livros
Categoria(s): livros

Mais Que Amigos, por Lauren Layne

de Lauren Layne
Título Original: Blurred Lines
Gênero do Livro: Chick-lit, New Adult, Romance,
Editora: Paralela
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 224
Série: Love Unexpectedly
Código ISBN: 9788584391073
Sinopse: Será que vale a pena arriscar uma grande amizade em troca de um amor inesquecível? Aos vinte e dois anos, a jovem Parker Blanton leva a vida que sempre sonhou. Tem um namorado inteligente e responsável, um emprego promissor e a companhia de seu melhor amigo, Ben Olsen, com quem divide um lindo apartamento. Parker e Ben são tão grudados que muita gente duvida que eles morem sob o mesmo teto sem nunca ter vivido um caso, mas eles não se importam com o que as pessoas pensam. Sabem que não foram feitos um para o outro — pelo menos não para se envolver. Por isso, quando um acontecimento inesperado faz com que Parker se veja sem namorado e com o coração partido, ela sabe que pode contar com Ben para ajudá-la a sacudir a poeira e partir para outra. Afinal, ninguém seria mais ideal do que seu melhor amigo para lhe mostrar os prazeres da vida de solteiro… certo? Mais que amigos é uma comédia romântica irresistível!

Eu vou confessar para vocês que já faz um tempo que eu desistir do gênero New Adult. Não sei, eu fui me cansando um pouco dessa visão distorcida sobre relacionamentos e o clichê do motoqueiro tatuado se apaixonando pela menina virgem e inocente estava ficando mais do que batido para mim. Mas eis que a Paralela resolveu apostar em uma autora nova que tinha uma proposta de enredo um pouco diferente do que eu estava acostumada dentro gênero e, por causa disso, eu resolvi dar uma nova chance ao gênero apostando todas as minhas fichas em Lauren Layne e seu romance Mais Que Amigos.

Layne me ganhou logo no começo do livro quando resolveu escrever personagens que realmente são amigos. E eu sei, muitos de vocês vão pensar que amizade entre homem e mulher não existe, mas no caso de Parker e Ben, ela foi cultivada por muitos anos e eles realmente tinham uma relação de quase irmãos. Essa escapada da mesmice costumeira do gênero já foi um boost mais do que maravilhoso para que eu me interessasse ainda mais pela história desses personagens e, quando eu achei que Lauren Layne não ia me surpreender além disso, ela me mostrou que é possível um New Adult gostoso de ler e sem dramas muito complicados.

“E se minha mãe estiver certa? E se o cara certo para aplacar meu desejo sexual for alguém que me faz rir? Alguém com quem consigo conversar. E se o cara certo estiver bem na minha cara?!”

Uma das coisas mais positivas de Mais Que Amigos é o fato de autora ter escolhido trabalhar um enredo leve, cheio de cenas divertidas, mas que também consegue se aprofundar no emocional dos seus personagens sem precisar criar aquele clima depressivo dentro da história. Layne convida seus leitores a conhecerem a amizade de Parker e Ben a fundo, mostrando cada momento de dificuldade pelos quais eles passaram juntos e, graças a força da amizade deles, conseguiram superar. Eu achei muito interessante esse foco no relacionamento dos dois como amigos, porque quando o sentimento começa a surgir, você já tem todo aquele background de ambos os personagens para ajudar a construir a forma como eles se sentem um pelo outro.

Eu sou a pessoa mais apaixonada pela Parker que vocês vão conhecer, sério! Eu achei muito maravilhosa a forma como a personagem foi construída e trabalhada ao longo do enredo. Ao contrário de uma mocinha inocente e chorona, nós temos uma personagem feminina muito forte, emocionalmente madura e determinada a conseguir o que quer. Gostei muito da forma como ela lidou com o termino do relacionamento e como ela teve todo um cuidado com a amizade entre ela e Ben quando percebeu que as coisas estavam evoluindo entre eles. Eu sentia muita falta de encontrar uma personagem assim nos livros do gênero.

Agora vocês têm um minuto para ouvir a palavra de Ben? Porque vocês nunca vão conhecer um protagonista tão maravilhoso quanto ele. E sim, é claro que ele deseja a Parker e quer estar com ela, mas o fato de ele respeitá-la e sempre tentar jogar limpo com ela, já mostra que ele tem muito mais maturidade que metade desses romances de New Adult que a gente conhece. Eu gosto da forma como ele foi apresentado, preocupado com o bem-estar da Parker e sempre deixando ela livre e confortável para fazer as próprias escolhas. Não tem como vocês não se apaixonarem por ele desde o primeiro capítulo, sério!

“Ben e eu em uma relação de desapego? Pois é. O apego decidiu dar as caras. E estou totalmente à mercê dele.”

Lauren Layne tem uma escrita muito gostosa e eu achei que o enredo dela se desenvolveu extremamente bem ao longo dos capítulos. Um dos pontos que me chamou atenção foi que o romance principal não começa a acontecer logo de cara, mas vai se desenvolvendo aos poucos ao longo dos capítulos, então o leitor consegue acompanhar os personagens se apaixonando aos poucos e descobrindo essa mudança de sentimento conforme a história deles vai tomando forma. Eu adorei poder participar de todos esses conflitos emocionais, principalmente quando eles tinham que pesar na balança a forma como tudo aquilo poderia afetar a amizade que eles demoraram tantos anos para construir.

Mais Que Amigos me surpreendeu de todos os jeitos mais positivos que eu poderia listar aqui para vocês. A escrita e o enredo da Lauren Layne são muito saudáveis, você se envolve com os personagens, sente a química que existe entre eles ainda se diverte com os melhores diálogos possíveis. Eu gostei demais da forma como o romance foi desenvolvido, respeitando o tempo e as limitações de cada personagem, explorando a personalidade deles ao máximo e ainda mostrando que, não é porque existe amor que não existe uma amizade verdadeira entre eles. Lauren Layne não poderia ter me dado uma leitura melhor do que Mais Que Amigos!

E se você ficou interessado em conhecer os livros da Lauren, a Paralela já está preparando mais lançamentos da autora no Brasil, mas se você for como e não aguentar esperar mais nem um minuto para cair de amores pelos personagens dela, eu indico demais a leitura de Love Story, tá? Ele é o terceiro livro da série Love Unexpectedly, mas é o meu favorito. Agora eu quero que vocês me contem o que acharam da resenha de Mais Que Amigos e se vão dar uma chance para esse NA que eu tenho certeza que vai conquistar vocês!

Ficou com vontade de ler Mais Que Amigos? Então compre agora o seu exemplar!

Gostou? Compartilhe!pinterest twitter facebook
Débora Costa

Uma intelectual contemporânea que entende a importância da convergência de mídias, telas e narrativas. Acompanhando mais séries do que deveria e não consigo fazer uma coisa de cada vez. Ainda quero escrever um romance de época um dia.

Deixe seu comentário

  1. Bruna Lago comentou:

    Na verdade, eu acredito que sim que amizades entre homem e mulher existe! Não se de onde as pessoas tiram isso !! É muito bom que houve uma mudança de ares dessas histórias, como você falou, às vezes é muito repetitivo e parece que a gente está lendo a mesma história dez vezes, argh :/
    Gostei da personagem ser forte, isso merece mesmo um destaque. Por fim, gostei bastante da resenha e parece ser algo que eu adoraria ler 🙂 Beijos

  2. Confesso que esses new-adults me deixam apreensiva, tenho medo de cair sempre nos clichês. Mas à primeira vista já fiquei satisfeita com essa coisa de amigos que se tornam mais que amigos (embora isso seja ilusão na maioria dos casos ‘-‘ ashaushaus).

  3. Ludyanne Carvalho comentou:

    Eu amei sua resenha e só aumentou minha vontade de conhecer essa história.
    Já está na minha lista devido ao grande número de comentário positivo; parece uma leitura deliciosa.

    Beijos

  4. Lili Aragão comentou:

    Essa autora pelo visto tá chegando com tudo e os dois livros dela que estão chegando por aqui me deixaram bem interessada.
    Todas as resenhas que vejo desse livro são positivas e quem não gosta de uma protagonista forte e madura né?! ótima resenha, quero sim ler esse livro <3

  5. Theresa Cavalcanti comentou:

    Oi Débora,
    TA TODO MUNDO FALANDO DESSE LIVRO! Que é isso, Jesus?
    Não li nada dessa autora, mas to com muita vontade de ler esse livro.

  6. Kleyse Oliveira comentou:

    Oi Débora!
    Eu estou mega ansiosa para comprar ou ter esse livro, amoooooo histórias de romances cliches assim que começa na amizade e já faz muito tempo que não leio histórias Boas desse jeito. E me apaixonei quando vi a capa e li a sinopse e também li o tanto de gente falando bem desse livro que estou quase vendendo todos os meus livros só para comprar ele.

  7. Elidiane Lima comentou:

    Oi, Débora!
    Não leio tanto o gênero New Adult, vejo tantos livros desse gênero serem publicados mas a impressão que tenho é que é mais do mesmo, sabe?! Mas a forma que a autora escolheu contar sua história – de forma leve e divertida, aprofundando no emocional dos personagens sem precisar criar aquele clima depressivo dentro da história – foi o que mais me chamou a atenção em Mais que amigos e me fez decidir adicionar o livro na minha lista de desejados…
    Eu destesto mocinha inocente e chorona, prefiro mil vezes mocinhas iguais a Parke – forte, madura, que sabe o que quer.
    Ah, tenho a impressão de que assim como você também acabarei me apaixonando pelo Ben, personagens maduros preocupados com o bem estar da mocinha sempre me ganham!
    Enfim, amei sua resenha e não vejo a hora de ler Mais Que Amigos!
    Abraços.

  8. Micheli Pegoraro comentou:

    Oi Débora,
    Adoro um bom New Adult, mas fujo de livros com esse clichê que você comentou que esta cansada de encontrar nesse gênero. Acho que peguei ranço de um livro que muita gente ama mas que para mim foi desastroso.
    Mas quanto a esse livro resenhado, estou bem animada para ler. Adoro ler um clichê fofo assim. Sou suspeita pra falar, pois adoro uma leitura bem romântica e divertida, e essa história parece ser uma típica comedia romântica. O Ben e a Parker são personagens cativantes, formando um casal fofo, com um relacionamento sendo construído com base de anos de amizade e confiança. É impossível não se apaixonar por esse casal.
    Já está na meta de leitura desse ano, pretendo ler em julho.
    Beijos

  9. Elizete Silva comentou:

    Olá! Aquela leitura gostosinha para açucarar nossa semana, ainda mais num frio desses. A história parece ser bem amorzinho, a começar pela capa. Aquele tipo de leitura que te tira de uma ressaca literária, você começa e quando vê já está suspirando com o final, legal saber que assim como os personagens principais, vamos acompanhando quando a amizade deles resolver evoluir para algo mais, sem dúvida vai para a minha lista.

  10. Jade Sibalde comentou:

    Amei essa indicação! Quando vi a capa desse livro nem li a sinopse de tão desacreditada que ando com new adults mas agora quero ler esse livro pra ontem! O que parece mais gostoso é o fato de ser um romance leve, sem aquela carga dramática que sempre costumamos ver no gênero.