Resenhas 19dez • 2018

Inesperadamente Vocêpor Deborah Strougo

O livro no Skoob e no Goodreads.

Gênero do Livro: Romance
Editora: Coerência
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 315
Código ISBN: B07CP43JGK

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a autora para resenha.

Comprar: Amazon

Sinopse: Alice Bastos é uma residente de pediatria que está passando por uma situação complicada após o derrame do pai. Para pagar os custos do tratamento, ela decide vender a casa e morar em um local mais simples e próximo ao hospital em que ele está internado. Quando surge uma oportunidade de comprar um ótimo apartamento com o preço em conta, Alice não pensa duas vezes antes de fechar o negócio. O que ela não esperava era ser vítima de um golpe que a obrigaria a dividir a moradia com Theo Leone, um profissional de TI arrogante, mal-humorado e bonito demais. Porém, apesar dos desentendimentos, ambos descobrem que morar sob o mesmo teto pode ser a melhor coisa de suas vidas.

Existem algumas resenhas que a minha vontade é escrever “leiam esse livro maravilhoso”. Infelizmente, uma resenha requer muito mais caracteres e por isso eu vou tentar expressar da melhor forma possível como foi a minha experiência lendo Inesperadamente Você, da Deborah Strougo e tentando fugir da minha vontade de querer alugar um apartamento que venha com um boy maravilhoso e que sabe cozinhar.

Inesperadamente Você é narrado do ponto de vista da nossa protagonista, Alice, e embora eu tenha gostado dela de maneira geral, eu não achei que o ponto de vista dela do enredo me conquistou da maneira que eu esperava. Apesar de ser a protagonista, eu senti que Alice não tinha uma personalidade muito marcante e, por isso, em alguns pontos do livro eu acabava focando apenas no Theo e esquecendo um pouco de quem era o protagonismo do livro.

A escrita de Strougo é muito gostosa, embora o livro tenha alguns pontos lentos em que parece que o enredo não está caminhando, a autora consegue entregar muito bem a emoção dos seus personagens e envolver o leitor na trama dos colegas de quarto que estão, claramente, atraídos um pelo outro. Um ponto muito forte da escrita da autora é como ela conseguiu pegar um enredo clichê e conseguir desenvolver um romance de forma orgânica e respeitando o tempo e limitações dos seus personagens.

O romance foi o ponto alto do livro para mim, e eu não achei que isso fosse acontecer em Inesperadamente Você porque eu sei o quão resistente eu sou aos clichês românticos, mas eu acho que o Theo me ganhou na primeira vez que ele cozinhou e, depois disso, eu estava obcecada por saber quando, como e onde os dois finalmente iam perceber que eram feitos um para o outro.

Embora nem todos os diálogos do livro tenham sido o que eu esperava, principalmente por causa da lentidão de alguns pontos do enredo, os diálogos de Alice e Theo são os meus favoritos. Eu gosto da forma como as conversas deles fazem com que eles se abram um pouco e se permitam ver de uma maneira mais frágil, mesmo sabendo que a situação atual em que eles estão vivendo não seja exatamente a dos sonhos.

Os personagens secundários desse livro se destacam bastante. Eu gostei muito do papel de importância que os amigos de Theo e Alice tem dentro do desenvolvimento do romance deles. Mas, em especial nessa resenha, eu quero deixar o meu amor pela Snow que é a melhor gata de estimação que uma pessoa poderia querer. Ela foi o meu xodó o livro inteiro e eu queria muito adotar ela para a minha vida.

Por ser o primeiro livro da autora, eu já esperava que alguns pontos do livro não fossem me agradar tanto porque eu sou um tanto quanto chata com esse tipo de romance e quem acompanha as minhas resenhas de New Adult sabe muito bem disso. Mas a escrita de Strougo me surpreendeu muito e conseguiu me prender do começo ao fim do livro e me deixando com a sensação de “quero mais” quando eu finalmente terminei.

Eu preciso dizer que desde que eu li A Marquesa, eu não encontrava um livro nacional que realmente conseguisse me prender, principalmente quando se trata de romance, que é o meu gênero favorito. Mas Inesperadamente Você conseguiu entregar tudo o que eu gosto em um bom romance e eu realmente não vejo a hora de viver mais desses protagonistas na minha vida.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

6 Comentários

  • Luana Martins
    31 dez 2018

    Oi, Débora
    Já li algumas resenhas sobre livro, mas ainda não li.
    Quem não quer um boy lindo, romântico e que saiba cozinhar? Até eu quero um assim.
    Gostei muito da premissa do livro e por ser o primeiro da autora teve muitas opiniões positivas.
    Espero poder ler, beijos.

  • Nil Macedo
    31 dez 2018

    Não sei não Debora. Um enredo cliche e uma personagem principal que não tem personalidade não me convenceu a ler esse livro. Ainda mais que o gato é arrogante. Aff!

  • Aline Bettú Bechi
    28 dez 2018

    Olá
    Fico feliz que o livro tenha te surpreendido de tal maneira. Eu gostei muito de tudo que você disse sobre os personagens, principalmente sobre os secundários terem uma real importância para a obra.
    Gosto desse tipo de livro, mas não sei se no momento eu leria.

    Beijos

  • Pamela Liu
    28 dez 2018

    Oi Débora.
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e tinha me interessado em lê-lo.
    Mais uma resenha positiva, com alguns apontamentos do que poderia ser melhor, o que é normal para um primeiro livro.
    Theo parece um personagem maravilhoso. Ganhou pontos por saber cozinhar rsrs
    Snow parece um gato muito fofo.
    Adorei a capa e espero ler o livro logo.
    Beijos

  • Kleyse Oliveira
    21 dez 2018

    Oi Débora.
    Eu tô querendo muito ter esse livro para ler. Já li muitas resenhas positivas sobre o livro todo.

  • Angela Cunha
    20 dez 2018

    Como fã de literatura nacional e romance, preciso dizer o quanto fiquei animada para ler o livro??
    Que capa e título lindos e a resenha, idem!
    Alice parece carregar um peso enorme nos ombros, uma dor, mas mesmo assim, não se permite ser fraca, ao contrário, aparenta ser forte demais.
    Mesmo ficando um pouco apagada no início do livro.
    Com certeza, o livro vai para a lista de desejados!!!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram