Resenhas 04maio • 2018

Um de Nós Está Mentindopor Karen M. McManus

O livro no Skoob e no Goodreads.

Título Original: One Of Us is Lying
Gênero do Livro: Young Adult, Ficção, Suspense
Editora: Galera Record
Ano de Publicação: 2018
Número de Páginas: 384
Código ISBN: 9788501112521

Obs: Este livro foi cedido em parceria com a editora para resenha.

Comprar: Amazon

Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Se você está lendo esta resenha, provavelmente você chegou até aqui porque Um De Nós Está Mentindo é um dos livros mais desejados entre os leitores nos últimos meses, certo? Confesso que, com todo o hype em torno desse livro, eu estava com expectativas de ter uma das melhores leituras da minha vida ou, pelo menos um livro que me enviasse direto para uma boa ressaca literária. Não foi o que aconteceu, tá? Apesar de ter um enredo interessante e personagens que eu realmente gostei, Um De Nós Está Mentindo não é nada que eu já não tenha visto antes e eu até fiquei um pouco desapontada com o livro.

O enredo do livro é bastante interessante, eu tenho que admitir. Quatro alunos de ensino médio suspeitos de terem assassinado um colega de turma que, por sinal, morreu de uma forma muito suspeita. A narrativa de Um De Nós Está Mentindo não é nem um pouco cansativa e, o ponto de vista dividido entre os quatro personagens dá uma imersão muito maior dentro da história. Cada um deles esconde um segredo, mas também sabe de alguma coisa que pode colocar o leitor ainda mais perto da verdade. Essa tensão criada por McManus foi um dos pontos mais positivos do livro, pena que ela estragou tudo no final.

“Não sei porque é tão difícil para as pessoas assumirem que às vezes elas são idiotas que estragam tudo por acharem que nunca vão ser pegas.”

Eu acredito que o termo certo seja “ir com muita sede ao pote”. McManus tinha em mãos um enredo que deixaria qualquer leitor apaixonado, mas em um certo ponto do livro, as coisas começaram a desandar. Vejam, até mais da metade do enredo, nenhum deles tinha uma pista ou qualquer ideia de quem ou porque alguém gostaria de matar Simon. Tudo bem, o garoto era odiado por tudo e todos, mas ainda assim, eles não tinham um suspeito nem um motivo concreto. O problema é que as certezas começam a surgir de forma aleatória e, de repente, eles têm muitas informações que se encaixam e pronto, acontece o desfecho e o enredo acaba.

Sendo bem sincera, o fato de todo o suspense do livro não ter me surpreendido me deixou bastante revoltada com esse livro. Eu realmente estava esperando uma revelação bombástica, de uma forma que eu realmente ficasse com aquela sensação de “eu não vi isso acontecer”, mas a verdade é que a autora foi tão descuidada na forma como ela coloca as pistas do enredo que, assim que a primeira pista aparece para os quatro personagens, você consegue descobrir o que aconteceu sem fazer o mínimo de esforço. E eu queria me esforçar, desesperadamente. Eu estava muito animada para ser surpreendida, e não fui.

Uma coisa que eu achei engraçado nesse livro foi que o nome é “Um De Nós Está Mentindo”, mas analisando o enredo com um pouco mais de calma, nenhum dos personagens realmente “mente” durante o enredo. Eles têm segredos, coisas que eles não querem que venha a conhecimento público, mas nenhuma dessas coisas chega a ser realmente uma mentira. O que me fez questionar muita coisa durante a leitura também, principalmente quando todo o desfecho foi revelado e eu fiquei com a sensação de “eu cheguei até aqui para isso?”. Pois é, eu realmente não entendi essa coisa da mentira.

“Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes?
Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo.
Valendo!”

Por outro lado, tirando a parte da decepção com o enredo, eu realmente gostei do desenvolvimento dos personagens desse livro e a forma como cada um dos personagens evoluiu desde o começo do livro. Apesar de a autora não se aprofundar em muitos assuntos importantes, como o porque do Cooper sentir necessidade de esconder a sua orientação sexual, ou como o relacionamento abusivo da Addy realmente afetou a sua personalidade. Ainda assim, eu gostei muito da forma como esses quatro personagens interagiram entre si, e como a relação deles foi evoluindo por causa do que aconteceu com o Simon.

Um De Nós Está Mentindo tem personagens interessantes, que prendem o leitor. Apesar de eles serem estereótipos de todos os filmes adolescentes que nós já vimos, a autora conseguiu tornar o clichê em algo suportável, que a gente poderia se identificar e até gostar. Confesso que o que me prendeu mesmo até o final do enredo foi o relacionamento da Bronwyn com o Nate, porque eu sou do tipo que não resiste a uma história de badboy incompreendido se apaixonando pela menina inteligente do rolê, sabe? Quem nunca?!

Mas eu realmente esperava mais do enredo de McManus, mas o pouco que ela me entregou me deixou satisfeita dentro das limitações do livro. Eu sei que muita gente vai achar essa leitura muito boa, mas acho que por conta do meu gosto literário e todas as expectativas que eu tinha em cima da leitura, o livro acabou não sendo o que eu estava esperando, o que não significa que você não possa gostar, certo? Não deixa de me contar o que você achou dessa resenha e, se você já leu esse livro, me conta o que achou da leitura nos comentários!

Ficou interessado no livro? Então compre agora o seu exemplar na Amazon.com!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

13 Comentários

  • Elizete Silva
    24 maio 2018

    Olá! Desde o inicio do lançamento desse livro, já fiquei com o pé atrás em relação ao mesmo. Afinal tanto barulho poderia fazer com que a decepção se tornasse mais forte. Por isso, não me surpreendi quando a história se mostrou mais da mesma, não houve um grande suspense e logo nas primeiras páginas eu já sabia o que tinha acontecido (um milagre, pois eu sempre erro quando tento adivinhar o que aconteceu).

  • Elidiane Lima
    16 maio 2018

    Oi, Débora!
    Quando Um De Nós Está Mentindo foi lançado confesso que não prestei a atenção nele, nem mesmo com todo o hype em torno do livro eu busquei informações sobre ele, só depois que li uma resenha sobre ele fui descobrir do que se tratava a história e fiquei interessada em lê-lo.
    Quero muito descobrir quem assassinou Simon, e se um e/ou qual dos quatro alunos restantes tem alguma coisa a ver com isso… Ah, também não resisto a uma história do tipo “badboy incompreendido se apaixonando pela menina inteligente do rolê”, essas histórias são irresistíveis rsrs…
    Ps: Pena que o livro não alcançou as suas expectativas…

  • Bianca Melo
    11 maio 2018

    Estou acompanhando toda a hype em torno do livro, mas sempre fico meio receosa, procuro evitar grandes expectativas (justamente pra evitar este tipo de decepção hsauhsau). De toda forma, parece ser um livro legal pra passar o tempo e se aventurar tentando descobrir o que aconteceu através das pistas fornecidas pelos personagens. Por isso que é bom ler resenhas: já ficamos atentos ao que podemos esperar do livro ou não!

  • Vitória Pantielly
    10 maio 2018

    Oi Dreeh!
    Uau, quando vi que o livro ia ser lançado eu não dava nada pra ele, não imaginava que seria instigante assim.
    Acho que o mais interessante da história não é nem só querer saber quem e o assassino, é conhecer esses adolescentes a fundo e descobrir os que eles escondem, mas eu provavelmente sentiria um pouco de simpatia com os suspeitos, para um adolescente qualquer acusação é um pesadelo, imagine nesse nível. Desejo muito ler o livro, uma pena você ter se decepcionado em alguns pontos, eu espero ter uma impressão diferente
    Beijos

  • Bia Toledo
    06 maio 2018

    Nossa, que resenha!! Realmente esse bebezinho ta na minha lista de queridinhos hahaha, adoro um suspense mais adolescente, esse livro assim que foi anunciado me lembrou (nao sei pq kk) Mentirosos, um dos meus livros favoritos, e depois de toda hype que Um de nos esta mentindo esta tendo, minha vontade de ler so aumentou. E essa sua resenha me deixou ainda mais ansiosa kkk

  • Natália Pereira
    05 maio 2018

    Adorei sua resenha, embora tenha me desapontado um pouco, eu ainda estou ansiosa pela leitura! Bjs

  • Micheli Pegoraro
    05 maio 2018

    Oi Débora,
    Pois é, esse livro é um dos borburinhos do momento, tem muita gente comentando a respeito dessa trama, e com opiniões bem contraditórias. Gosto de uma história nesse estilo, que traz uma trama com adolescentes, mas o que mais chama a minha atenção é o suspense permeando o enredo. Então, é um pouco desanimador saber que a revelação em si não foi surpreendente. A autora poderia ter desenvolvido melhor essa parte, pois teria muito potencial para ser um livro mais envolvente.
    Gostei de saber que a história é narrada sob o ponto de vista dos quatro alunos, e o que anima, é o fato da autora ter acertado no desenvolvimento dos personagens.
    Desanima também saber que a trama não faz o jus ao titulo, já que nenhum deles realmente está mentindo. Mas, ainda assim, eu estou curiosa para ler.
    Beijos

  • Bruna Lago
    05 maio 2018

    Pela sinopse dá pra perceber que parece ser uma leitura que te prende do início ao fim. Imagina ficar todo o livro na dúvida de quem cometeu o crime? Já até pensei também que não ocorreu o crime de verdade, e foi tudo uma invenção… Nesses tipos de livro dá pra se esperar tuuudo! hahaha
    Uma pena que não foi uma leitura tão boa pra você. Fiquei imaginando que eu iria gostar por ter vários pontos de vista, e isso faz a leitura ser muito melhor e deixar o leitor mais por dentro da história toda. Confesso que fiquei decepcionada por sua decepção; e te entendo, nesse tipo a gente espera não saber nada do ocorrido e no final ficar boba com o resultado. Aconteceu comigo em Boneco de Pano (você leu? Eu gostei por causa da surpresa que foi o final), uma pena mesmo não ter acontecido com o livro da resenha.
    Abraços

  • Isabelle Menezes do Nascimento
    04 maio 2018

    Olá!
    Tô querendo muito ler esse livro, já vi umas pessoas comentando q tbm não gostaram, mas e aquela coisa vc só sabe vendo, então vou ler pra depois ver o q acho,
    Bjs.

  • Theresa Cavalcanti
    04 maio 2018

    Oi Débora,
    Uma coisa :: TODO MUNDO TA FALANDO DESSE LIVRO!
    Sério mesmo, TODO MUNDO. Já to louca para ler ele, só to com medo de me decepcionar, por colocar tanta expectativas.

  • Ludyanne Carvalho
    04 maio 2018

    Certo, estou desejando esse livro.
    Pena que não foi uma boa leitura pra você, essa questão de colocarmos uma expectativa no livro e ele nos decepcionar é bem frequente.
    Confesso que não tenho tanta expectativa, até porque não tenho costume de ler suspense; mas são os comentários positivos que me despertaram a vontade de ler.
    Tenho um palpite sobre o mistério, espero que eu esteja certa.

    Beijos

  • Kleyse Oliveira
    04 maio 2018

    Oi Débora!
    Eu quando li a sinopse e vi a capa logo fiquei interessada em comprar para ler. Como você falou e as vezes eu falo nas minhas resenhas ou até mesmo comento em algumas resenhas, vai de cada pessoa que está lendo gostar ou não de certas partes da história. Ele já está nos meus desejados para comprar ou pedir de aniversário hahahahaha. Bjs e tenha um ótimo final de semana.

  • Lili Aragão
    04 maio 2018

    Oi Débora, tenho que dizer que quase sempre que vou com muitas expectativas pra uma leitura ela não me surpreende, pelo contrario e assim quando vejo muita gente falando de um livro, vou com desconfiança pra não acontecer o que aconteceu contigo nesse e acabar um pouco ou muito decepcionada :/ Falando do livro que ainda não li, achei que a trama parece ser mesmo muito boa e é uma pena esse desfecho sem surpresa, mas pela resenha a história me pareceu com “cara” de série e acho que com uma adaptação ela até poderia se sair melhor 😉 Ainda não decidi se quero ou não ler o livro, mas achei a resenha e os pontos que você levantou interessantes.

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.