Olá, pessoas que leem! Como vão? Espero que estejam bem, lendo bastante e gostando de suas leituras. Hoje o assunto é, digamos, leitura alternativa. Falaremos da plataforma Wattpad, que já é antiguinha – está online desde 2006-, cujo intuito é permitir que pessoas possam[...]"/>

06 set, 2016

Wattpad: o que é, quem usa e pra quê?

Olá, pessoas que leem! Como vão? Espero que estejam bem, lendo bastante e gostando de suas leituras. Hoje o assunto é, digamos, leitura alternativa. Falaremos da plataforma Wattpad, que já é antiguinha – está online desde 2006-, cujo intuito é permitir que pessoas possam postar conteúdo textual e interagir por meio dos comentários. Atualmente, com audiência de 45 milhões de pessoas, mensalmente, e 200 milhões de histórias hospedadas (segundo dados do próprio site), é possível encontrar uma infinidade de leituras bem interessantes e que servem para todos os gostos.

Wattpad

Quem pegou a época das fanfics e webnovelas talvez se adapte fácil ao esquema mais utilizado no Wattpad, que é o das atualizações “agendadas’, ou os capítulos, trechos, postados separadamente de acordo com o interesse dos leitores ou disponibilidade do próprio autor. Da mesma forma, quem não conheceu as fanfics e webnovelas, tem a chance de experimentar a interação que, na maioria das vezes é possível, com o autor e outros leitores, por meio dos comentários – que muitas vezes, acabam levando o autor a mudar o rumo da história por conta das expectativas de seu público.

Wattpad is the best place to read and share stories. (Wattpad é o melhor lugar para ler e compartilhar histórias.)

No Wattpad você encontra histórias de gêneros diversos, deste modo organizadas. Existem menus, pesquisa por tags, indicação de leituras semelhantes às feitas por você anteriormente e, se quiser, é possível postar sua própria história sem precisar de algum cadastro diferente, ou qualquer tipo de pagamento. Você publica, preenche a ficha técnica da história e pronto. Inclusive, o site tenta dar um empurrãozinho para autores com dicas de escrita, alguns “tutoriais” e oferece diversos tipos de concursos, premiações, tudo para motivar seus produtores.

Wattpad

No quesito organização, o site também não deixa a desejar, permitindo que cada usuário tenha sua biblioteca organizada, com suas leituras, mostrando onde a leitura foi parada; da mesma forma, mobilidade e praticidade foram consideradas, e eles possuem um aplicativo muito bom (ao menos para o Android, que utilizei por bastante tempo).

Vários autores publicados utilizam do Wattpad para divulgar suas obras, nem que seja por meio da oferta de parte de sua obra disponibilizada gratuitamente no site. Em outros casos, autores publicam suas obras lá e após formarem uma base sólida de leitores, decidem/conseguem publicar suas obras fisicamente – o que é uma boa saída e costuma dar certo.

Wattpad

Bem, independente das suas necessidades enquanto leitor ou escritor, o Wattpad parece conseguir supri-las e acho que vale dar uma chance para a plataforma, testá-lo por um tempo e aproveitar as variadas histórias disponibilizadas gratuitamente e, na maioria das vezes, bem escritas. Espero que tenham gostado da dica – que nem é uma novidade, por assim dizer.

Até mais!

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário