Resenhas 08fev • 2015

por

O livro no Skoob e no Goodreads.

Ano de Publicação:
Número de Páginas:

Comprar:

Alma? é um steampunk escrito pela autora Gail Carriger e publicado no Brasil pela Editora Valentina. Primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha, o livro irá nos apresentar à Alexia Tarabotti, uma solteirona de 26 anos, de aparência exótica e um comportamento bem inadequado para a sociedade vitoriana da época.

Na sociedade vitoriana de Gail Carriger, humanos, lobisomens, vampiros e fantasmas convivem em sociedade. Há também o que chamam de “preternatural”, ou seja, pessoas que não possuem alma e, com apenas o toque, podem anular os poderes sobrenaturais de outros seres.

Alma_01

É nessa sociedade que conhecemos Alexia Tarabotti, uma solteirona com uma grande tendência a se meter em confusão. Ao sair por alguns instantes de uma festa, para fazer um lanche, a moça acaba sendo atacada por um vampiro novo – ou seja, recém nascido. E como se isso já não fosse o suficiente, ela consegue matar a criatura, fazendo com que a DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) se envolva no incidente.

No meio de toda essa confusão, Alexia acaba se tornando suspeita dos desaparecimentos que tem acontecido em Londres, juntamente com outras situações muito suspeitas. Com isso, a jovem Srta. Tarabotti acaba virando alvo da sociedade sobrenatural, e ao mesmo tempo que precisa manter o controle da sua vida social, ela também precisa descobrir o que realmente está acontecendo.

“Lorde Macon observou-a, com admiração. A srta. Tarabotti podia ter uma visão crítica do próprio rosto sempre que se olhava no espelho de manhã, mas não havia nada de errado com sua própria aparência. O conde só deixaria de notar esse detalhe tentador se tivesse bem menos alma e desejos sexuais. Mas é obvio que ela sempre estragava o momento sedutor ao abrir a boca. Na humilde opinião dele, ainda estava por nascer uma mulher mais irritantemente tagarela”.

Quem acompanha o blog há bastante tempo sabe que sou completamente apaixonada por Steampunk, e com Gail Carriger foi amor à primeira vista. O livro é narrado em terceira pessoa, permitindo que o leitor tenha uma visão completa do universo criado pela autora. Logo nos primeiros capítulos somos introduzidos aos personagens principais da história, e compreendendo melhor a proposta do livro.

Alexia Tarabotti é a minha personagem feminina favorita. Extremamente independente, ela não aceita explicações com poucas palavras e busca se aprofundar em qualquer assunto na qual esteja remotamente envolvida. E isso foi o que fez eu me apaixonar por todo esse enredo. Uma personagem que não aceita “não” como resposta ou não deixa de tomar uma atitude só porque não condiz com a “atitude de uma dama” era tudo o que eu precisava em uma leitura.

Alma_02

Outros personagens também me encantaram, e tornaram a leitura ainda mais animadora. Lorde Maccon, um lobisomem muito mau humorado, mas ao mesmo tempo atraente e inegavelmente sexy, tem uma longa história – não muito amigável – com Alexia. Os dois passam boa parte da história batendo de frente um com o outro, mesmo sabendo que tudo o que os irrita um no outro, é também o que faz com que eles se gostem – secretamente.

O enredo do livro trás tudo o que amamos em uma história. Steampunk, romance, aventura e também mistério. Gostei muito de como a autora conduziu os acontecimentos do enredo em sua narrativa, mostrando a evolução dos seus personagens de acordo com a necessidade da história, e não forçando um romance entre o casal principal.

“Nunca imaginara que encontraria um deles na forma de uma solteirona de personalidade forte demais, vivendo no coração da alta sociedade londrina, acompanhada por duas irmãs tolas e de uma mãe mais idiotizada ainda. Sendo assim, aproveitava todas as oportunidade para lembrar a si mesmo quem ela era, agarrando a mão ou o braço da moça por puro capricho.”

Gosto do fato de Alexia ser uma feminista nata em uma sociedade dominada pelo sexo oposto. Durante a narrativa, é possível ver a personagem ganhando seu espaço e respeito, mesmo tendo que se preocupar com coisas naturais para uma mulher da época, como o casamento, por exemplo. Seu humor sarcástico em contraste com o comportamento “dominador” de Maccon, faz com que tenhamos uma narrativa divertida, envolvente e completamente viciante.

Gail Carriger me conquistou com seu Steampunk, seus personagens e todo o universo vitoriano que criou. Se eu fosse escolher um livro para morar, com certeza seria toda a série de O Protetorado da Sombrinha, e seu enredo original.

É um livro que eu recomendo muito para os leitores que, assim como eu, são apaixonados por Steampunk ou estão à procura de uma leitura diferente, cheia de aventuras e personagens que com certeza vão te conquistar no primeiro capítulo do livro.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

12 Comentários

  • […] fantástica, mas o meu primeiro amor sobrenatural foi ninguém menos do que o Conde de Woolsey, de O Protetorado da Sombrinha da Gail Carriger, um lobisomem de temperamento explosivo, mas ainda assim um grande protetor da sua alcateia e um […]

  • Andréia Renata
    12 fev 2015

    Oi Débora, tudo bem?
    Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro depois de ler o primeiro capítulo disponibilizado pela editora, e a sua resenha só me deixou com mais vontade de lê-lo *-* o bom é que a editora deve lançar logo logo a sequência né.
    Bejos,
    Andréia – StarBooks

  • Kétrin N. Galvagni
    11 fev 2015

    Oi Débora, tenho vontade de ler o livros desde que foi lançado, todo mundo elogia muito e fiquei muito curiosa para saber mais da história. Não é o gênero que costumo ler, por isso quero sair da rotina e ler algo diferente para ver se gosto!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

  • Juliana Garcez
    10 fev 2015

    Oie! Tudo bem?

    Que capa mais lindaaaaa! E a diagramação também está tudo de bom. Achei muito fofo. E que história maluca! rsrs Adorei, me identifiquei =p
    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

  • Vitória Doretto
    10 fev 2015

    Ai Alexia <3 adoro que a Velentina tenha começado a publicar essa série por aqui, estou terminando de ler em inglês e é uma das melhores, com certeza! Aliás, adorei a resenha! haha
    Bjus

  • Luana Victoria
    10 fev 2015

    Oie!
    Que livro diferente em? Nunca vi uma história tão doida assim kkk, até porque Lobisomem e Vampiros podem até ser comuns mas no meio da sociedade assim, sem se esconder mt realmente eu nunca tinha visto. Achei a resenha ótima e a história super interessante!
    Beijos
    http://focanaluana.blogspot.com.br

    • Débora Costa
      11 fev 2015

      Oi Luana,
      Acho que colocar todos os seres sobrenaturais em um mesmo universo foi uma ideia genial, se tiver oportunidade, leia o livro. Certeza que você vai gostar!

  • Joi Cardoso
    09 fev 2015

    Oi Débora! Tenho este livro aqui um bom tempo, ele trás tudo que eu gosto, e o principal trás uma personagem ótima, pois em toda a resenha que leio só vejo elogios!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

  • Ryokobel
    09 fev 2015

    Olá Débora, tudo bem ???
    Acho que nunca li um livro que se encaixava na temática Steampunk, morro de vontade de ler mas nunca encontrei um que me chamasse a atenção, ou que outras pessoas comentaram e fizeram críticas positivas… Mas acho que finalmente encontrei um bom livro para me introduzir ao tema !!!
    Gostei muito da história e da personagem principal, sem falar que eu adoro livros com vampiros, vou deixar a dica anotada e espero ter a oportunidade de conhecer essa história em breve !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

  • Oi Débora,
    Esse itpo de livro não faz muito meu estilo e gosto literário, mas fiquei super curiosa com a história!! 🙂
    Adorei sua resenha e a Alexia parece ser uma personagem incrível e o mundo que ela vive, também.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    • Débora Costa
      11 fev 2015

      Oi Ká, tudo bom?
      Sei que não é o seu estilo de livro, mas vale muito a pena dar uma chance pra série. Eu tenho certeza que a Alexia vai te conquistar.

  • Izandra
    08 fev 2015

    Oi Deb!
    Esse é um dos meus livros favoritos! Já li a saga inteira em inglês, e posso te dizer: vale a pena!

    .-. Livros & Cores .-.

  • Siga o @laoliphantblogInstagram