Resenhas 04nov • 2016

Boa Noitepor Pam Gonçalves

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 240
Código ISBN: 8501106690

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria SaraivaAmazon

Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Boa Noite é um romance nacional, e é o livro de estréia de Pam Gonçalves, youtuber e criadora do blog Garota It. O livro, publicado em 2016 pela Galera Record, conta a história de Alina, uma jovem que se muda de sua cidade pequena para cursar Engenharia da Computação na capital. Alina se torna a mais nova moradora da República das Loucuras, e divide a casa com um grupo de personagens bem divertidos.

Mas nem tudo são flores na vida de Alina. Pra começo de conversa, ela precisa lidar com a pressão de ser uma mulher em curso predominantemente masculino, e aguentar o preconceito dos colegas de classes, e até de alguns professores. Competitiva por natureza, Alina vê esse desprezo como motivação para ir ainda melhor do que eles nas matérias, e forma uma rápida afinidade com as outras poucas meninas da turma.

As coisas se complicam ainda mais quando uma página de fofocas é criada e posts sobre drogas e abuso começam a aparecer. Alina, que nunca foi exatamente social, nunca imaginou que iria estar bem no meio desse tipo de escândalo, nem que poderia utilizar toda a sua inteligencia para fazer a diferença, e quem sabe até salvar algumas vidas.

boa-noite-01

Segundo livro de youtuber que eu resenho aqui no blog. Eu já conhecia o blog e o canal da Pam, então eu estava bem animado pra ler o livro dela. Fico muito feliz em falar que ele não me decepcionou nem um pouco. Como eu falei na resenha de Azeitona, existe um estigma quanto a livros de youtubers, mas acho que já dá pra deixar esse preconceito bobo de lado, né? Os dois livros de youtubers que eu li até agora me agradaram!

Pra começar, a escrita da Pam é muito boa. Ela passa muito bem a personalidade da Alina, e de todos os outros personagens, além de contar a história de uma forma bem leve e agradável. Não só isso, ela também retrata muito bem os temas mais sérios do livro, principalmente a questão do machismo e do abuso sexual (apesar de que eu gostaria que ela tivesse apontado que não é só mulher que é estrupada, nem é só homem que estupra, mas tudo bem).

A leitura de Boa Noite é bem leve, daqueles livros que você lê em um dia se não tiver nada de importante pra fazer. Mesmo quando o livro toca naqueles pontos mais pesados, ele nunca fica difícil de ler. É sempre legal quando um livro consegue passar uma mensagem importante e ainda ser uma experiencia de leitura agradável, porque assim os leitores recebem a mensagem melhor.

boa-boite-02

Alina é uma boa protagonista. No começo do livro, ela é uma menina inteligente, mas um pouco ingênua, e que não tem muita desenvoltura em situações mais sociais. Ao longo do livro, podemos vê-la se tornando uma pessoa mais decidida e determinada. Gostei bastante de ver como ela demonstra seus princípios e sua fibra moral. Acredito que ela seria uma ótima personagem para as leitoras mais nova terem como exemplo.

Os outros personagens também são bem legais. Os colegas de república de Alina são todos bem divertidos e me fizeram rir bastante. A Pam falou em um vídeo que se ela fosse fazer um spin off do livro, seria com a personagem Manu, e eu gostaria muito de ler, nem que seja só um conto. Ela foi uma das personagens que eu mais gostei, e seria ótimo ler mais um pouco sobre ela.

De resto, os outros são mais personagens de apoio mesmo. Excluindo alguns que acabam sendo antagonistas (claro que eu não vou dar spoiler), a maioria só aparece um pouco, mas todos são bons. Não consigo imaginar que a história seria a mesma sem nenhum deles, pra vocês terem uma noção da importância deles para o plot geral do livro.

boa-boite-03

No geral, Boa Noite foi uma surpresa muito agradável. Eu estava meio preocupado, porque tinha esperanças bem grandes já que venho acompanhando os trabalhos da Pam faz tempo, mas acabei a leitura mais do que satisfeito com o livro. Imagino que, com a experiencia, os livros da Pam vão ficar ainda melhores e eu vou com certeza estar aguardando o próximo com muita ansiedade.

E vocês? Já leram Boa Noite? Acompanham o canal da Pam? Conta pra gente nos comentários!

Vinicius Fagundes ver todos os artigos
24 anos. Formado em Publicidade e Propaganda. Viciado em histórias. Desconhecido mundialmente.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

10 Comentários

  • Bruna Lombardi
    25 nov 2016

    Oie,
    Estou muito animada para ler esse livro, o outro livro da Pam, “Azeitona”, não me interessou muito, mas depois da sua resenha de “Boa noite”, estou aqui, com expectativas lá em cima em relação a ele, espero não me decepcionar kkk

  • Paac Rodrigues
    24 nov 2016

    oie como vai?
    não leria a obra, porque no geral ela não me dá aquela vontade sabe? mas fico me questionando porque você elogiou mas vi um blogueiro que odiou, tipo muito kkk e é engraçado isso né? uns amam outros odeiam kk

  • Tatiana Castro
    19 nov 2016

    Oi, Vinícius!
    Realmente é muito legal poder ler a obra de alguém que já acompanhamos. Espero que essa trama mostre que não tem nada de errado em ser nerd. Infelizmente, conheço casos reais de pessoas que se perderam ao tentar se encaixar nos grupos sociais.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

  • Lilian Farias
    18 nov 2016

    Oi. Eu não conhecia a Pam Gonçalves até ver a divulgação do livro dela. Achei a abordagem do livro super bacana para o público juvenil, leria para conhecer a escrita da autora.

  • Michele Lopez
    18 nov 2016

    Olá,
    A premissa da obra é bem interessante e adorei ver suas impressões sobre ela.
    A temática me chama muito a atenção pelo fato de tratar do preconceito em relação a um determinado curso na faculdade, onde predominam homens cursando-o. Pude presenciar um pouco disso quando iniciei a faculdade com os cursos de engenharia que o campus oferecia e por isso anotei a dica de leitura para ver como a autora consegue abordar de forma leve essa situação.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Jéssica Melo
    17 nov 2016

    Olá Vinicius, eu li já algumas resenhas deste livro e todas como a sua são bem positivas *-* Gostei do enredo e da protagonista e gostei mais ainda de você comentar que a leitura é leve <3

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

  • Jéssica Melo
    17 nov 2016

    Olá Vinicius, eu li já algumas resenhas deste livro e todas como a sua são bem positivas *-* Gostei do enredo e da protagonista e gostei mais ainda de você comentar que a leitura é leve <3

    meumundo-meuestilo.blogspot.com.br

  • alice aguiar
    17 nov 2016

    oi ^^
    já li v´rias resenhas positivas sobre o livro, até quero ler, mas não no momento pq tenho mt coisa na fila.
    no mais parece ser uma leitura tranquila.

  • Francine Porfirio
    17 nov 2016

    Oi! Gostei de ler sua resenha sobre esse romance, pois estava mesmo curiosa para saber um pouco mais sobre ele. Confesso que não me interessei em lê-lo, mas achei muito positivas suas considerações sobre o talento da autora. Concordo com você que não devemos ter preconceito quanto a nenhum livro antes de lê-lo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

  • Olá Vinicius, apesar de não gostar de vários livros de YT, essa é uma exceção por ser tratar de uma boa história, quero muito conhecer a narrativa desse livro, e Alina. Bjkas

  • Siga o @laoliphantblogInstagram