A maioria dos livros que fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos foram obras importadas do estrangeiro. Sem desmerecer os autores nacionais (e existem vários autores incríveis aqui no nosso país), a literatura voltada para o público jovem (dos 13 aos 21) parece ainda ser dominada[...]"/>

15 ago, 2015

Autores que PRECISAM ser publicados no Brasil

Shadow_01

A maioria dos livros que fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos foram obras importadas do estrangeiro. Sem desmerecer os autores nacionais (e existem vários autores incríveis aqui no nosso país), a literatura voltada para o público jovem (dos 13 aos 21) parece ainda ser dominada pelos gringos.

Com a Bienal chegando daqui a alguns meses, nós ainda vamos ver vários lançamentos anunciados nesse ano. E apesar de estar super animado com alguns livro já anunciados, existem alguns autores que eu gosto bastante que ainda não tiveram a atenção que merecem das editoras brasileiras.

Aqui vão apenas alguns deles:

Morgan Matson

Shadow_01

Morgan Matson é uma autora de livros de romance adolescente (conhecidos lá fora como contemporary), que faz muito sucesso com o público jovem. Além dos sucessos Amy and Roger’s Epic Detour e Since You’ve Been Gone, ela também escreveu as séries Top 8 e  Broken Hearts and Revenge sob o pseudônimo Katie Finn.

Eu li dois livros da Morgan esse ano, e adorei os dois. Ambos são histórias de romance divertidas e leves, mas que também conseguem despertar emoções fortes nos leitores. E também vale mencionar que a autora é super acessível nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Amy and Roger’s Epic Detour conta a história de Amy, uma jovem cuja vida familiar se torna muito mais complicada após a morte de seu pai. A mãe de Amy se muda para o outro lado do país, e programa para que Amy também faça a mudança após o término do ano letivo. O problema é que desde o acidente de carro que matou o pai dela, Amy não consegue dirigir. É então que a mãe dela recruta a ajuda de Roger, filho de uma amiga.

Since You’ve Been Gone é a história de Emily, uma jovem que passa a maior parte do seu tempo na companhia de sua excêntrica melhor amiga, Sloane. Sloane tem o hábito de, sempre que uma delas precisa viajar, deixar para Emily uma lista de tarefas malucas que ela precisa cumprir. Um dia, Sloane simplesmente some, sem deixar rastros. Logo depois, Emily acha entre as coisas dela uma das listas, e decide cumpri-las, na esperança de que isso a leve até Sloane

Kendare Blake

Shadow_01

Kendare Blake é uma autora que me chamou muito a atenção quando eu ouvi falar dela pela primeira vez, um dois anos atrás. O livro de estréia dela Anna Dressed in Blood foi um dos meus livros favoritos no ano em que eu o li, e a continuação Girl of Nightmares foi ainda melhor.

A autora também é responsável pela série Goddess War, que eu ainda não tive a chance de ler, mais pelo que eu li na internet, é cheia de ação e é baseada na mitologia grega. Já fiquei muito afim de ler!

Anna Dressed in Blood é um livro de terror, protagonizado por Cas Lowood, um jovem de 17 anos que têm uma carreira bastante inusitada: ele caça fantasmas. Após alguns anos caçando fantasmas, Cas chega a pequena cidade de Thunder Bay, no Canáda, onde ele pretende enfrentar o maior e mais poderoso fantasma que já viu, a temida Anna Dressed in Blood (Anna vestida de sangue)

Nina Lacour

Shadow_01

Nina Lacour é outra autora de romances adolescentes que faz bastante sucesso lá fora. Eu só tive a oportunidade de ler um dos livros dela, The Disenchantments, mas ouvi falar muito bem dos outros títulos que ela escreveu, principalmente de Everything Leads to You.

The Disenchantments conta a história de Colby, um jovem artista que decide não ir para a faculdade, e invés disso, viajar com a banda de sua melhor amiga Beth em uma turnê pelos Estados Unidos, e depois disso, passar um ano inteiro na Europa com Beth. Mas os planos dele vão pro buraco quando Beth anuncia que entrou pra sua faculdade dos sonhos, e pretender ir logo depois da turnê.

Everything Leads to You conta a história de Emi, uma aspirante a designer de sets, que sonha em trabalhar nas maiores produções de Hollywood. Enquanto busca por uma peça cenográfica, Emi acha uma carta escrita por antigo astro de cinema, Emi encontra uma carta endereçada a uma misteriosa mulher chamada Ava. Emi e sua melhor amiga, Charlotte decidem então tentar encontrar a misteriosa mulher.

Paolo Bacigalupi

Shadow_01

Paolo Bacigalupi é o autor de uma das minhas duologias favoritas, alem de diversos outros livros. Os livros de Paolo costumam ser focados em um tom distópico, com bastante foco ao problemas ambientais. Ship Breaker e sua continuação Drowned Cities, por exemplo, se passa em um futuro em que as calotas polares derreteram e o nível do mar elevou-se.

Ship Breaker conta a história de Nailer, um dos diversos jovens que passa seus dias removendo partes de navios naufragados, esperando uma oportunidade de melhorar sua condição de vida. Até que um dia, após uma tempestade, Nailer encontra Nita, a filha de um rico empresário entre os restos de um transatlântico de luxo.

Esses são alguns dos autores que, eu acho, merecem terem suas obras trazidas para o público brasileiro. E vocês, conhecem algum autor que você gostaria de ver fazendo sucesso por aqui?

badge_post_01

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Mayara Milesi
    agosto 20, 2015

    Oi Vinicius
    Eu não conhecia nenhum dos autores citados, mas gostei muito das capas e dos nomes dos livros principalmente dos da Morgan!
    Vou procurar por aqui na net pra dar uma olhada!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

  • Carolina Valério
    agosto 18, 2015

    Oláa!
    Adorei o post.
    Ainda não tinha ouvido falar de nenhum desses autores mas gostei muito de quase todos.
    Espero que ele tenham mais visibilidade e as editoras resolvam publicar. =D

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

  • Fabiana Strehlow
    agosto 17, 2015

    Oi, Débora!
    Boas dicas de autores!
    Mas, fiquei curiosíssima por conhecer os livros do Paolo Bacigalupi. Foi o que mais me chamou a atenção.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

  • Catharina
    agosto 17, 2015

    Olaaa
    Ameeeei esse post haha espero que seu desejo seja atendido pois fiquei curiosa só pelas capas, muito legal.

    Beijos
    Reality of Books