Resenhas 18abr • 2017

A Noiva Fantasmapor Yangsze Choo

O livro no Skoob e no Goodreads.

Editora: DarkSide
Ano de Publicação: 2015
Número de Páginas: 360
Código ISBN: 9788566636277

Comprar: SubmarinoLivraria CulturaLivraria SaraivaAmazon

Sinopse: 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

Andei dando uma volta pelo mundo dos mortos, mas agora que voltei, preciso muito contar para vocês o que eu achei da leitura de A Noiva Fantasma. Primeiro, eu demorei muito para fazer essa leitura. Tem pelo menos dois meses que tenho o livro na estante e sempre ficava me perguntando se estava ou não na hora de fazer a leitura, e quando eu finalmente tomei o livro para ler, me deparei com um enredo surpreendente, que não tinha nada a ver com o que eu estava esperando do livro.

Se você está esperando que A Noiva Fantasma seja um romance, bem… eu preciso dizer que está totalmente enganado. Apesar do título sugerir isso, A Noiva Fantasma conta a história da Li Lan, uma jovem cujo o pai um dia pergunta se ela estaria disposta a casar com o filho da família Lim, que recentemente tinha falecido por causa de uma febre e se tornar uma noiva fantasma. A ideia de ter como marido um homem morto, começa a fazer com que Li Lan pense sobre as coisas a sua volta. Mas é quando o tal noivo começa a assombrar seus sonhos, é que as coisas começam a complicar ainda mais para a nossa heroína.

Sendo bem honesta, a narrativa de Yangsze Choo é um pouco arrastada em alguns pontos. A história demora para se desenvolver, e se você realmente quer entender o porquê esse livro é tão maravilhoso, é preciso insistir um pouco na primeira parte do livro, e eu prometo que tudo melhora consideravelmente depois. O ponto alto de A Noiva Fantasma está no desenvolvimento da personagem principal e como as suas decisões afetam o que vai acontecer posteriormente no enredo.

Apesar de um pouco cansativa, a narrativa de Yangsze Choo é muito completa e bastante detalhista. Eu gostei muito de como ela construiu o universo do livro, dando absolutamente todos os detalhes que o leitor precisa para conseguir imaginar o cenário onde a história está se passando. A cultura do livro também é muito forte e muito bem explicada, então se você não conhece muito da cultura oriental, não precisa ficar com medo de não entender algumas partes, porque tudo é explicado de uma forma bem simples.

O maior desafio em ler A Noiva Fantasma foi passar a primeira parte do livro, já que a história é dividida em três partes muito importantes. Num primeiro momento, livro é mais contextual, onde o leitor começa a entender o que está acontecendo a trama começa a ser construída aos poucos. É somente na segunda parte que as consequências começam a ser reveladas e o mundo de A Noiva Fantasma começa a ser explorado. E acreditem quando eu digo que a insistência na leitura vale muito a pena, Li Lan é uma personagem que consegue surpreender.

O que eu mais gostei nesse universo criando por Yangsze Choo, foi o fato de que a sua personagem principal não ser uma heroína inconsequente. Li Lan, durante todo o livro, sempre procurou tomar decisões baseadas nas informações que ela tinha e nunca em suposições. Ela era muito cuidadosa ao estudar todas as suas possibilidades, o que fazia com que eu tivesse confiança nas decisões que ela estava tomando. Foi uma experiencia muito diferente ter uma personagem principal que não era impulsiva ou que se deixasse levar pela emoção – e por “diferente” eu quero dizer muito positiva.

O fato é que A Noiva Fantasma não é um romance. Ele dá a impressão de ser por causa do título e do enredo, mas a verdade é que nenhuma das opções de romance, conforme você vai lendo o livro, parecem boas o suficiente para Li Lan. Foi o primeiro livro que eu li sem conseguir criar nenhum shipp na minha cabeça e, a maior parte do livro eu torci para que ela não ficasse com nenhum “possível pretendente” simplesmente porque eu achava que ela era muito boa sozinha e não precisava de um par romântico.

O enredo tem um desenvolvimento interessante. Aos poucos você vai criando uma confiança muito grande na Li Lan e torce para que tudo termine da melhor forma possível para ela, por isso, quando o desfecho do livro finalmente chega, apesar de ser surpreendente e ninguém conseguir prever que aquilo vai acontecer, você tem uma facilidade muito maior de aceitar as decisões da personagem.

Vocês precisam ler A Noiva Fantasma até o fim. Apesar da narrativa ser um pouco complicada no começo, a história de Li Lan é maravilhosa, e ela é realmente uma personagem que vale a pena conhecer. Além disso, a experiencia de viajar pelo mundo dos mortos é simplesmente encantadora, como se você estivesse realmente dentro do livro. É uma leitura que eu tenho certeza que vai surpreender vocês de todas as formas possíveis, assim como me surpreendeu.

Gostou dessa resenha? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe as novidades do blog!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

12 Comentários

  • Paac Rodrigues
    02 maio 2017

    eai gats o/
    To curiosa em ler esse livro já tem um certo tempo sabe? Eu também achei e jurei de pé junto que ele era romance mas dai fui lendo resenhando e conversando com uma pessoa e ele me contou que não tem nada disso kkk

  • Lu
    30 abr 2017

    Oi, tudo bem?
    Bom, desde o lançamento eu estou interessado em conhecer a escrita desta autora, achei o trabalho gráfico que a editora apresentou nesta obra magnífica, mas de certo fato algo me incomodou quando li outras opiniões, muita gente falou que seria cansativa e tal, por causa dos detalhes, sabe? É algo que eu realmente não gosto, mas mesmo assim não deixarei de fora o meu interesse em conhecer essa história. Suas fotos ficaram lindas e a opinião elevou minhas expectativas sobre.

    Beijos,
    http://www.justificou.tk/

  • Paty Souza
    28 abr 2017

    Mesmo que o enredo seja desenvolvido de forma interessante, fujo de narrativas cansativas e muito detalhistas. Sempre me apaixono pelas edições da darkside, e com essa não foi diferente, mas o enredo em si não desperta meu interesse.
    Ótima resenha.

    Até mais!!

  • Olá
    muito legal sua resenha, faz tempo que quero ler o livro e sou apaixonada pela edição, muito linda, parabéns, conseguiu me deixar mais ansiosa ahhaha adorei

    beijos
    https://www.youtube.com/watch?v=bmeenBGrWNw

  • Ana Paula Medeiros
    24 abr 2017

    Oi!
    Tinha visto a capa desse livro em algum lugar e automaticamente associei às crônicas de amor e ódio (rsrs)
    Mas enfim, adorei a premissa! É uma leitura que faria com certeza e se possível irei adquirir em breve. É algo bem diferente de tudo que já li 🙂

  • Jéssica Melo
    24 abr 2017

    Olá Débora, desde que esse livro foi lançado eu morro de vontade de lê-lo, gostei dos pontos que você destacou principalmente da protagonista não ser impulsiva como vemos na maioria dos livros *-*

  • scarllet
    21 abr 2017

    Adoro quando isso acontece, a gente se sente dentro do livro <3
    é maravilhoso, adorei sua resenha e essa capa está maravilhosaaaa <3
    beijos

  • Cássia
    19 abr 2017

    Olá!

    Eu amo os livros da Darkside, mas este nunca tive vontade de lê-lo.

  • Marijleite
    19 abr 2017

    Olá, esse é um livro que eu quero muito ler, desde a época do lançamento, não só pela bela edição, mas também pela premissa e por envolver a cultura oriental. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conhecer a protagonista.

  • Porre de livros
    19 abr 2017

    Eu não tinha visto esse livro, mas gostei demais da premissa, aliás gosto de ler livros que saíam da mocinha frágil e da heroína impulsiva. E a edição desse livro está linda, não é? Só pelas fotos a pessoa acaba desejando…

  • Ane Carol
    19 abr 2017

    Já tinha visto esse livros antes, mas esta é a primeira resenha que leio e cheguei a conclusão que apensar de ele tem uma capa linda ele não é pra mim.

  • ludmila cabral
    19 abr 2017

    eu ja tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca me interessei mt pela leitura nao.. contudo, sua resenha me fez abrir os olhos para esse livro, o que pode me complicar eh a escrita arrastada que vc disse que a primeira parte tem, mas c a premissa e sua resenha super positiva eu ja anotei esse livro na minha listinha!

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.