Resenhas 28maio • 2019

Vocação Para o Malpor Robert Galbraith

O livro no Skoob e no Goodreads.

Título Original: Career of Evil
Gênero do Livro: Thriller, Mistério, Ficção
Editora: Rocco
Ano de Publicação: 2016
3º livro da série Cormoran Strike
Número de Páginas: 496
Código ISBN: 9788532530226

Obs: Este livro foi cedido pela editora em parceria para resenha.

Comprar: Amazon

Sinopse: Quando um pacote contendo a perna decepada de uma mulher é entregue a Robin Ellacott, seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, suspeita de quatro pessoas de seu passado que poderiam ser capazes de tamanha brutalidade. Mas quando a polícia foca no suspeito que Strike tem cada vez mais certeza de que não é o criminoso, ele e Robin precisam correr contra o tempo para descobrir a verdade. Depois de O chamado do Cuco e O bicho-da-seda, o terceiro romance da aclamada série escrita por Robert Galbraith, pseudônimo de J. K. Rowling, é um suspense inteligente, com reviravoltas inesperadas a cada página, e também a emocionante história de um homem e de uma mulher numa encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais. O livro, que estreou em segundo lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e alcançou os principais rankings nos Estados Unidos e na Inglaterra, chega ao Brasil simultaneamente em edições brochura e capa dura.

Comecei a leitura de Vocação para o Mal com muitas expectativas, não vou mentir. Até aqui, a escrita de Robert Galbraith não me decepcionou, mas o terceiro livro vem com a missão de construir uma relação mais sólida entre Cormoran e Robin, além de entregar para os leitores um thriller de arrepiar os cabelinhos da perna da gente. E claro, mais uma vez, Galbraith mostrou que domina seus personagens e Vocação para o Mal acabou sendo uma leitura mais maravilhosa do que eu pensava.

Neste terceiro livro encontramos uma dinâmica muito maior entre Cormoran e Robin. Robin agora se encontra como parceira de Cormoran, depois de realizar os cursos de vigilância que ele se ofereceu para pagar e o nosso detetive agora tem muito mais confiança no trabalho da secretária, dando mais espaço para que ela participe e opine nas investigações. Esse novo ambiente profissional dos dois é bem legal.

“Strike sabia o quanto era profundamente arraigada a crença de que os maus escondem suas predileções perigosas pela violência e a dominação. Quando eles as usam como pulseiras à vista de todos, o populacho crédulo ri, chama de atitude ou acha estranhamente atraente.”

Vocação para o Mal começa a ficar um pouco mais obscuro quando Robin recebe a perna de uma pessoa endereçada para ela. Cormoran logo surge com alguns suspeitos que poderiam querer ataca-lo, mas com a notícia se espalhando muito rápido e afastando clientes, ele precisa contar com a ajuda da polícia para investigar mais a fundo esse mistério e salvar a vida da sua parceira.

Eu gosto muito como esse livro tem uma investigação bem mais pessoal, que envolve bastante do passado do Cormoran não só como soldado, mas também de como era a relação dele com a mãe. É um livro onde o leitor consegue realmente aprofundar no protagonista e entender melhor de onde ele está vindo. Também é muito triste quando você entende que nem sempre o Cormoran teve uma infância fácil.

Robin está mais fearless do que nunca nesse livro. Acho que podemos dizer que esse é o livro dela, na verdade. Eu gostei muito de como ela não se amedrontou quando as coisas ficaram complicadas e não deixou, em nenhum momento, o relacionamento dela com Matthew interferir na sua carreira como detetive. Aliás, eu nunca tive visto a personagem tão determinada como nesse livro.

“Só que depois que se rompia uma vez, era muito mais fácil fazê-lo de novo. Ele sabia muito bem. Quantas vezes ele e Charlotte se separaram? Quantas vezes a relação deles ruíra em pedaços e quantas vezes tentaram remontar os destroços? No fim, havia mais rachaduras do que substância: eles viviam em uma teia de aranha de fios rompidos. O que os mantinha juntos era a esperança, a dor e a ilusão.”

Além de estar mais presente, Galbraith faz revelações muito importantes sobre o passado da Robin e aborda de forma mais direta o relacionamento dela com o noivo. Neste ponto, o livro começa a ter uma profundidade emocional maior entre os protagonistas porque é a primeira vez que Cormoran se permite olhar para Robin com outros olhos. Eu realmente gostei de ver essa relação deles aflorar ao longo dos capítulos.

Confesso para vocês que eu não sou a maior fã de investigações que envolvem serial killers ou qualquer coisa do tipo e Vocação para o Mal me deixou bastante preocupada em relação a isso. Eu sou uma leitora facilmente impressionável com certos acontecimentos, mas Galbraith tem uma escrita muito firme, o que ajudou muito na hora de encarar as partes pesadas do livro.

Essa investigação com certeza foi a mais intensa dos três livros porque o perigo era muito mais eminente e você tem alguns capítulos do ponto de vista do antagonista, o que deixa o leitor ainda mais envolvido e até mesmo arrepiado. Acho que incluir o ponto de vista do assassino foi uma jogada muito interessante do autor porque, com certeza, deu um “algo a mais” para o livro.

Vocação para o Mal preparou bem a minha ansiedade para Branco Letal. Muitos pontos da relação de Cormoran e Robin ficaram em aberto para o próximo livro, deixando as minhas expectativas lá em cima, né? Preciso confessar que não achei que me apaixonaria tanto por uma série como estou apaixonada por Cormoran Strike. Galbraith conseguiu combinar vários elementos que eu amo num livro com um thriller policial maravilhoso e viciante. Mal posso esperar por Branco Letal!

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

5 Comentários

  • Rayane B. de Sá
    31 maio 2019

    Oiii ❤ Ainda estou lendo O Chamado do Cuco, mas fico mais curiosa e ansiosa a cada resenha sua sobre os próximos livros da série.
    Tô arrepiada só de saber que a Robin vai receber uma perna decepada, isso é muito bizarro!
    Também sou muito impressionável com cenas mais pesadas em livros, já me senti mal com algumas cenas desse tipo em outros livros, o que foi bem complicado de esquecer. Mas fico feliz que a escrita do livro ajudou a ler esse tipo de cena.
    Vou adorar poder conhecer um pouco mais do passado da Robin, já que gosto muito dela e acho o papel dela nessa série muito importante pra trama. Saber mais sobre o passado de soldado do Strike também vai ser ótimo, já que ele é tão misterioso.
    Que bom que a relação entre Robin e Strike evolui cada vez mais e que ele se permite olhar pra ela com outros olhos. Vou adorar ler isso! ❤

  • Tereza Cristina Machado
    30 maio 2019

    Receber uma perna?! Affs! É de arrepiar, confesso que já fiquei com medo hahahaha a autora só vai deixando horripilante no decorrer da série … fico me perguntando que fez isso com a “pobre perna”… eu não tenho a série mais gostaria de ler só pq revelaram quem é a autora por detrás desse nome e pq a sequência aqui no blog deixa um gostinho de quero rs!

  • Elizete Silva
    30 maio 2019

    Olá! Eita que é muito bom que o autor consegue manter o nível dos livros lá em cima, e cada novo volume deixe o leitor assim tão encantado, parece que nesse ele trabalha mais a parte emocional dos personagens, mostrando mais sobre o passado de Cormoran e fico muito feliz que tenha chegado vez da Robin brilhar! Ansiosa para conferir essa série completa.

  • Rayssa Bonai
    29 maio 2019

    Olá! Primeiramente quero agradecer você por indicar essa série. Sério, estou amando! Terminei hoje de ler O Chamado do Cuco e já comecei O Bicho da Seda.
    Me anima muito saber que nesse livro Cormoran e Robin tem uma dinâmica muito maior. Adoro ver os dois trabalhando juntos.
    Gosto muito do fato de que nesse livro conheceremos mais o passado da Robin e do Cormoran, pois tem muitas coisas que me intrigam acerca disso, principalmente em relação a infância de Cormoran e seu relacionamento com sua mãe.
    Adorei a resenha! Beijos ♡

  • Angela Cunha
    29 maio 2019

    A série do momento! Não há como negar que por onde a gente passe, há algo sobre esta saga de livros. E oh, não somente por ser da autora não,mas por apresentar sim, um universo maravilhoso, principalmente para leitores que como eu, amam esse suspense incluso em cada obra lançada!
    Parece que este livro é o mais sanguinário de todos e joga o casal de detetives em algo muito além do que podem imaginar!
    Se a autora estava tímida no primeiro livro, mostrou muito bem a que veio e aguardemos a resenha do último livro!!!
    Beijo

  • Siga o @laoliphantblogInstagram