Séries & TV 27jun • 2017

Carta aberta aos produtores de adaptações de livros para TV

Caros produtores de Tv do mundo,

Há apenas uma coisa que me incomoda mais do que as adaptações de livro para TV em: são adaptações de livro para TV que simplesmente não sabem quando parar.

Quando você tem um sucesso em suas mãos, eu entendo o impulso de querer ganhar o máximo de dinheiro que você puder com aquilo. No entanto, há uma razão pela qual o autor terminou a história. Há uma razão pela qual é uma novela autônoma. Sempre haverá “mais história para contar.” Por favor, pare de mexer com o mundo que o livro criou.

Seja qual for a sua opinião sobre o controverso 13 Reasons Why, a adaptação do Netflix que causou muito discussão nas redes sociais e, querendo ou não, acabou sendo um grande sucesso. Recentemente foi anunciado que a série voltaria para uma segunda temporada e, a Netflix também revelou no twitter alguns pontos da história que serão abordados como, por exemplo, mais informações sobre a história da Hannah, o processo de cura da Jess e também o que realmente aconteceu com o Bryce. O único tópico qu eu posso deixar passar é o da Jéssica, e eu totalmente entendo o apelo das pessoas pela queda do Bryce, afinal, todo mundo quer prender o cara malvado.

Mas, vamos ser honestos? Quantos casos de agressão sexual existem onde, o agressor não enfrenta nenhuma punição legal? Sim, isso seria interessante de assistir, mas é realmente necessário?

A adaptação de Hulu do The Handmaid’s Tale também recebeu uma segunda temporada. Agora, a primeira temporada ainda está sendo exibida, então eu não posso dizer com certeza se todo o livro será explorado e se eles realmente precisam de uma segunda temporada para contar toda a história. Mas esta citação de Elisabeth Moss aka Offred, me fez pensar de outra forma: “Há uma grande diferença entre o epílogo e o fim do livro, onde há muitas perguntas sem resposta. Há muito que não foi dito nesse livro e estamos procurando explorar isso com Margaret “. Novamente, entendo o apelo: a história é fascinante e super oportuna. Mas, para mim, pelo menos, parte do que fez o final tão frio é por causa dessa lacuna. Sua mente é forçada a preencher os espaços em branco e não é essa uma das melhores partes de uma boa história diatópica?

Também houve um clamor por uma segunda temporada de Big Little Lies. HBO, eu imploro que você ignore isso. Tivemos uma conclusão satisfatória. Não é necessário criar drama adicional por causa do sucesso da série. Se você está tão interessado, Liane Moriarty possui um catálogo considerável de outros livros que vocês poderiam adaptar. Além disso, o elenco está cheio de Hollywood A-listers. Não é como se eles nunca mais voltassem a trabalhar.

“Minissérie” ou “série limitada” é uma categoria legitima na maioria das principais premiações por um motivo. Aceite-a. Não arruíne a narrativa se a única razão é ganhar dinheiro e apaziguar fãs famintos. Os espectadores logo encontrarão outra coisa para ficarem obcecados e você vai poder continuar orgulhoso da série que você criou.

Sinceramente,

Um leitor apaixonado e viciado em séries.

Créditos de Imagem: Imagem, Imagem

Esta publicação foi escrita por Kate Krug e publicada originalmente no site Book Riot. O La Oliphant é responsável apenas pela tradução do texto.

Débora Costa ver todos os artigos
Escritora melancólica nas horas vagas, publicitária hiperativa no dia a dia. Viciada em Oasis, uma eterna apaixonada por Beatles. Leitora compulsiva de livros de steampunk. Futura autora de um livro sobre viagem no tempo.

Posts relacionados

Comente com o Facebook

Comente pelo WordPress

4 Comentários

  • Oie
    eu ainda não tive tempo para ver Os 13 porquês mas quero muito, li o livro há um bom tempo mas preciso reler pois me recordo de pouca coisa, não sei o que pensar da série mas espero ver para tirar minhas próprias conclusões

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • NIZETE RIBEIRO
    01 jul 2017

    Olá
    Concordo contigo, se pe uma adaptação de uma série, beleza, mas, por favor, vá até o ultimo volume. nada de estender. Mas, um filme de volume único, querer dar sequencia pode ser suicídio!
    13 Reasons Why é exemplo, um livro que virou série, mas dentro das páginas que nos foi apresentado. A continuação é uma faca de dois gumes, pode dá certo e pode afundar de vez. Não arriscaria algo que deu muito certo por causa de grana. Mas, fazer o quê né?
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

  • Maria Luíza
    29 jun 2017

    Oi, tudo bem?
    Eu não li nenhum dos livros que você citou e nem assisti às respectivas séries, mas entendo seu apelo. Se toda a trama do livro foi explorada na série, não há motivo para novas temporadas né?
    Acho que o mesmo vale para quando compram os direitos de adaptação e mudam totalmente a história para ficar mais comercial. Se é para mudar o que o autor escreveu, era melhor fazer uma série totalmente original e não adaptada de um livro.
    Adorei o post e concordo totalmente com você.
    Beijos!

  • sara kerolen
    28 jun 2017

    oii Débora tudo bem ?
    ainda não vi e nem li os 13 porquês estou deixando passar um pouco pra n ir com grandes expectativas e n me agradar então irei esperar mais pelo que eu vi a serie ate que ta boa . adorei suas fotos . Fico feliz em saber que terá segunda temporada 🙂

    Bjss

  • O Usuário laoliphantblog não existe ou é uma conta privada.