07fev • 2017

O Clube de Leitura de Jane Austenpor Karen Joy Fowler

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 320
Código ISBN: 9788532530479

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria SaraivaAmazon

Sinopse: Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.

O Clube de Leitura de Jane Austen sempre foi um dos meus filmes favoritos, por isso quando o livro que inspirou o filme foi lançado aqui no Brasil, o tomei como uma leitura obrigatória, afinal que fã de Jane Austen não gostaria de ler um livro que é nada mais do que um longo debate sobre os personagens que tanto amamos, não é mesmo? Confesso que esse era exatamente o meu pensamento quando finalmente peguei o livro da Karen Joy Fowler mas, infelizmente, o livro não atingiu minha expectativas.

O Clube de Leitura de Jane Austen conta a história de cinco mulheres e um cara que se reúnem para ler todos os romances de Austen. Cada personagem tem seus próprios dilemas que são apresentados ao longo enredo e mesclado com os dilemas enfrentados pelos personagens de Jane Austen em seus enredos. O interessante do livro de Karen Joy Fowler é ver como as histórias criadas por Austen podem influenciar na vida dos seus leitores e fazê-los perceber que mesmo estando há séculos de distância da autora, a ficção da época e a realidade deles ainda são bem similares.

clube-leitura-jane-austen-2

A escrita de Fowler não é ruim, pelo contrário, a narrativa do livro é bem leve e gostosa de se ler. Nos primeiros capítulos, eu realmente me prendi a história por causa da forma que a narrativa do livro foi construída pela autora, porém o que quebrou todo o encanto com o livro foi o enredo que, não tem um desenvolvimento muito interessante e não faz com que o leitor tenha o desejo de descobrir o que acontece no capítulo seguinte. No meu caso, por mais que a escrita do livro fosse agradável, eu senti que o enredo estava se arrastando entre um capítulo e outro.

O Clube de Leitura de Jane Austen fala muito sobre a vida dos membros do clube, narrando praticamente todos os pontos importantes das suas vidas desde a adolescência até o presente – basicamente construindo os personagens para o leitor ao longo dos capítulos. Em partes isso não é um ponto tão negativo, mas ao mesmo tempo o enredo parece ficar preso dentro dessa narrativa em terceira pessoa e não caminhar para as coisas que acontecem no presente dos personagens.

clube-leitura-jane-austen-1

A parte mais interessante do livro é, em si, os momentos em que os personagens estão discutindo os romances de Austen. Acredito que este tenha sido um dos poucos pontos do enredo em que eu realmente consegui me conectar com os personagens e com os diálogos do livro. As observações feitas pelos personagens eram realmente interessantes e realmente criavam um diálogo sobre os clássicos da autora. O mês de Emma acabou sendo um dos meus favoritos, principalmente por terem citados alguns pontos do enredo do livro de Austen que eu mais gosto.

Em geral, eu gostei bastante do livro, mas não consegui ser impactada por ele da forma que eu gostaria. Os personagens são interessantes, mas ao mesmo tempo não possuem características que fazem com que o leitor se apaixone ou se envolva com a história. Acho que O Clube de Leitura de Jane Austen é mais um livro para apreciarmos a escrita da autora e falarmos um pouco mais sobre os personagens que tanto nos marcaram ao longo de tantos anos.

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

6 Comentários

  • Roberta Gouvêa
    fevereiro 23, 2017

    Eu ainda não li nada da autora, por mais que eu tenha vontade. Eu já não estava com muita vontade de ler Clube de leitura da Jane Austen, saber que ele é meio arrastado só me convence a não ler hehe
    Beijos <3

  • Paac Rodrigues
    fevereiro 15, 2017

    Deebs vyada o/

    Primeiro: Eu nem sabia que existia um livro de mesmo título kkk. Segundo, é uma pena você não ter gostado =/ realmente uma pena, mas pensa assim, você tentou né? kkk. Eu não leria, porque não é uma história que me intrigou =/

  • André
    fevereiro 09, 2017

    Oi Deb,
    Não é o estilo de livro que me agrada, pra ser sincero, nem os da Jane Austen. São livros que falam mais para as mulheres.
    Beijos.
    André, do Garotos Perdidos.
    http://www.garotosperdidos.com
    Participe do sorteio de 2 livros

  • Francine Porfirio
    fevereiro 09, 2017

    Eu confesso que tenho um objetivo para ler esse livro, e não é necessariamente por ter gostado de sua história. Na verdade, como não sou fã de Jane (ainda), não me sinto realmente inclinada a conhecer o enredo de personagens que leem todas as obras dela. Aliás, nem sabia sobre o filme! Vou atrás dele também (rs). Eu quero ler porque gosto e me interesso pela influência da literatura na vida das pessoas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

  • Mariana Oliveira
    fevereiro 08, 2017

    Ah! Eu li nadinha de Jane Austen. não conheço seus personagens nem nada. Apesar de já ter criado um certo interesse, mas na hora de comprar algum livro eu acabo esquecendo. Eu já ouvi falar desse clube de leitura.. não vai afetar o fato de eu não conhecer nada da autora? Gosto de leituras leves, é o que tenho procurado no momento. Então, talvez, se eu não esquecer… Posso tentar ler esse ou ver o filme, quem sabe, hehe :3

    • Débora Costa
      fevereiro 08, 2017

      Eu acho que o único ponto negativo são os spoilers dos livros de Austen, porque não tem como você fugir deles na leitura, mas não acho que afetaria a leitura de uma forma negativa. Acho que te daria até vontade de conhecer os livros da autora.