Resenhas 27jan • 2018

O Clube de Escrita de Jane Austenpor Rebecca Smith

O livro no Skoob e no Goodreads.

Título Original: The Jane Austen Writers’ Club: Inspiration and Advice from the World’s Best-loved Novelist
Gênero do Livro: Não-ficção
Editora: Bertrand Brasil
Ano de Publicação: 2017
º livro da série 294
Número de Páginas: 294
Código ISBN: 9788528622225

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a editora para resenha.

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaAmazon

Sinopse: Jane Austen é uma das escritoras mais amadas do cânone literário inglês. Seus romances mudaram os rumos da ficção para sempre, e sua escrita permanece tão fresca, divertida e espirituosa quanto nos dias em que foram publicados. Repleto de exercícios úteis, belas ilustrações e citações esclarecedoras dos romances e das cartas da autora, este livro ensinará seus métodos, dicas e truques, a partir de técnicas de planejamento e caracterização para diálogo e suspense. Seja você um entusiasta da escrita criativa às vésperas de publicar seu primeiro romance, um professor em busca de mais inspiração para suas aulas, ou um curioso à procura de informações sobre os rituais diários de Austen, este é um companheiro essencial, garantido para satisfazer, informar e deliciar.

O Clube de Escrita de Jane Austen é um livro escrito por Rebecca Smith e lançado em 2017 pela editora Bertrand. Mais do que um livro sobre a arte de escrever, é também uma incursão na obra de Jane Austen. Todo seu conteúdo é baseado em cartas, anotações e livros da autora mais aclamada da língua inglesa. Jane Austen viveu e escreveu seus romances no século XIX, a qualidade deles é tanta que permanecem atuais até hoje.

Rebecca Smith é sobrinha neta de quinto grau de Jane Austen, o que não é grande coisa se for levar em conta que a autora teve 33 sobrinhos ao todo, toda essa gente gerou milhares de descendentes de Austen pelo Reino Unido, mas Rebecca seguiu um caminho diferente. Graduada em Southampton e ainda residente da cidade, Rebecca cresceu rodeada de fotografias dos antepassados e pela mesma paisagem que sua tia-avó apreciou durante vários anos. Nos anos de 2009 a 2010 ela foi residente na Casa Museu de Jane Austen, lá ela trabalhou com afinco relendo as obras da autora, suas correspondências e trabalhando com voluntários e visitantes. Enquanto promovia oficinas de literatura, ela escrevia seu quinto livro. Toda essa aura inspirou a escritora a reunir muito do que aprendeu ao estudar a obra de Jane Austen em um livro regado de amor.

O Clube funciona como uma espécie de guia, Rebecca junta trechos de algumas cartas que Jane trocava com aspirantes a escritor, é inspirador ver o quanto a autora era solicita em ajudar os jovens. A maioria deles era composta por sobrinhos e parentes. Claro que Jane Austen não só elogiava. Diversas vezes a autora foi bem crua em dizer o que estava errado e o que era necessário cortar. Infelizmente, muitos dos livros citados nas cartas nunca saíram do seio familiar, mas pelos comentários das irmãs Austen pareciam ser bons livros.

Jane discutia muito do que escrevia com sua família, principalmente com Cassandra e seus irmãos, era comum para a autora enviar seus livros e anotar as opiniões para uma futura revisão. Martha Lloyd também foi uma grande amiga e apoiadora, dando o espaço e acolhimento quando precisava. Jane vivia uma vida animada, repleta de viagens, bailes e passeios. Todos serviram de base em sua obra e pelas cartas podemos ver muito do que inspirou os cenários de seus romances.

“Depois de Fanny Price, Jane Austen criou Emma Woodhouse, dizendo: ‘Vou fazer uma heroína da qual ninguém, exceto eu, gostará muito’. É interessante olhar para os romances de Jane Austen como uma progressão. Ela estava desafiando seus leitores, bem como a si mesma. Na ordem de publicação, ela foi da contida Elinor Dashwood à cintilante Elizabeth Bennet e, então, à Fanny Price, uma grande tímida em comparação; veio então Emma Woodhouse, bonita, rica e inteligente e, ao contrário de Fanny, sempre fazendo as coisas erradas. Anne Elliot é uma das favoritas de muita gente e, nela, Jane escolheu trabalhar com uma heroína mais velha, mais sabia e mais triste do que qualquer uma das outras.”

Rebecca também usa a obra de Jane Austen como exemplo, trechos de Persuasão, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, entre outros, servem para exemplificar o que ela quer passar. Analisamos a construção dos diálogos, o uso da ironia e o papel das heroínas lendo o melhor da literatura inglesa. Com a ajuda de Rebecca conseguimos enxergar muito melhor o trabalho de Jane Austen. Um leitor de primeira viagem pode não perceber algumas das minúcias que Jane empregava na escrita, mas com a ajuda de Rebecca Smith vamos destrinchando os romances e vendo passo a passo como e porque cada coisa está ali. Ela dá dicas de como escrever personagens, como montar cenários, como escrever bons diálogos e fazer sua história mais crível.

A parte mais divertida do livro é ver Jane Austen no seu humor e sarcasmo. Ficamos sabendo que nem a maior autora de língua inglesa escapava dos enxeridos. Era comum Jane receber cartas de estudiosos, nobres e famosos dizendo como deveria escrever. Jane juntou todas as dicas e montou o Plano de um Romance, um planejamento de livro que exemplifica muito bem o que não fazer. Todos os plots usados nesse terrível planejamento vinham das opiniões que ela recebia, até para criticar ela era ácida.

O Clube de Escrita de Jane Austen é uma leitura valorosa para quem quer se aventurar a escrever um livro. Rebecca nos dá auxílio desde o planejamento até a execução. O livro é regado de exercícios para inspirar e desafiar o jovem escritor a aprimorar sua escrita, tudo com conselhos de Jane Austen e exemplos de como se fazer. O livro não serve só para quem quer escrever romances de época ou algo do gênero, Rebecca fala mais sobre as minúcias e como ter um manuscrito de qualidade, claro que para alguém que aspira ao romance e tem Austen como guia é uma ajuda extra.

“As palavras faladas pelas personagens femininas de Jane Austen são tão reveladoras porque ela escrevia numa época em que a capacidade de atuação das mulheres era fortemente restringida. As palavras das mulheres, por conta disso, muitas vezes tinham de falar mais alto do que suas ações. Naturalmente, algumas mulheres – aquelas mais ricas, mais poderosas e mais confiantes do que a maioria – eram relativamente livres para fazer o que quisessem.”

Caso você não pense em ser escritor, mas goste da obra de Jane Austen, o livro é recomendadíssimo. Rebecca vai fundo nos romances de Jane Austen e as análises são muito boas. Quem não conhece nada da autora pode ler sem problemas, mas caso tenha problemas com spoiler é melhor evitar. Rebecca precisa falar sobre os livros em sua totalidade, principalmente para mostrar como Jane Austen fazia suas reviravoltas e dramas. Sem sombra de duvidas, O Clube de Leitura da Jane Austen é um livro que você deve anotar para ler em 2018.

Comentando neste post você participa do nosso top comentarista, mas não esqueça de se inscrever, tá?!

Beatriz Kollenz ver todos os artigos
Queria ser mesmo uma garota mágica, infelizmente não deu nessa vida. Amo borboletas, mangas shoujo, desenhos animados e livros. Quando não estou voando nas nuvens costumo tocar piano, assistir um dorama ou sentar ao ar livre. Apesar de ser leonina sou muito tímida, a vida é assim, repleta de contradições.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

17 Comentários

  • Lily Viana
    31 jan 2018

    Olá!
    Eu estou para iniciar a leitura do livro de Jane Austen e confesso que estou com medo, mas espero que seja incrível. Esse livro é bem interessante, mostra a vida de uma sobrinha dela e que fala sobre os livros da tia-avo e bem interessante.

    Tempos Literários

  • Ana I. J. Mercury
    31 jan 2018

    Só por ser fã e adorar a Jane Austen, já quero esse livro!
    E com dias de escrita, melhor ainda!
    Nossa, e essas curiosidades da época da Jane! São um achado!
    Eu não sabia que até isso o livro abordaria!
    Já quero!
    A capa tá perfeita!
    beijos

  • Thuanne Hannah Ramos de Souza
    31 jan 2018

    Pretendo escrever um livro um dia, não do mesmo gênero dos da Jane, mas acho que ainda assim esta obra seria bem válida para me apoiar. Vou ver se consigo adquirir este ano!

  • Mariana Paiva
    31 jan 2018

    Esse livro deve ser uma leitura maravilhosa pra quem é leitor da Jane Austen, poder conhecer um pouco mais sobre ela, ler alguns trechos de cartas que ela escreveu, ver como ela tratava as pessoas…. Além disso é um livro ótimo pra quem quer escrever um livro. Achei a capa bem bonita. Preciso dizer que, não tenho muito interesse em ler os livros da autora. Não estou dizendo que nunca leria, mas não atraem tanto minha atenção. Ouvia falar muito bem de Orgulho e Preconceito, fui então assistir o filme só pra ter uma noção do casal, ver o que achava e sei lá, simplesmente não foi tudo o que eu esperava.

  • Bianca Melo
    30 jan 2018

    Nossa, só pela resenha posso imaginar o quanto esta leitura foi prazerosa! Jane Austen com certeza é uma das maiores escritoras deste mundo e ter uma espécie de “manual” dela nas mãos deve ser uma experiência maravilhosa. Em breve espero estar publicando minhas obras e com certeza ter uma ajudinha da Jane não seria nada mal haha
    Livro anotadíssimo na minha lista.

  • Olá Débora! Gosto da escrita da Jane Austen, tinha curiosidade em ler esse livro, por que arrisco como escritora rsrsrs. Sua resenha me convenceu a comprar esse livro, fiquei curiosa para saber os detalhes da escrita dela e até dos “pitacos” que ela recebeu. Parabéns pela resenha, beijos!

  • Vitória Pantielly
    30 jan 2018

    Oi Beatriz!
    Ah, me sinto deslocada por nunca ter lido Jane Austen… Mas não é por isso que deixo de desejar esse livro, sempre ouvi falar que a autora tinha um.humor ácido, e estou doida para conhecer um pouco desse lado dela é também o amoroso, como quando compartilha suas obras com a família… Mesmo não planejando escrever nada, acredito que deve ser mto bom acompanhar dicas de uma autora tão influente, fora que essa edição está linda.
    Beijos

  • Pamela Liu
    29 jan 2018

    Oi Beatriz.
    Ainda não li nada da autora, mas quero muito ler Orgulho e preconceito.
    O Clube de Escrita de Jane Austen parece um ótimo livro para aqueles que planejam escrever, com dicas e orientações importantes. Para os fãs da autora também deve ser bem interessante conhecer seu lado escritora rs
    Não é um livro que eu tenha vontade de ler.
    Bjs

  • Jéssica Maria
    29 jan 2018

    Já tinha lido algo sobre o livro ,acho a capa muito linda, mas n é uma obra q tenha me interessado infelizmente

  • Carolina Santos
    29 jan 2018

    Eu fiquei muito nostálgica quando soube do lançamento desse livro Pois a Jane Austen é uma das minhas escritoras favoritas e saber que de certa forma, uma parente dela escreveu um livro sobre um guia de escrita com base nas obras da autora me deixou muito impressionada e ansiosa para adquirir meu novo exemplar

  • Lynn Prado
    28 jan 2018

    Acho a capa desse livro tão linda! Infelizmente ainda não li nenhum livro de Jane Austen, mas sinto muita vontade.
    Com certeza deve ser um ótimo livro para os fãs da autora.
    Bjs

  • Samantha Correa
    28 jan 2018

    Não pretendo ser escritora mas amo os livros da Jane e amei a capa, que coisa linda e fofa.
    Gostei muito da história, sim por que ler as cartas da a Jane conhecer um pouco mais da vida dela é uma história, mesmo sendo um livro de quase autoajuda! Adorei e vou lê-lo com certeza quem sabe não me empolgo e acabo tentando escrever um conto ou uma história rsrsrs

  • Janaina Silva
    28 jan 2018

    Tenho até vergonha em dizer que ainda não tive o prazer de ler nenhum livro da autora Jane Austen.
    O livro Orgulho e Preconceito é desejado por mim há anos,e ainda não o li. 🙁
    Mas pretendo ainda! 🙂
    Quanto ao livro resenhado Beatriz,achei que é perfeito para os fãs mais assíduos das obras da autora.
    É uma forma de se aprofundar mais em sua maneira de pensar.
    Confesso que o que mais me agradou,foi a capa. Mas sei que eu não curtiria tanto assim esse livro.
    Apesar de ser uma excelente dica para quem curte . 😉

    Abraços.

  • Ludyanne Carvalho
    27 jan 2018

    Esse livro me conquista pela capa, é tão charmosa.
    Acho genial esse projeto que a Rebecca fez; e para os fãs é gratificante poder conhecer melhor a Jane Austen, como escritora e pessoa. Além de ser um guia para os escritores, com certeza é um livro que tem muito a ensinar.
    Espero poder ler…

    Beijos

  • Camila Rezende
    27 jan 2018

    Olá Beatriz,
    Vou confessar que ainda não li nenhum livro da Jane Aunten, mas tenho curiosidade depois de assistir filmes baseado em sua obra.
    Achei interessante a ideia desse livro com cartas da autora revisando o trabalho de outras pessoas e aconselhando como melhorar.
    Talvez depois de ler alguns livros dela eu de uma chance para esse.

  • Lili Aragão
    27 jan 2018

    E eu que pensava que esse livro era pra os fãs da Jane e de romances de época, me vi surpreendida pelo fato dele ajudar autores iniciantes e achei isso bem bacana. Jane Austen é uma autora de muito talento pelo que vejo expresso em opiniões de seus fãs e apesar de ainda não ter lido nenhuma de suas obras, já vi muitas adaptações e acho encantadora a forma como as relações são desenvolvidas em suas histórias, mas é certo que ainda tenho que ler seus livros e isso está em minhas metas futuras <3 😉

  • Lana Silva
    27 jan 2018

    Gostei muito da premissa desse livro, e mesmo que eu não seja escritora, muito menos tenha lido os livros dessas autoras, ainda sim a forma como o conteúdo e apresentado de maneira didática, e auto explicativo, dando dica importantes ao leitores. Fiquei muito curiosa e interessada nesta obra, por isto pretendo sim dar uma chance.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.