Resenhas 03dez • 2017

Enraizadospor Naomi Novik

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: Editora Rocco
Ano de Publicação: 2017
Número de Páginas: 384
Código ISBN: 9788568263518

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a editora para resenha.

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaAmazon

Sinopse: Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

Conhecer a escrita de Naomi Novik se provou ser um desafio muito maior do que eu imaginava. Ainda agora, mesmo depois de ter terminado de ler Enraizados e estar completamente dividida sobre ter apenas “gostado” ou realmente amado esta leitura. Novik é uma autora que não brinca em serviço quando se trata de entregar uma boa história para os seus leitores. Conhecida pela sua série Temeraire, o universo criado por Naomi Novik em Enraizados não deixa a desejar. Quebrando todos os clichês que uma história pode quebrar, Enraizados foi uma leitura que me deixou entorpecida e completamente apaixonada por todos os seus personagens.

Acho que o grande trunfo de Enraizados é toda a questão que envolve o “sacrifício” de uma jovem da vila. Existem várias histórias sobre o que realmente acontece quando a garota é levada para a torre do Dragão e, assim como a nossa personagem principal, Agnieskza, nós somos movidos pela curiosidade de tentar entender quem é o Dragão de verdade e o que acontece com as moças que ficam presas a ele por dez anos. Confesso que nos primeiros capítulos desse livro eu me senti um pouco perdida na história, mas conforme Novik foi contextualizando os acontecimentos, o universo criado por ela foi tomando vida diante dos meus olhos e eu fui me apaixonando cada vez mais por essa leitura.

Não vou mentir. Até mais da metade do livro, Enraizados foi uma leitura bastante complicada para mim. Novik tem uma escrita pesada, lenta e carregada de detalhes que eu não estava esperando. Demora muito para que o enredo realmente comece a se desenvolver. Na verdade, eu diria que as primeiras 250 páginas do livro são uma longa introdução para o que vai acontecer a seguir. Mas, tendo um ponto de vista bem otimista, esse longo desenvolvimento é interessante para que o leitor possa conhecer e explorar melhor os personagens criados pela autora. Eu, particularmente, adorei me envolver mais na amizade de Kasia e Agnieskza.

“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”

Eu gostei mais de Agnieskza do que realmente pensei que fosse gostar – no começo do livro eu achei que ela fosse ser uma personagem passiva, mas ainda bem que eu estava enganada. Sua personalidade é algo desafiador de ler porque, mesmo se mantendo firme diante dos desafios e dos medos que sente, ela ainda tinha uma parte bastante sensível, de uma pessoa que foi tirada da sua própria “vida”, destinada a se tornar algo muito maior do que ela mesma acreditava ser capaz. A forma como é construída a evolução da personagem é interessante, principalmente a parte em que ela narra a sua relação com o Dragão e os caminhos que trilharam juntos ao longo do enredo.

Tenho certeza de que muitas pessoas não conseguiriam encarar essa leitura por causa do enredo pesado e do desenvolvimento demorado. Eu mesma pensei várias vezes que ia acabar abandonando a história e fazendo a resenha mais negativa da minha vida. Porém Novik tem esse talento de construir algo maravilhoso diante dos nossos olhos e não deixar que a gente perceba. Enraizados é um enredo cheio de magia, mistério, um universo convidativo e cheio de detalhes. Detalhes esses que, em meio a todos os acontecimentos, passam despercebidos, mas que no final se encaixam de uma forma maravilhosa.

“Todas essas histórias devem ter acabado desse mesmo jeito, com alguém cansado saindo de um campo cheio de morte e indo para casa, mas ninguém jamais cantava essa parte.”

Eu me surpreendi e me emocionei demais com a leitura de Enraizados. Apesar dos altos e baixos do enredo, Naomi Novik conseguiu me tirar da minha zona de conforto e me apresentou a um universo que talvez eu ainda não estivesse preparada para conhecer. Eu gostei demais da forma como a autora quebrou todos os tipos de padrões dentro desse livro e deu voz a personagens que, normalmente, são deixados de lado. Se você é um leitor capaz de deixar de lado a lentidão do enredo para ter uma aventura inesquecível, então eu acho que enraizados é a leitura perfeita para você.

Gostou dessa resenha? Então se inscreva na newsletter para acompanhar os próximos conteúdos do blog!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

9 Comentários

  • a capa desse livro é perfeita, e o enredo pesado para mim é o gás que preciso para ler, ou seja, tem todos os elementos que curto

  • Debyh
    13 dez 2017

    Olá,
    Tô meio que fugindo de livros lentos, ando numa preguiça enorme para eles. E nossa 250 pg de introdução fica meio arrastado hein! Por outro lado gosto de uma boa história de amizade, mas a lentidão… quem sabe uma outra hora, no momento passo a dica.

    Debyh
    Eu Insisto

  • Oie
    realmente para mim seria dificil ao saber que o enredo é demorado e pesado mas depois da sua resenha, quem sabe eu não continuaria por saber que vale a pena. Muito linda a capa, estou apaixonada e vou anotar a dica para pesquisar mais depois

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

  • Saga Literaria
    08 dez 2017

    Olá, Débora! Tudo bem?
    Eu acho a capa de Enraizados linda, confesso que até algum tempo atrás não sabia o que abordava o enredo, mas só o fato de ter sido vencedor dos prêmios Hugo e Nebula já demonstra a qualidade do mesmo. Adorei a sua resenha, ficou bem escrita e bem construída, parabéns! Dica anotada!
    Bjs

  • Mari
    07 dez 2017

    Fiquei bem curiosa e estou namorando esse livro há algum tempo. Mas não esperava que a escrita demorasse tanto para engrenar, achei que fosse um pouco mais leve. Vou ler e descobrir o que eu acho, pois acredito que vou curtir a leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

  • Marijleite
    07 dez 2017

    Olá, ainda não conhecia esse livro e gostei bastante da sua resenha. Que bom saber que mais pro final a história fica mais envolvente. Achei a premissa com essa coisa de “sacrifício de uma jovem” bem interessante.

  • Falkner Moreira
    06 dez 2017

    Confesso que nunca ouvi falar do livro nem da autora, ainda mais se destacando nos prêmios Hugo e Nebula! Parece que esses prêmios recebem pouquíssima atenção das editoras por aqui né? Uma pena que ele não tá no Kindle Unlimited, vai demorar um tantinho até eu conseguir ler, mas achei interessantíssimo! 😀 adoro livros que envolvem mitologias, lendas e tem essa pegada histórica 🙂

  • Tais Burigo
    05 dez 2017

    Oi tudo bem?

    Menina estou tentando fugir de livros que não me pegam desdas primeiras páginas acreditam que eles estão me deixando de ressaca? Mas adorei a premissa desse livro acredito que é bem diferente de todos os universos que eu já li, vou deixar a dica anota.

    Beijos

  • Sandra Mendes
    04 dez 2017

    Hey, Débora!

    Mais uma vez acho que deixei passar a oportunidade de ler um bom livro. Não achei, lendo a sinopse, que o livro fosse tão interessante assim!
    Eu adoro os livros de enredo pesado e vários detalhes, acho isso tudo essencial para compreendermos o mundo que está sendo criado na história.
    Com certeza vou querer ler!
    Vou tentar solicitar depois.

    Beijos!

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.