Eu não estou acreditando que finalmente está saindo resenha desse livro aqui no blog, sério! Desde que eu me apaixonei pelos livros da Sarah MacLean, Perigo Para um Inglês tem sido um lançamento mais do que esperado na minha estante e, tudo bem, eu li o livro em inglês, logo que ele foi lançado nos EUA, mas o fato de finalmente poder ter a história da Seraphina em mãos, me dá vontade de chorar. De todos os romances que eu já li, Perigo Para um Inglês foi a leitura que mais me emocionou e que me fez entender porque romance de época é um dos meus gêneros favoritos. E eu nem acredito que estou resenhando ele para vocês, sério! *fangirling”
Uma das coisas que eu mais amo nesse livro é o fato de ele ser um romance, ao mesmo tempo que ele não é. Vejam, Sera casou com o duque pelo qual ela era completamente apaixonada, mas por causa de algumas coisas que aconteceram entre eles, o casamento acabou virando um verdadeiro inferno e Sera decidiu que, de todas as opções que ela tinha, ir embora era a melhor delas. Nesse tempo que ela passou fora, a personagem acabou criando uma vida para si e descobrindo diversas possibilidades de felicidade em sendo apenas “Seraphina” e não mais a duquesa de Haven. Quando ela finalmente decide voltar para Inglaterra e conseguir o divórcio, nossa protagonista não é mais a mesma e esse empoderamento que ela conquista para si é a melhor coisa do livro inteiro!
“- Você me deixou…
– Você me mandou embora! – ela disse, incapaz de não elevar a voz. – Você ficou de pé na casa que poderíamos ter construído um lar, logo depois do nosso café da manhã de núpcias, e me disse para ir embora. – Quando ele abriu a boca para responder, ela percebeu que ainda não tinha terminado. – E você qual a ironia disso? O mundo todo pensa que você me arruinou antes de casar comigo, quando a verdade é que eu só fui arruinada depois. Você arruinou meus sonhos.”
Sarah MacLean realmente se superou quando escreveu esse livro, honestamente. Ela não deixou nem um mísero detalhe de fora. Para que o leitor pudesse entender a natureza do relacionamento dos nossos protagonistas, a autora faz uma pequena viagem no tempo e nos mostra como eles se conheceram e a pessoa que eles eram no começo do relacionamento. Esses pequenos flashbacks fazem com que o leitor se apaixone ainda mais pela personalidade dura de Haven e o jeito inocente e brincalhão de Sera, ainda descobrindo o amor juntos. Conforme o livro vai avançando, a autora nos mostra de forma clara – e um tanto sofrida – como os acontecimentos afetaram não só o relacionamento deles, mas também a personalidade de ambos.
Os diálogos de Perigo Para um Inglês foram a minha parte favorita dessa leitura do começo ao fim. Sera e Haven possuem línguas afiadas, o que só faz a troca de farpas entre eles ser ainda mais interessante. Eu gostei muito de como os diálogos conseguem revelar tão bem a forma como eles se sentem em relação a tudo o que aconteceu e como o amor que eles construíram entre si, ainda estava vivo mesmo depois de todos os anos que se passaram. Além disso, muitos desses diálogos terminam com a Sera sendo rainha de tudo e de todos.
A forma como o relacionamento dos dois se desenvolve ao longo do livro é muito bonita e ao mesmo tempo muito intensa. Perigo Para um Inglês é um romance sobre perdão, então a maior parte dos capítulos nós acompanhamos os protagonistas tentando entender tudo o que aconteceu entre eles e como eles se sentem em relação um ao outro depois de tanto tempo. Enquanto Sera está cansada e determinada a seguir com a sua vida sem Malcolm, ele está mais do que disposto a fazer o que for preciso para compensá-la pelos erros que cometeu no passado.
“- Passei meses aprendendo o que você gostava. Antes de nos casarmos e também depois, quando não era bem-vinda na sua casa. – Ele não conseguia parar de admirá-la, mesmo que Sera olhasse fixamente em frente, recusando-se a encará-lo. – Eu tinha toda intenção de planejar suas refeições. De cuidar da sua casa. De ser sua…”
Seraphina foi uma das protagonistas da Sarah que eu mais me conectei. Sua personalidade intensa e a forma como ela sempre conseguia fazer com que Haven agisse da forma que ela queria me conquistaram desde o primeiro capítulo. Ela tem um jeito bastante desafiador, de alguém que não aceita menos do que merece. Mas ao contrário da maior parte das protagonistas históricas, ela cometeu muitos erros e não confiou no relacionamento que ela e Haven estavam construindo e vê-la crescer dessa menina inocente, que acreditava em um conto de fadas, para uma mulher determinada a tomar as rédeas da própria vida foi lindo demais.
Eu gostei de descobrir que Haven não era o protagonista rancoroso e mal-humorado que eu acreditava que ele fosse ser. Na verdade, vê-lo tão disposto a reconquistar Sera e salvar o seu casamento meio que me fez torcer muito por ele no começo do livro. Porém, o desenvolvimento desse personagem me pegou muito de surpresa e eu fiquei muito feliz de ver que ele conseguiu perceber que não bastava apenas declarar o seu amor pela esposa de todas as formas possíveis, mas que ele precisava aprender a ceder nos seus desejos e deixar as coisas acontecerem do jeito que deveriam.
E eu já contei que neste livro nossas irmãs perigosas estão reunidas e mostrando para que vieram? Sério, vocês nunca vão ver uma squad tão poderosa quanto essas garotas. Eu acho muito incrível a forma como elas estão dispostas a lutar pela felicidade uma das outras, mesmo quando nem todas estão de acordo com as decisões tomadas. Além disso, elas não têm medo de serem honestas sobre os seus sentimentos e se você um dia precisar de alguém para ameaçar o seu crush por você, as irmãs perigosas são mais do que perfeitas para o trabalho.
“- Diga-me exatamente qual foi o erro. A armadilha? Ou o fato de ser pega enquanto a preparava? Você faria a mesma coisa de novo, se pudesse ter certeza de que eu não saberia dos seus planos? Como você orquestraria tudo? Como me atrairia?
O olhar voou para o dele e Malcolm viu a dor ali um instante antes de ela confessar.
– É claro que eu faria.”
Eu me apaixonei por esse livro porque o romance de Sera e Malcolm me pareceu muito real. Eles são protagonistas que cometeram muitos erros, demoraram anos para entender seus próprios sentimentos e aprender a perdoar. Sarah MacLean conseguiu superar as minhas expectativas com esse livro e me entregou um romance de época que conquistou meu coração de um jeito tão especial que, eu realmente não consigo entender porque vocês ainda não correram para colocar esse livro tão perfeito na estante de vocês.