando com o fato da filha estar doente e tentando manter a rotina o mais normal possível e, de outro, nós temos a mãe da Katie, divorciada, tentando criar dois filhos por conta própria. Percebe como a gente só tem personagem inspirador nessa série? Pois então.
Eu gosto muito do fato da série conseguir mostrar dois lados da mesma coisa, sabe? Por um lado nós temos a “menina com câncer” e do outro nós temos “duas adolescentes descobrindo o mundo” – parece familiar para vocês? Mesmo tratando de assuntos importantes e emocionando quem está assistindo, Alexa & Katie é um show divertido, que fala sobre amizade, família e novas descobertas. Eu realmente estou empolgada para que vocês deem uma chance para essa série maravilhosa e, não deixem de me contar nos comentários o que acharam, certo?