Resenhas 12mar • 2019

Os Noivos do Invernopor Christelle Dabos

O livro no Skoob e no Goodreads.

Título Original: Les Fiancés de l'Hiver
Gênero do Livro: Young Adult, Fantasia, Ficção
Editora: Morro Branco
Ano de Publicação: 2018
1º livro da série A Passa-Espelhos
Número de Páginas: 416
Código ISBN: 9788592795382

Comprar: Amazon

Sinopse: Honesta e cabeça-dura, Ophélie não se importa com as aparências. Mas, por baixo de seus óculos de aros largos e cachecol desgastado, a garota esconde poderes únicos: ela pode ler o passado dos objetos e atravessar espelhos. A vida tranquila que leva em Anima se transforma quando Ophélie é prometida em casamento à Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã. Agora, ela terá que deixar para trás tudo o que conhece e seguir seu noivo até Cidade Celeste, a capital flutuante de uma gelada arca conhecida como Polo. Ali, o perigo espreita em cada esquina, e não se pode confiar em ninguém. Sem se dar conta, Ophélie torna-se um peão em um jogo político mortal, capaz de mudar tudo para sempre.

Não existe maior arrependimento na vida de um leitor do que o pensamento de “eu deveria ter lido este livro antes”, mas foi exatamente esta a sensação que eu tive depois de terminar de ler Os Noivos do Inverno. Com um enredo encantador e um universo fantástico do qual você não vai mais querer sair, Christelle Dabos te convida a conhecer uma protagonista inteligente, observadora e que não se deixa controlar pelas regras impostas à ela. O primeiro livro da série “A Passa-Espelhos” é mais do que uma melhor leitura, é a minha nova paixão literária!

Os Noivos do Inverno veio parar nas minhas mãos por causa da minha assinatura do Turista Literário e eu não poderia imaginar na viagem magnifica que este livro estava reservando. Narrado em terceira pessoa, Dabos não economiza nos detalhes para fazer com que o leitor faça uma imersão completa no universo criado. Tudo neste livro tem vida, magia, um talento que se destaca dos demais e autora faz questão de te apresentar a cada uma das possibilidades dessa leitura.

“Passar por espelhos exige enfrentar a si mesmo. É preciso ter estômago, sabe, para se olhar bem nos olhos, se ver como é, mergulhar no próprio reflexo.”

O enredo me pegou desde o primeiro capítulo, quando descobrimos exatamente como Ophélie, a nossa protagonista, se sente em relação ao seu noivado. A escrita de Dabos é viciante, suas descrições sobre o universo e como os seus personagens se sentem ao longo do livro fazem a pele da gente arrepiar. Sabe aquela sensação de mergulhar em uma leitura a tal ponto que você esquece completamente a sua própria realidade? Os Noivos do Inverno é exatamente isso, só que muito mais.

Um dos pontos que mais me prendeu neste enredo foi o fato da autora não economizar nas intrigas, nos jogos políticos e nas reviravoltas do enredo. O fato de Ophélie estar entrando em um casamento estritamente político a coloca em situações de constante perigo durante o livro, contando apenas com si própria e com seu noivo, Thorn. Nem Ophélie e nem o leitor podem confiar em ninguém, afinal, o Polo é um lugar de ilusões, nada é realmente o que parece ser… nem mesmo as pessoas.

Nossa protagonista tem todas as características que eu sempre desejei em uma personagem. Ela é o equilíbrio entre a personagem que gosta de bater de frente com as situações e a outra que aceita tudo como está. Ophélie sabe que não tem nada que possa fazer em relação ao noivado, mas está determinada a não ser dominada pelo casamento. Eu gosto de como ela tenta lidar da melhor maneira possível com as situações que são impostas, se mostrando sempre inteligente e observadora. Embora ela não tenha muita autoconfiança, Ophélie é uma protagonista que não deixa que seus defeitos sejam usados contra ela mesma, o que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por ela.

“O charme é uma arma maravilhosa dada às mulheres, você precisa usar sem escrúpulos.”

Confesso que a minha maior surpresa nesse livro foi o relacionamento com Thorn. Eu acho que eu estou tão acostumada com aquela receita de bolo que quando as coisas não saíram do jeito que eu estava esperando, eu fiquei muito impactada. Eu acho que Ophélie e Thorn trabalham bem juntos, existe uma química inegável entre os personagens, mas o fato da autora ter priorizado a situação em que eles se encontravam acima do romance que precisava ser desenvolvido, deixou essa leitura ainda mais surpreendente e abriu espaço para ver como esses dois irão se sair no segundo livro.

O desenvolvimento do livro também me deixou bastante surpresa. Em alguns capítulos eu realmente cheguei a pensar que o enredo não iria se desenvolver o suficiente para que eu entendesse bem os porquês do que estava acontecendo, mas a verdade é Dabos tem um jeito único de te enrolar na sua teia de intrigas e quando você acha que sabe o que vem a seguir, ela te surpreende e te deixa com aquela sensação de “como eu não vi isso acontecer?”.

Eu nunca pensei que eu fosse escrever isso sobre uma autora, mas Dabos realmente conseguiu em entregar um enredo muito fora da caixa. Embora seja um Young adult de fantasia e romance, a autora conseguiu entregar uma proposta completamente nova, fugindo de todos os estereótipos e me apresentando a possibilidades de um enredo que eu achava que seria apenas um sonho. Eu realmente peguei tudo o que eu achei que sabia sobre o gênero, apaguei e comecei de novo.

Os Noivos do Inverno foi a minha primeira leitura da editora Morro Branco e uma surpresa mais do que bem-vinda na minha estante. Eu estou completamente apaixonada pelo ponto de vista novo que a escrita de Dabos está trazendo com esse livro, e mais apaixonada ainda por ela ter me dado uma protagonista com quem eu consegui me identificar na primeira página. Eu mal posso esperar pelo segundo livro de A Passa Espelhos!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

4 Comentários

  • Aline Bechi
    21 mar 2019

    Olá, tudo bom?
    Confesso que sempre vejo esse livro por aí mas nunca parei para ler nada sobre ele.
    Fiquei muito feliz em ver o quanto você se apaixonou pelo livro, e só de ver tantos comentários positivos seus me despertou a vontade de realizar a leitura, mas já tenho muitas séries pendentes 🙁

    Beijos

  • […] vocês com mais vontade ainda de se aventurar no mundo de A Passa Espelhos. Não esqueça de conferir a resenha do primeiro livro antes de ir, […]

  • Elizete Silva
    13 mar 2019

    Olá! Muito bom quando um livro nos surpreende (positivamente) dessa maneira, gosto muito desse gênero e fiquei empolgada com o desenvolvimento deste enredo. Ophélie (nome diferente hein), parece ser uma personagem incrível, e mesmo com seus receios, e cheia de personalidade e bem decidida, gosto que o autor tenha focado mais na aventura do que no romance em si. Essa edição está linda, espero que o próximo volume seja lançado o mais rápido possível.

  • Angela Cunha
    13 mar 2019

    Sabe o que mais gosto quando leio uma resenha? É já ir lendo e abrindo a página do Skoob do lado, só para adicionar o livro na lista de desejados, para não correr o risco de o esquecer..rs
    E é isso que faço neste exato momento!
    Que capa mais linda e que enredo mais encantador!
    Ainda não tinha lido ou visto nada a respeito desta obra, mas estou fascinada com tudo que li acima. Seja pelo enredo, pelo romance não ser totalmente o foco, mas sim a parceria entre os personagens e claro, por esta edição maravilhosa da Editora!
    Espero e quero muito poder ter e ler!!!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram